Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A imagem diz tudo :p o senhor AA vem aí.

test8.gif
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
o GFS aparenta ter como tendência, formar-se algo parecido com o que aconteceu na semana passada lá para o final do mês...mas está tudo ainda muito incerto, é acompanhar as próximas RUNS:thumbsup:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
E pronto, a partir do próximo fim de semana o nosso AA ( amigo para alguns, inimigo para outros) vem para ficar, para quem gosta de chuva como eu ainda vai ter sexta-feira, depois disso reinara o tempo seco, mas o meu medo é que aconteça como no ano passado que esteve a maior parte do ano com a AA em cima de nós:(, mas sinceramente espero que não se venha a repetir esse cenário.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E pronto, a partir do próximo fim de semana o nosso AA ( amigo para alguns, inimigo para outros) vem para ficar, para quem gosta de chuva como eu ainda vai ter sexta-feira, depois disso reinara o tempo seco, mas o meu medo é que aconteça como no ano passado que esteve a maior parte do ano com a AA em cima de nós:(, mas sinceramente espero que não se venha a repetir esse cenário.

Neste momento, o GFS assim o diz. Mas há uma semana não estávamos todos a anunciar que esta semana seria anticiclónica? Mas não será. O ECM, pelo contrário, mete-nos uma depressão em cima na semana que vem, pelo que está tudo em aberto. Até a siberiana, que eu ontem escrevi aqui que estava perdida, volta a ser uma ténue possibilidade. Certezas só os chuviscos dos próximos dias.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bem, até dia 22, sexta-feira não há muito a dizer.

Avaliando pelo GFS, esses dias vão ser caracterizados no geral por tempo cinzento, derivado a restos de frentes já em fase de dissipação e também algumas depressões. Existe a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, que poderá ser um pouco mais intensa sobretudo no Norte do País. O vento vai andar calmo, variando entre o fraco e moderado.

No entanto, na sexta-feira dia 22 e madrugada de sábado, dia 23, o GFS mostra a passagem de uma superfície frontal de actividade moderada que poderá deixar quantidades bastante razoáveis de precipitação sobretudo no Norte e Centro, estendendo-se gradualmente às restantes regiões. A frente vem também acompanhada de vento moderado a forte. É no entanto uma situação a médio/longo prazo, pelo que ainda serão ajustados alguns pormenores tais como intensidade e localização da precipitação e do vento, até lá.

Modelos do GFS - Precipitação acumulada em 6 horas

gfs2108.png


gfs2114.png


gfs2120.png
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Sabíamos que vivemos um período de excepção.
Não é normal esta sucessão de ocorrências , ora de chuvas intensas, ora
de ventos fortes, até de neves em lugares pouco comuns.
As depressões, umas atrás das outras, surpreendiam pela sua frequência
e do Minho ao Algarve, do litoral ao interior, tantos foram os dias "cabeça de
cartaz" nos media.
Sabemos como em muitos Invernos penámos
para vermos algo, qualquer evento apenas uma destas ocorrências, que neste,transformaram a excepção em regra.
Agora que, vamos poder dormir calma e serenamente nas próximas madrugadas,
agora que a excepcionalidade se esfuma na normalidade vindoura;
agora que, a alguma chuva e muito cinzento que ainda vão permanecer,
mais a noroeste, não serão decerto notícia ;
agora que até o AA ameaça instalar-se a partir de Domingo,segundo alguns modelos,agora, é tempo de descanso, não muito quisto por nós, que gostamos do desassossego, mas enfim,sabíamos que um dia ,todo aquele rebuliço iria terminar.
Inverno acabado?
Que ousadia...
Todos sabemos que a fiabilidade nas previsões termina já ali adiante.
O mês de Fevereiro, aos 18 deste mês , é ainda uma uma total incógnita.
A Pausa estará garantida,
Apenas isso...A todo o momento , vigorosos cenários poderão de novo
encher os escaparates dos nossos desejos...e da realidade.
Inverno acabado? Inverno a meio, isso sim...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas Tardes.

Esse AA que vira ai, pdera trazer neve, ou so frio?? Pelo que vejo sera frio mas nao consigo ver precipitação para esses dias. Alguem me pode dizer algo?? :huh:

Não o AA (anticiclone dos Açores) está associado a temperaturas amenas e bom tempo ;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Este ano a partir de uma certa distância temporal os principais modelos têm seguido caminhos diferentes, para meu espanto desta vez estão bastante concordantes mesmo a médio prazo!
Mas uma coisa é certa , para já nada aponta para AA em cima de nós,mesmo oGFS nesta RUN (18h) convergiu em muito como ECMWF, ali+as acho que este ano nunca tinha visto os principais modelos tão próximosmesmo a médio prazo.
Agora a partir de Domingo provavelmente teremos um tempo mais seco, mas também mais frio...o que me agrada! E realmente parece que se prepara qualquer coisa de interessante para o final do mês...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Grande inconstância dos dois principais modelos. Ontem tínhamos anticiclone em cima a partir do próximo Domingo, hoje não o teríamos pelo menos até ao fim do mês. Vamos ver amanhã, está tudo em aberto. De qualquer modo este sucessivo adiar da colocação do AA na península é muito bom sinal, geralmente quando os modelos começam a adiar sucessivamente qualquer coisa, seja ela boa ou má, acaba quase sempre por não ocorrer.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.