Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
display_map.php

isto sim é lindo:w00t:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aqui para o interior sul, as últimas runs pioraram um pouco, e dado que estava tudo na "corda bamba" ficou mais complicada a queda de neve.

Aquando da passagem da frente, isto por volta do meio dia não há a mínima hipótese de queda de neve. Como se vê por este quadro que eu fiz, com as temperaturas e humidades de diversas camadas da nossa atmosfera a essa hora, as camadas onde se forma a precipitação, com maiores índices de humidade, estão já com temperaturas posítivas, portanto a neve nem sequer se forma.

exd.jpg


A esperança reside no pré frontal, algo a que por exemplo, o GFS e o ALADIN dão bastante relevância, com valores de precipitação a rondar os 2 mm. Na imagem em baixo, prevista pelo ALADIN entre as 6h e as 9h, está esboçada a frente a vermelho, e nota-se que o Alentejo, Ribatejo e Estremadura serão afectados por um bom pré frontal:

410232010010900033.gif


Os quadros de temperatura e humidade referentes a essas horas:

1345g.jpg


Nota-se que às 6h as camadas saturadas estão ainda a temperaturas bem negativas e às 9h rondam os 0ºC. Neste caso, aquando do pré frontal, formar-se-ia neve, e a questão seria: Derreterá a neve durante a sua queda, sendo que nos últimos 1000 m atravessaria zonas com temperaturas posítivas, mas pouco? A baixa humidade dessas camadas pode ser decisiva para a manutenção da neve, e as temperaturas não são assim tão altas. Mesmo os 3ºC previstos para a superfície são exagerados, pela minha experiência os valores previstos pelo GFS costumam estar cerca de 1ºC acima do valor registado, principalmente à noite.

A análise é baseada na run das 6z do GFS, e como isto está mesmo no límite, ainda tudo pode mudar.

Espero não ter escrito nenhum disparate, é a primeira vez que faço uma análise deste tipo.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Nota-se que às 6h as camadas saturadas estão ainda a temperaturas bem negativas e às 9h rondam os 0ºC. Neste caso, aquando do pré frontal, formar-se-ia neve, e a questão seria: Derreterá a neve durante a sua queda, sendo que nos últimos 1000 m atravessaria zonas com temperaturas posítivas, mas pouco? A baixa humidade dessas camadas pode ser decisiva para a manutenção da neve, e as temperaturas não são assim tão altas. Mesmo os 3ºC previstos para a superfície são exagerados, pela minha experiência os valores previstos pelo GFS costumam estar cerca de 1ºC acima do valor registado, principalmente à noite.

Espero não ter escrito nenhum disparate, é a primeira vez que faço uma análise deste tipo.

Disparate? Fizeste uma análise excelente, David sf. :thumbsup:

Pode ser que o pré-frontal ao atingir-nos possa provocar nem que sejam uns farrapos, dada a temperatura que referiste às 9h. Mas mesmo assim não acredito muito, pois esses farrapos ao atravessarem os últimos 1000 metros poderiam tornar-se em chuva, isto dependendo das temperaturas das várias camadas por onde fossem passando.

Está quase tudo dependente da humidade, penso eu.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Disparate? Fizeste uma análise excelente, David sf. :thumbsup:

Pode ser que o pré-frontal ao atingir-nos possa provocar nem que sejam uns farrapos, dada a temperatura que referiste às 9h. Mas mesmo assim não acredito muito, pois esses farrapos ao atravessarem os últimos 1000 metros poderiam tornar-se em chuva, isto dependendo das temperaturas das várias camadas por onde fossem passando.

Está quase tudo dependente da humidade, penso eu.

Atenção que os perfis são para as coordenadas de Portel. No litoral a temperatura à superfície e a humidade serão maiores, não vejo grandes hipóteses no litoral a sul do Douro. Só não digo impossível porque isso não existe em meteorologia.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Aqui para o interior sul, as últimas runs pioraram um pouco, e dado que estava tudo na "corda bamba" ficou mais complicada a queda de neve.

Aquando da passagem da frente, isto por volta do meio dia não há a mínima hipótese de queda de neve. Como se vê por este quadro que eu fiz, com as temperaturas e humidades de diversas camadas da nossa atmosfera a essa hora, as camadas onde se forma a precipitação, com maiores índices de humidade, estão já com temperaturas posítivas, portanto a neve nem sequer se forma.

exd.jpg


A esperança reside no pré frontal, algo a que por exemplo, o GFS e o ALADIN dão bastante relevância, com valores de precipitação a rondar os 2 mm. Na imagem em baixo, prevista pelo ALADIN entre as 6h e as 9h, está esboçada a frente a vermelho, e nota-se que o Alentejo, Ribatejo e Estremadura serão afectados por um bom pré frontal:

410232010010900033.gif


Os quadros de temperatura e humidade referentes a essas horas:

1345g.jpg


Nota-se que às 6h as camadas saturadas estão ainda a temperaturas bem negativas e às 9h rondam os 0ºC. Neste caso, aquando do pré frontal, formar-se-ia neve, e a questão seria: Derreterá a neve durante a sua queda, sendo que nos últimos 1000 m atravessaria zonas com temperaturas posítivas, mas pouco? A baixa humidade dessas camadas pode ser decisiva para a manutenção da neve, e as temperaturas não são assim tão altas. Mesmo os 3ºC previstos para a superfície são exagerados, pela minha experiência os valores previstos pelo GFS costumam estar cerca de 1ºC acima do valor registado, principalmente à noite.

