Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2010

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Boas

Foste o único ser vivo na Europa nessa hora a ver trovoada, nem o euclid a viu.

Não duvidando de ti, mas nenhum mapa até agora mostra essa, nem nenhuma trovoada na Europa.

Mas vamos aguardar pode estar a actualizar mais tarde.

Abraços

Eu não gosto de mentir, muito menos no fórum.
Eu vi 2 relâmpagos, de fraca intensidade, podem ter sido isolados, mas não percebo porque não foram registados:huh:
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Não acham que devia haver avisos do IM de vento e chuva? Alguém mais conhecedor me sabe explicar?:thumbsup:

Aviso de chuva não é necessário, pois já se acabou (ou quase) a precipitação e se tivessem havido avisos para tal fenómeno teriam sido durante a tarde, quanto ao vento espera-se um aumento da intensidade do mesmo para o final da tarde/noite, mas cabe ao critério dos técnicos do Instituto de Meteorologia colocar ou não avisos.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Dúvido muito dessa trovoada ainda para mais numa fase já final da passagem da frente, com chuva fraca e nebulosidade baixa de rápida passagem.

Dados actuais da Póvoa de Santa Iria:

Temperatura: 16,2ºC
Humidade: 91%
Pressão atmosférica: 1006,0 hPa
Vento: moderado de Oeste (20 km/hora)
Precipitação diária: 21 mm
Windchill: 16ºC
Dew Point: 14,7ºC

Volto a Dizer, eu RARAMENTE MINTO;)
E de novo volto a dizer que, eu mesmo não entendo da trovoada não ser registada, mas por favor, não duvidem de mim, visto que nao estou a mentir ;)
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Eu não gosto de mentir, muito menos no fórum.
Eu vi 2 relâmpagos, de fraca intensidade, podem ter sido isolados, mas não percebo porque não foram registados:huh:

Boas

Eu não disse que estás a mentir, mas olha que acontece, já assisti a vários. vê lá que até já vi irem buscar gelo aos congelador a dizer que era granizo.

Não marca em nenhum mapa é porque ou a intensidade deve ter sido muito baixa :cool: ou então não era, foi alguma luz de alguma coisa que te deu a impressão que era trovoada, até a mim já me aconteceu, quando as pessoas querem muito uma coisa, até as conseguem ver mesmo que elas não existam ou seja uma mera ilusão de óptica.

Abraços
 

sunny

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
40
Local
Amadora
Aviso de chuva não é necessário, pois já se acabou (ou quase) a precipitação, quanto ao vento espera-se um aumento da intensidade do mesmo para o final da tarde/noite, mas cabe ao critério dos técnicos do Instituto de Meteorologia colocar ou não avisos.

Os critérios de emissão estão lá bem especificados e pelo que tenho lido aqui, os valores registados de vento estão dentro dos parâmetros que justifiquem avisos.É o meu entendimento....:p
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Nunca mais chega o vento forte... :D

Ainda só fui aos 39 km/h. Espero pelo menos chegar aos 60 até à madrugada de amanhã. :p

A temp. não pára de subir, está agora nos 16,5ºC. Pressão atmosférica nos 1006 mb.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Boas

Eu não disse que estás a mentir, mas olha que acontece, já assisti a vários. vê lá que até já vi irem buscar gelo aos congelador a dizer que era granizo.

Não marca em nenhum mapa é porque ou a intensidade deve ter sido muito baixa :cool: ou então não era, foi alguma luz de alguma coisa que te deu a impressão que era trovoada, até a mim já me aconteceu, quando as pessoas querem muito uma coisa, até as conseguem ver mesmo que elas não existam ou seja uma mera ilusão de óptica.

Abraços

Possivelmente pode ser ilusão de óptica, até porque ás vezes a discoteca do Montijo, Kaxaça tem uma holofote ligado, poderá ter sido o holofote a passar de raspão, mas a luz no momento dos relãmpagos falhou:(
Não sei então o que se passou...Mas ajrebelo eu não sou desses que vão buscar gelo ao congelador para fingir que é granizo, muito pelo contrário, até acho mal estarem a postar condições erradas:disgust:

Neste momento sigo com 15,8º e 98% de Humidade...O vento é moderado a forte com rajada neste momento de 40km/h e a chuva é moderada:huh:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Rajada máxima, até ao momento, de 64,4 km/h.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Eu acredito em ti andres;), porque no verão passado estava eu uma noite na rua quando vejo clarões para o interior, e eram mesmo relâmpagos, depois fui ver na internet onde é que eram as descargas, e qual é o meu espanto que não vi descargas nenhumas, por isso....

De momento o céu está nublado e o vento já sopra moderado.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

por isso se neste 3 links que aqui coloco não aparecer nada é porque a probabilidade de ter sido um raio é muito escassa, e ser a tal ilusão de óptica.

http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/
http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos?w=0#animacion
http://www.euclid.org/realtime.html

Eu não disse que não acreditava ou deixava de acreditar apenas estou a fazer um apontamento com algum fundamento, baseado na não detecção de descargas eléctricas nos mapas em cima apresentados nos quais nos regulamos todos os dias para avaliar se ouve ou não descargas eléctricas.

Abraços
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Boas

por isso se neste 3 links que aqui coloco não aparecer nada é porque a probabilidade de ter sido um raio é muito escassa, e ser a tal ilusão de óptica.

http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/
http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/rayos?w=0#animacion
http://www.euclid.org/realtime.html

Eu não disse que não acreditava ou deixava de acreditar apenas estou a fazer um apontamento com algum fundamento, baseado na não detecção de descargas eléctricas nos mapas em cima apresentados nos quais nos regulamos todos os dias para avaliar se ouve ou não descargas eléctricas.

Abraços


Claro:)

Vento forte e 15,8º.