Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
E mesmo assim, pelo que estive a ver nesta RUN das 12h do GFS, mesmo com a subida do AA isso não iria impedir a passagem de restos de várias superfícies frontais ou linhas de instabilidade associadas às depressões que eventualmente iam contornar o AA, provocando assim alguns períodos de chuva, na maior parte das vezes fraca (nada em comparação com o que tivemos nestes últimos dias...). :)

Isto provocaria também uma subida temporária das temperaturas mínimas e máximas, mas logo de seguida, tal como o David disse, com o aparecimento da dorsal e dependendo da sua posição final, poderemos ter muito frio, frio esse que na minha opinião e pela informação que retirei dos modelos, será frio seco. :cold:
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Não me parecem que estejam errados... O ECM já tem vindo a apontar esta tendência para a semana, a partir de 3ª feira talvez... Quanto a ainda ser cedo, não concordo... Está tudo mais que saturado de água (solos incluídos)... Uma semana de tréguas não fará mal a ninguém... E se calhar é pouco...

também concordo!
Agora se este Inverno tivesse sido como os anteriores pouco chuvosos ou secos, ai sim era preocupante...actualmente até acho bom uma pausa nestas chuvadas.
Desta vez (nunca pensei dizer isto) ele é mesmo nosso "AAmigo" :lol:;)

A mim chegam-me 10 meses de anticiclone por ano...não tenho saudades nenhumas!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Segundo os ensembles do ECM, já daqui a uma semana é muito provável que a iso -6 já esteja pelos Alpes. Quase todos os membros estabelecem uma ponte anticiclónica Açores-Escandinávia, com uma circulação das depressões atlânticas desde a Islândia até ao polo.

168c.gif


http://www.ecmwf.int/samples/d/insp...e_at_850hpa!168!pop!od!enfo!enplot!2010011412!!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E o corredor de nordeste no atlântico norte,
a passadeira vermelha ao frio estendida
até a latitudes tão a sul e a longitudes tão a Oeste,
tanto tempo exibida, parece ter terminado.
Com o findar desta circulação , cessam os temporais, na Ibéria, as neves persistentes na França e Ilhas britânicas e agora no Atlântico norte é tempo de sudoestes.
Volta a proximidade atlântica a amenizar temperaturas.
Para o Leste da Europa a conversa é outra.
Se até aqui vimos bastas vezes Dublin muito mais frio que Kiev,
agora com o muito leste dos Urales atá à Europa Central, as diferenças (normais) podem ser abissais...
Por aqui, volta também "alguma normalidade":
Há ainda alguma chuva prevista para os próximos dias , agora mais confinada a norte e o frio será pouco significativo.
Normal...tudo vai voltando enfim, à normalidade...
Até à próxima "anormalidade" que será concerteza, nestas páginas,exaltada...
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Boas Pessoal!
Eu tenho aqui andado a ver a ultima Run do GFS Europe e a run das 0Z mudou um pouco. Antes metia alguma chuva fraca logo no inicio da Tarde até á noite mas agora adiou para a madrugada de Sábado. Mas como já foi dito esta chuva vai ser maior no Norte e Centro, sendo que no Sul cairá uma pinga ou outra. Quando se a Chuva que vem for assim mínima ela raramente chega á cidade de Faro mas sim a outras zonas. Faro parece que ás vezes tem ali um escudo, mas é especialmente na Cidade, eu vivo a 7km de Faro e levo sempre com mais Chuva que na Cidade. Mas isso talvez por viver perto do Cerro do Gelhim.

Cumps
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Pelo que vejo nas previsões o AA vai mesmo voltar...
Mas já não era sem tempo, pois o tempo chuvoso já enjoa, alem de que os solos já estão saturados...:disgust:

Espero que venha o AA, que fique durante para ai umas 2 semanas mas depois que volte a animação!!!:rolleyes:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Pelo que vejo nas previsões o AA vai mesmo voltar...
Mas já não era sem tempo, pois o tempo chuvoso já enjoa, alem de que os solos já estão saturados...:disgust:

Espero que venha o AA, que fique durante para ai umas 2 semanas mas depois que volte a animação!!!:rolleyes:

Concordo plenamente :). E para o surf e aprendizagem do mesmo também ajuda o AA à nossa beira, estes dias que têm estado nos últimos meses não dão para nada... Chuva era precisa, sem dúvida, especialmente no sul, mas venham umas tréguas...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Pelas previsões, poucas, que vou vendo parece que se perspectiva uns dias húmidos, nem com chuva nem com sol, uns pingos aqui, outros ali, e o céu quase sempre cinzento a acentuar o baixo astral do nosso país á beira-mar plantado;)

Concordo plenamente :). E para o surf e aprendizagem do mesmo também ajuda o AA à nossa beira, estes dias que têm estado nos últimos meses não dão para nada... Chuva era precisa, sem dúvida, especialmente no sul, mas venham umas tréguas...

Sim, chega de chuva. Venham aí uns dias mais secos. O pessoal do BTT também fica agradecido:)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O AA quando voltar, de certeza que irá voltar para ficar de vez.

Não é para voltar de vez, mas há a possibilidade de o termos por 20, 30 dias, esperemos que não. Se se forma um anticiclone ibérico, com circulação zonal à latitude da Inglaterra, podemos ter que aturar o AA até meados de Fevereiro, lembrando o que se passou no mês de Fevereiro do ano passado. Caso a dorsal suba, haja bloqueio atlântico, e se forme um anticiclone Açores-Escandinávia, aí sim o AA não nos afectaria mais de 10, 15 dias, podendo-se repetir o padrão do último mês, com entradas frias e/ou circulação humida de sudoeste. Por isso é que eu acho que os próximos dias devemos acompanhar os modelos com atenção, pois o que acontecer na próxima semana poderá marcar as primeiras semanas do mês Fevereiro.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.