A análise é baseada na run das 6z do GFS, e como isto está mesmo no límite, ainda tudo pode mudar.

Espero não ter escrito nenhum disparate, é a primeira vez que faço uma análise deste tipo.


Excelente explicação ;).

David sf, podias indicar-me o link onde sacas os perfis verticais pelas coordenadas? Obrigado . :thumbsup:
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Começo a ficar seriamente preocupado. Tenho de fazer a viagem do Porto para a Covilhã amanhã e só vos vejo discutir se vai nevar no litoral ou não... Por norma isso significa que é garantido no interior! Adoro neve, mas prefiro ve-la sempre da janela de casa e nunca da janela do carro! Alguém me sabe dizer se é mais seguro viajar após o almoço e aproveitar a hora ou estamos naquela situação que à noite é só chuva e por consequência mais seguro?

Aceito recomendações! Gracias!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Começo a ficar seriamente preocupado. Tenho de fazer a viagem do Porto para a Covilhã amanhã e só vos vejo discutir se vai nevar no litoral ou não... Por norma isso significa que é garantido no interior! Adoro neve, mas prefiro ve-la sempre da janela de casa e nunca da janela do carro! Alguém me sabe dizer se é mais seguro viajar após o almoço e aproveitar a hora ou estamos naquela situação que à noite é só chuva e por consequência mais seguro?

Aceito recomendações! Gracias!

Amanha vai ser o caos em grande parte das estradas do Norte e Centro.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Começo a ficar seriamente preocupado. Tenho de fazer a viagem do Porto para a Covilhã amanhã e só vos vejo discutir se vai nevar no litoral ou não... Por norma isso significa que é garantido no interior! Adoro neve, mas prefiro ve-la sempre da janela de casa e nunca da janela do carro! Alguém me sabe dizer se é mais seguro viajar após o almoço e aproveitar a hora ou estamos naquela situação que à noite é só chuva e por consequência mais seguro?

Aceito recomendações! Gracias!


amanhã vai ser o caos completo no interior norte e centro.... o melhor era fazer essa viagem hoje mesmo!!!
 

Marcos

Cirrus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
60
Local
Celorico da Beira-550 metros altitude
Atenção que a precipitação vai entrar cerca de 3 horas mais cedo do que o previsto, aliás aqui na beira interior deve começar a nevar por volta das 10,00 da manhá, o que até calha melhor ......vamos lá ver as acumulações por aqui a 600 metros altitude....no entanto penso que no sul a frente começará a passar ainda bem de madrugada o que pode trazer surpresas agradáveis especialmente em algumas serras com +450 metros altitude....as estradas vão-se tornar um caos imagino...:cold:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Atenção que a precipitação vai entrar cerca de 3 horas mais cedo do que o previsto, aliás aqui na beira interior deve começar a nevar por volta das 10,00 da manhá, o que até calha melhor ......vamos lá ver as acumulações por aqui a 600 metros altitude....no entanto penso que no sul a frente começará a passar ainda bem de madrugada o que pode trazer surpresas agradáveis especialmente em algumas serras com +450 metros altitude....as estradas vão-se tornar um caos imagino...:cold:

Por Viseu poderá acumular? Dava-me um jeitão(ficava sem aulas na 2º, assim que neve mais de 2cm, pk fecham os acessos aos subúrbios da cidade, como aconteceu a 9/1 e a 28/1!!1:p)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mesmo para a cidade de Portalegrea a coisa começa a ficar muito no limite. Eu já tenho algumas dúvidas acerca de precipitação em forma de neve na cidade. Acho que a cota andará pelos 600m e ainda assim é com uma boa dose de esperança :D. Ora todos nós sabemos que a saída das 6h é uma saída a tender para os "devaneios" mais frios e ainda assim ela está a reduzir e bem em relação à run das 12h de ontem... :sad:.

Neste momento e para quem quiser arriscar a ir "ter" com a neve, coisa que acho pouco prudente, ainda que se tenha o equipamento necessário (correntes para neve é obrigatório), já me parece mais acertado ir até à Covilhã. Atenção que quem o quiser fazer terá de ir cedo (antes da precipitação cair e com o risco de a hora de regresso poder ser uma incógnita :intrigante:).

Uma outra cidade boa para receber este evento é Trancoso (já mais distante para a malta do Sul é certo!). Acho que aqui será mesmo uma cidade que irá registar uns bons níveis de precipitação e com condições idónias para a neve em largas horas ;).

A Run das 12h irá ditar muita coisa. E depois meus caros: nowcasting e muita :pray: :lmao:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.