Seguimento Sul - Janeiro 2010



Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Bem está uma nuvem roxa monstruosa a chegar!!!
Deve estar bastante carregadinha!!:surprise:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Aqui em Évora nada...

Grande miseria...:sad::sad::sad:

Não vivemos propriamente na Suécia, esta foi uma situação rara em Portugal, ver assim tanta neve e provavelmente tão cedo não se irá repetir, só temos de dar os parabéns a todos aqueles que foram brindados pela neve.

Querem ver neve? Vão à serra da estrela. :lol:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Atenção as temperaturas... passámos à fase pós-frontal dos aguaceiros e já vamos com 7ºC aqui em Faro no litoral do Algarve...
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Um belo dia de chuva...



VEJAM QUE VALE APENA!!
 
Editado por um moderador:

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Cá esta mais outro video desta tarde.

 
Editado por um moderador:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
6 horas da tarde... pós-frontal... 6ºC de temperatura aqui no litoral... possibilidade de chuva moderada até ao início da manhã na previsão do IM... alguém arrisca precipitação sólida nas serras do Algarve? :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
A estação de Alcoutim não passou dos 3,5ºC, estando sempre na casa dos 2,5º-3ºC. É pena a estação de cerro do negro(Almodôvar) não estar a emitir dados pois encontra-se a 400m de altitude no caldeirão e também estava a acompanhar Alcoutim, podia ser uma boa referência para saber da possibilidade de neve no caldeirão. Mesmo assim acho que as temperaturas tendem a subir um pouco esta noite mas não custa nada sonhar.

Excelente dia de Inverno este!!! Frio, chuva a potes, trovoada só falta um bocado de neve pra animar mas mesmo assim há quem já a tenha presenciado...sorte para os contemplados
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Desde que passou a frente tem sido o marasmo total. Céu nublado, sem precipitação, temperatura sempre a rondar os 3 graus. Se não subir até à meia noite vou para uma máxima histórica, a mais baixa que alguma vez registei. Mesmo a 29 Janeiro 2006 creio que antes de começar a nevar a temperatura rondava os 5 graus que foram a máxima do dia, e a mais baixa de que eu tenho memória.
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Granda nevãoi em Elvas pessoal! ainda cheguei a tempo de ver!!! tenho fotos e vou colocar logo a seguir! há pessoal a deslizar nas encontras da cidade!!!!!! ehehehhehehehe
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve cobre de branco Elvas, Campo Maior e Marvão

A cidade de Elvas e as vilas de Campo Maior e Marvão, no distrito de Portalegre, ficaram hoje cobertas de branco e foram três das localidades alentejanas onde a neve caiu com mais intensidade.

A neve caiu hoje em várias localidades do Alentejo, sobretudo em todos os concelhos do distrito Portalegre, e três do distrito de Évora. Mas, se em Marvão neva com alguma frequência, o fenómeno já é mais raro em Elvas e Campo Maior.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre disse à Lusa que começou a nevar "em todo o distrito, embora com pequena intensidade", cerca das 09:00.

Segundo uma fonte dos Bombeiros Voluntários de Marvão, "nevou muito" na localidade, "a paisagem está branca, e os carros, telhados e o chão estão cobertos de neve".

Também em Elvas, de acordo com fonte dos bombeiros locais, "nevou com alguma intensidade e está tudo branco".

"Em Elvas há pessoas a brincar com a neve junto aos Arcos da Amoreira", disse um popular.

Na freguesia de Vila Boim, concelho de Elvas, também segundo um popular, está "tudo coberto de branco".

A neve cobriu também de branco a vila de Campo Maior, e segundo fonte da GNR, esteve cortada, temporariamente, a estrada nacional 371 entre Campo Maior e Degolados, devido à neve e gelo.

Naquele troço, de acordo com a fonte da GNR, ocorreu uma colisão entre dois veículos ligeiros da qual resultaram apenas danos materiais.

Fonte da GNR indicou também à Lusa que o trânsito na auto-estrada A6, no troço Borba-Elvas, deve fazer-se "com precaução", devido a neve e gelo na estrada.

De acordo o CDOS, em Portalegre a neve não é novidade, visto que quase todos os anos cai, sobretudo na serra de S. Mamede, mas há outros concelhos do distrito onde não nevava há cerca de quatro anos.

No distrito de Évora, de acordo com o CDOS distrital, a neve caiu, embora com pouca intensidade, entre as 06:30 e as 08:00, em Estremoz, Borba e Arraiolos, regiões onde não nevava desde há cerca de quatro anos.

Uma fonte dos Bombeiros Voluntários de Estremoz disse à Lusa que a neve chegou a cobrir alguns telhados da cidade.

No distrito de Beja, segundo o CDOS, não se registou queda de neve.

DN
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Chuvas provocam cortes de estradas e inundações no Algarve

O mau tempo com chuvas intensas regressou esta madrugada ao Algarve e desde as 00:00 até às 17:00 registaram-se 24 ocorrências, principalmente cortes de estradas e inundações em perímetro urbano, disse fonte oficial.

Em declarações à Agência Lusa, o comandante permanente às operações no Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS), Richard Marques, adiantou que o temporal desta tarde encheu algumas ribeiras que obrigou ao corte de três estradas - duas em Tavira e uma no concelho de Lagos.

A Estrada Nacional 535, que liga Lagos a Sargaçal, está cortada desde as 16:00 devido à subida da ribeira do Paúl (Bensafrim).

Em Tavira há cortes na estrada 397, a que liga Tavira a Cachopo, desde as 14:55, e também na Ponte de S. Domingos, na estrada municipal 514, desde as 16:15, acrescentou o comandante.

Na cidade de Olhão registaram-se cinco inundações, em Faro e Loulé três inundações em cada cidade e duas em Vila Real de Santo António. Em Aljezur, Lagoa e Castro Marim também houve inundações, mas segundo o CDOS todas as inundações são de pouca gravidade.

No terreno estiveram envolvidos 100 operacionais - bombeiros, GNR, PSP, Protecção Civil - com 48 veículos para ajudar nas ocorrências relacionadas com as más condições meteorológicas.

DN
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Neste momento estão 7º, chuva fraca e o vento sopra do quadrante Este.
No sat ve-se que estao celulas a dirigirem-se para sul e a medida que se aproximam vao aumentando o seu volume, vamos la ver se passa alguma mesmo em cheio por ca e fassa cair uns bons milimetros de chuva:D