Seguimento Sul - Janeiro 2010

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:cold:

Olá; vim agora do Alandroal para Estremoz. Nevava de forma intensa entre Borba e os Arcos, ao longo da Nacional 4.

[ame="http://www.dailymotion.com/video/xbt6is_neve-no-alentejo-10-de-janeiro-de-2_tech"]Dailymotion - Neve no Alentejo (10 de Janeiro de 2010) - um vídeo do canal Wissenschaft@@AMEPARAM@@http://www.dailymotion.com/swf/video@@AMEPARAM@@video[/ame]

Aqui em Estremoz chove de forma moderada e está 1 ºC.
 


Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,



Isso do lado de lá da serra!


Do lado de cá da Serra d'Ossa, finalmente..."farrapou" :lol:

Nada de significativo, mas fica o registo.


Temperatura nos 1,7ºC
Precip.acumul. 3mm
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Encontrei a explicação exacta para o que se sussedeu por aqui durante 20m diluvianos e com muito vento...

...Strait of Gibraltar, NW Morocco, S Spain, SW Portugal...

Ahead of an approaching upper trough, moderately warm and unstable air is advected towards NW Morocco and SW Iberia. Over Iberia, deep layer shear will likely stay below 20 m/s but MLCAPEs in order of 500 - 800 J/kg should be sufficient for some organised multicells which will move onshore after 12 UTC. Near the coastlines, LL shear is augmented and a tornado may occur. Some of the storms may also profit from a strong wind field at lower levels and could produce severe wind gusts. Besides the tornado / severe wind gust threat, excessive rainfall and flooding is possible where storms persist for a long time. As the unstable airmass is advected eastward into the W Mediterranean, thunderstorm activity will decrease after midnight.

Fonte:Estofex.org

Tal e qual os mesmos sintomas...só que sem Tornado! Deu adrenalina... Confesso :D


Algumas fotos mais logo!
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
O vento rodou de SE para SW...e tudo mudou.Registo os últimos flocos deste evento à cerca de meia hora.Agora temos algum "Sol", um arco iris. temperatura a subir e tudo a derreter. Não foi mau de todo. Deu para matar saudades, nesta que é a serra mais elevada a sul do Tejo.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Algumas imagens do dia de hoje:

Região entre Vila Viçosa e os Arcos (Alto Alentejo)

P1100028.JPG


P1100029.JPG


P1100018.JPG


P1100034.JPG
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não sei se alguém já destacou a enorme diferença entre o Guadiana e a Costa Vicentina. Apenas um contraste de 12ºC... :shocking:

semttulo778787.png
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Bem aqui pelos meus lados á cerca de 1h caiu uma granizada como eu nao via á muito tempo! Neste momento está a chover forte!!!
Estou a passar para o pc alguns videos e fotos de hoje para postar aqui no forum. Aguardem um pouco que vou posta-los.