Seguimento diário de radiossondas em tempo real



Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
:shocking:

Brutal a actualização do site!

Parabéns!! Está absolutamente espectacular, em termos visuais, em termos de opções, etc!

A cena 3D agora então fluída e com o cockpit é um mimo!! :uau: :uau: :uau:

Muitos parabéns, se já era fantástico, agora está muito melhor ainda!!

E como se pode sempre melhorar, não tenho problema em fazer uma sugestão:

Já que têm aquela label a identificar o vôo, e têm a info do avião (modelo etc), estou-me a lembrar do que vi num site holandês parecido, que além destes detalhes que já puseram, tinha uma coisa muito gira, que era os aviões no mapa, tinham tamanhos diferentes de acordo com o tamanho do avião!
:D

Mais uma vez parabéns, e aconselho quem ainda não viu as alterações a visitar rapidamente o site!

:thumbsup:


PS: reparei agora que no movimento 3D no cockpit dos aviões, quando estão a virar não inclinam, isso é porquê? :)
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Obrigado pelas palavras rozzo e pela ideia que deste.

O sistema da sonda de momento está desligado mas será por pouco tempo...

Em breve vão haver mais novidades...

Abç,

DD
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
O avião de facto não inclina quando vira, mas isso é porque ainda não temos o algoritmo a 100%. Num futuro breve, até a aterragem do avião e imobilização na pista se vai poder ver... :)

DD
 

DeltaDirac

Cirrus
Registo
1 Jul 2009
Mensagens
72
Local
Oeiras
Boa noite pessoal,

é só para dizer que temos a sonda de volta após longa ausência da mesma. Neste momento o site só mostra a sonda após queda, mas mais daqui a uns dias já a mostra em tempo real como antigamente nos bons e velhos tempos :)

Infelizmente o tempo é muito pouco para tanta coisa, mas a sonda (a razão do aparecimento do Projecto NavPT) está mesmo de volta e desta vez para ficar...

Um abraço,

Ricardo Lopes
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É com grande desilusão que descobri que foram obrigados a desactivar o projecto....:sad:
É uma atitude por parte das entidades vossas superioras, que não é desculpavel e só revela a mesquinhez e fanatismo das entidades Portuguesas....:mad:
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Duas questões:

A que horas são lançados os balões meteorológicos nas Lajes?

Qual a frequência a que emite o transmissor rádio dos balões?
 

Oliveiraj

Cumulus
Registo
4 Set 2010
Mensagens
101
Local
Horta
Estou com uma dúvida em relação ao horário UTC.

Se a sonda é lançada ás 12UTC quer dizer que são ás 11 horas dos Açores correcto?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estou com uma dúvida em relação ao horário UTC.
Se a sonda é lançada ás 12UTC quer dizer que são ás 11 horas dos Açores correcto?

Nesta altura do ano não, estamos ainda na "hora de Verão", vocês nos Açores coincidem agora com o UTC, brevemente é que a partir de dia 28 de Outubro com a mudança da hora o continente passa a coincidir com UTC, e vocês aí ficam uma hora a menos. Portanto só daqui a semana e meia é que uma sonda lançada às 12utc significa as 11 horas locais dos Açores.

Os dados da sondagem das Lajes de hoje por exemplo:
http://weather.uwyo.edu/cgi-bin/sou...AR=2012&MONTH=10&FROM=1912&TO=1912&STNM=08508
http://weather.uwyo.edu/cgi-bin/sou...AR=2012&MONTH=10&FROM=1912&TO=1912&STNM=08508

As sondas podem não ser lançadas exactamente à hora correcta, por vezes tem que pedir autorizações ao tráfego aéreo e haver pequenos atrasos por essa ou outras razões, embora o objectivo seja sempre a de serem mesmo lançadas às horas que era suposto pois este tipo de sondagens são essenciais nos modelos que são inicializados com dados presumivelmente obtidos a horas certas.
Por acaso aqui há uns anos assisti ao lançamento de uma sonda e a observadora atrasou-se bastante, quase meia hora, e na altura fiquei a pensar que isso não era muito bom pois os dados acabam por não ser 100% correctos e na atmosfera por vezes pequenas diferenças podem mais tarde ter grandes impactos em previsões num outro local distante.