Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2010



lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Aqui o termómetro já esta a 5º, 57% Humidade...

Aristocrata vê.se alguma nebulosidade para esses lados certo?
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Boa tarde.

Depois de uma mínima de -3.4ºregistada por mim aqui no centro da cidade, e de -5.0º a caminho das Taipas, Vila nos arredores de Guimarães, às 7 da manhã, e de ter presenciado um espectáculo de geada enorme, coisas fantásticas a caminho de Ponte de Lima, eis que estou de regresso.

Avisto as ditas nuvens já a Oeste.
Neste momento estamos com +4.9º em Guimarães
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Aqui em Melgaço a temperatura cai a grande velocidade, já vai em 1.5ºC de pois de uma máxima de 6.0ºC. A oeste há algo de novo... vejo uma massa nublosa. Vamos ver como se comporta o termómetro com a chegada das nuvens...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já estou mais optimista da neve.
Essa descida de temperatura é muito notória.
Os locais que já seguem com 3 ou 2ºC podem sonhar com a neve (caso a temperatura desça aos 2 ou 1ºC). Lembrem-se que a massa de oeste traz ar quente e portanto não dificilmente permitirá neve com temperaturas acima dos 2ºC. E mesmo que comece a nevar, dificilmente se manterá nas cotas baixas, mudando depois para chuva.

Meu palpite? Neve inicial acima dos 250 metros (ou mesmo à cota 100, começando como ice pellets ou água-neve). Depois a cota rapidamente subirá para os 400. Acho que a este nível já poderá haver acumulação, mas talvez só por umas horas. O IM não nega a possibilidade, nem os modelos. Alguém arrisca uma previsão?

Volto a dizer: isto é apenas a minha previsão especulativa. Não criem muitas esperanças.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Aqui o termómetro já esta a 5º, 57% Humidade...

Aristocrata vê.se alguma nebulosidade para esses lados certo?
Para já não...a não ser mais para oeste ainda sobre o atlântico.:p

Neste momento o frio está a marcar o início da noite.:cold:
O céu mantêm-se limpo e o vento é fraco.

Tmín: -5,0ºC
Tmáx: 6,0ºC
Tactual: 0,5ºC
(18.08h)