Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
e depois deste evento não há mais frio à vista...será a última entrada fria?:huh:

Ainda tens a segunda quinzena de Janeiro e o mês de Fevereiro:thumbsup:

Não vamos dar já o inverno encerrado no que a frio diz respeito...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Só começará a haver precipitação no final da madrugada/início da manhã...
na minha análise a precipitação está aqui:


o que vejo positivo nisso, é que parece ser um sistema convectivo, o que pode ser bom para baixar as temperaturas....corrijam-me se estiver errado;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Errado o sistema convectivo tem calor latente! Gerado pela temperatura da agua do mar(de um modo geral é esta a explicação)
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Proponho a análise da seguinte informação, no entanto preciso de saber o que é a Altura Camada Limite - é de Neve? (...)
Significa que haverá precipitação sob forma de neve, estando a 400 metros?

A "camada-limite" é a camada da atmosfera em contacto directo com a superfície da terra. É um termo da mecânica de fluidos. Quando um fluido se movimenta numa direcção em fricção com uma superfície, o fluxo é turbulento na região em contacto com essa superfície; a distância da superfície à qual deixa de se fazer sentir o efeito da mesma no fluxo é a espessura da camada-limite.

Não creio que tenha nada a ver com neve... E tenho uma dúvida a acrescentar: penso que a nível microscópico há outra camada-limite, muito delgada, em contacto directo com a superfície e em que o fluxo é sempre laminar... Lembro-me de que quando fazia as contas à evapotranspiração na faculdade considerava um valor de resistência associado ao trajecto do vapor pelos tecidos das folhas, outro associado ao estado dos estomas (porque muitas plantas abrem e fecham os estomas para controlar a perda de água) e outro associado à espessura da camada-limite!

LOL E também me lembro de que a espessura da camada-limite era importante no fluxo de calor e que isso estava associado ao facto de as ovelhas voltarem instintivamente o traseiro ao vento!

Mas não me lembro de mais...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
seja de que tipo for parece que tem tendência a "engordar" ao aproximar-se do continente...e isso é bom!:D

Pois mas ai é que está o problema, ela ao engordar irá trazer mais calor o que não interessa que haja muita convecção, e isso quer dizer muito calor latente!

Novamente uma explicação de um modo geral:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.