Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estranho ter ligação ao PC, pois a original WS3500 da La Crosse não tinha. Deve ter havido uma reformulação do modelo, porque tenho a certeza que não tinha essa conexão.

De qualquer forma, essa La Crosse parece uma boa escolha tendo em conta essa série, que saiu até com uma qualdiade razoável. Se tem ligação ao PC então fica em vantagem face às que não têm.

Induzi-te em erro, afinal sempre teve essa conexão. Estava a fazer confusão. O que essa tem a menos são os respectivos anemómetro e pluviómetro.
 


Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
OK. É que assim posso ter os dados na base da estação do Lidl!!!:w00t:

Apesar de já ter feito a minha apresentação, no tópico correspondente, gostaria de mais uma vez louvar o espírito de entre-ajuda e companheirismo que aqui se vive. :thumbsup:

Eu adquiri recentemente a estação do Lidl, a que tem anemometro e pluviometro, e gostaria de ter mais um sensor externo de temperatura e humidade.
Sei que a estação permite 3 canais.

Alguém me sabe dizer onde poderei adquirir esse sensor ?

Abraço
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Apesar de já ter feito a minha apresentação, no tópico correspondente, gostaria de mais uma vez louvar o espírito de entre-ajuda e companheirismo que aqui se vive. :thumbsup:

Eu adquiri recentemente a estação do Lidl, a que tem anemometro e pluviometro, e gostaria de ter mais um sensor externo de temperatura e humidade.
Sei que a estação permite 3 canais.

Alguém me sabe dizer onde poderei adquirir esse sensor ?

Abraço

Olá ;)

Antes de adquirires esse sensor extra terás que verificar nas especificações da estação (nas instruções) qual a referência de sensores que sejam compatíveis como a mesma.
Em muitas lojas por vezes sucede que os extras de muitos produtos, apesar destes os mencionarem como essenciais e ou alternativos, boa parte das vezes não estão lá disponíveis. A menos que sejam lojas da especialidade e daí esses problemas grande parte das vezes não se coloquem, é algo que pode mesmo acontecer.
Como normalmente na embalagem vem mencionado o site do produto, é uma questão de desta forma tentares contornar a situação.
 

joaodelai

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
52
Local
Cascavel, Brasil
Olá, comprei uma Oregon WMR200 no ebay ontem, demorará mais ou menos uns 20 dias para chegar, pedi junto também um RS Davis 7714... :)
Minha WMR200 será a primeira do Brasil, espero que ela funcione bem e dure bastante, mesmo nas condições de humidade que temos o ano inteiro, :D

Alguém ai de Portugal tem um modelo desses? Poderia me informar os problemas mais corriqueiros da estação? Dicas para instalação da estação e do RS?
Pretendo também colocar os dados online, oque é necessário para isto? O software que vem junto com a estação já é o suficiente para isso?

WMR200.jpg

Escolhi a preta! :D

Aguardo opiniões!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Poderia me informar os problemas mais corriqueiros da estação?

Se o termo-higrómetro não for bem protegido da radiação directa e da chuva pode avariar com facilidade, como em todas as Oregon. No entanto, o termo-higrómetro da WMR200 é melhor que o original da WMR100N.

Dicas para instalação da estação e do RS?

Passa no tópico das condições standard de instalação, aqui no tópico da instrumentação.

Pretendo também colocar os dados online, oque é necessário para isto? O software que vem junto com a estação já é o suficiente para isso?

É o suficiente. O Virtual Weather Station, o Cumulus, o Weather Display, entre outros, são compatíveis com a Oregon.
 

joaodelai

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
52
Local
Cascavel, Brasil
Se o termo-higrómetro não for bem protegido da radiação directa e da chuva pode avariar com facilidade, como em todas as Oregon. No entanto, o termo-higrómetro da WMR200 é melhor que o original da WMR100N.



Passa no tópico das condições standard de instalação, aqui no tópico da instrumentação.



É o suficiente. O Virtual Weather Station, o Cumulus, o Weather Display, entre outros, são compatíveis com a Oregon.

Ok, outra dúvida que tenho é sobre o dattalogger, se pode guardar mais de um ano de dados na memória na frequencia de 15m, praticamente instalar a estação e esquece-la lá, deixar a registrando!:lmao:
É isso mesmo? :eek:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ok, outra dúvida que tenho é sobre o dattalogger, se pode guardar mais de um ano de dados na memória na frequencia de 15m, praticamente instalar a estação e esquece-la lá, deixar a registrando!:lmao:
É isso mesmo? :eek:

Sim, se deixares a estação a guardar dados com uma frequência de 15 minutos dá-te para 436 dias (mais de um ano). :)
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Olá, queria comprar uma estação com pluviómetro, anemómetro, e sensor de humidade e de temperatura.

Pensei na W1600 da La Crosse, mas ainda não consegui encontrar nenhuma loja física que a venda.

Boa Tarde a DND http://www.dnd.pt/index.php?lg=1&idmenu=40&idsubmenu=41&idsubmenu2=113 costuma ter a ws1600,mas na media market tens estações mais baratas e com ligação ao PC.
Tudo bem que a ws1600 tem uma coisa boa trabalha em 868mhz ou seja o sinal de recepção e sempre bom pois em Portugal não há nada a trabalhar em 868mhz pois estas frequências são reservadas para o GSM (penso que esta estação ate e ilegal no nosso Pais devido a esta faixa de frequências não estar homologada em Portugal).
Há países que tem a la crosse ws 1600 na frequência dos 433mhz http://www.navcity.co.uk/Weather St...ne WS1600 Wireless Weather Station___1505.htm também tem outra coisa boa o sinal de recepção e de 3 em 3 segundos por outro lado e cara e não tem ligação ao PC.
Se poderes passa pela Media Market, a meses passei por lá e havia umas estações da Oregon Scientific com anemómetro pluviómetro e ligação ao PC por cerca de 130€
Se quiseres ir ate aos lados da Marinha Grande a WS1600 numa loja custa 98€ http://www.gem51.com/verproduto.php?id=3777 mesmo com portes acho que fica mais barato que a DND mas também e uma questão de ires a DND e falares com eles já lá tenho comprado material que na pagina deles esta a um preço e depois eles fazem outro, pensa bem e lê bem as opiniões e as estações que o pessoal aqui no fórum tem um abraço
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Boa Tarde a DND http://www.dnd.pt/index.php?lg=1&idmenu=40&idsubmenu=41&idsubmenu2=113 costuma ter a ws1600,mas na media market tens estações mais baratas e com ligação ao PC.
Tudo bem que a ws1600 tem uma coisa boa trabalha em 868mhz ou seja o sinal de recepção e sempre bom pois em Portugal não há nada a trabalhar em 868mhz pois estas frequências são reservadas para o GSM (penso que esta estação ate e ilegal no nosso Pais devido a esta faixa de frequências não estar homologada em Portugal).
Há países que tem a la crosse ws 1600 na frequência dos 433mhz http://www.navcity.co.uk/Weather St...ne WS1600 Wireless Weather Station___1505.htm também tem outra coisa boa o sinal de recepção e de 3 em 3 segundos por outro lado e cara e não tem ligação ao PC.
Se poderes passa pela Media Market, a meses passei por lá e havia umas estações da Oregon Scientific com anemómetro pluviómetro e ligação ao PC por cerca de 130€
Se quiseres ir ate aos lados da Marinha Grande a WS1600 numa loja custa 98€ http://www.gem51.com/verproduto.php?id=3777 mesmo com portes acho que fica mais barato que a DND mas também e uma questão de ires a DND e falares com eles já lá tenho comprado material que na pagina deles esta a um preço e depois eles fazem outro, pensa bem e lê bem as opiniões e as estações que o pessoal aqui no fórum tem um abraço

Obrigado pela informação ct5iul.
Quando puder vou à DND ,vou ver se consigo regatear com eles:p
Esta semana também vou a S.Pedro de Moel,e se calhar dou um saltinho à Marinha Grande.
Que exemplos de estações é que se vendem na Media Markt?


Mais uma vez obrigado.
 

PTbig

Cumulus
Registo
17 Dez 2009
Mensagens
101
Local
Tapada Das Merçês - Sintra
Boas pessoal

Alguém sabe o que se passa com as oregon WMR100N, já procurei em vários sítios mas todos dizem que só têm informações a partir de dia 15 deste mês, será que vai haver alguma alteração na estação será que o preço mantém?

Abraços
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas pessoal

Alguém sabe o que se passa com as oregon WMR100N, já procurei em vários sítios mas todos dizem que só têm informações a partir de dia 15 deste mês, será que vai haver alguma alteração na estação será que o preço mantém?

Abraços

Se o preço subir compra no ebay americano ou alemão, os preços costumam compensar.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pois será isso que farei :thumbsup: bom era mudarem a resolução do Pluviômetro para 0.5 mas isso já era pedir muito :p

Obrigado

Mas isso pode-se fazer com um upgrade manual à estação, adaptando um funil ao pluviómetro e calibrando posteriormente no software.

Se depois precisares de o fazer dispõe. ;)
 

PTbig

Cumulus
Registo
17 Dez 2009
Mensagens
101
Local
Tapada Das Merçês - Sintra
Mas isso pode-se fazer com um upgrade manual à estação, adaptando um funil ao pluviómetro e calibrando posteriormente no software.

Se depois precisares de o fazer dispõe. ;)

Sim já tinha reparado nessa Opção e pareceu-me bastante boa, mas não sei e depois haverá problemas nos sites para onde enviamos os dados, mas quando tiver a estação volta a chatear :p :hehe:

Obrigado