Estação Meteorológica de Corroios (Oregon WMR200)



Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Foi adicionada uma tabela explicativa na área dos dados em tempo real, com o objectivo de facilitar a interpretação da outra tabela onde são mostrados os dados.

Isto permite que os visitantes que tenham dificuldade em fazê-lo consigam agora compreender melhor. :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ano Novo, site remodelado.

Agora o Tempoemcorroios.com apresenta novos conteúdos, que estão organizados de uma melhor forma, com o objectivo de facilitar o acesso aos mesmos.

Agora, a galeria de fotos e vídeos é apenas uma, que faz a compilação de todos os eventos, organizados por separadores e meses. O mesmo se aplica à galeria para este novo ano de 2010. :)

Os resumos de cada mês e relatórios de eventos meteorológicos foram organizados da mesma maneira.

Para além de terem sido criados também dois novos menus para os relatórios e eventos meteorológicos deste ano, existe uma novidade: a cronologia. Este menu visa apresentar de uma forma muito resumida os acontecimentos mais marcantes do ano, por ordem de datas.

Ou seja, o site agora já não cresce tanto para baixo. :p

Dêem uma vista de olhos ao site. Críticas e opiniões são bem-vindas aqui. ;)

:thumbsup:
 

ap12b

Cirrus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
9
Local
ansiao
material

ola!

o meu grupo está preste a adquirir a estaçao meteorológica:cold:, e informaram-nos de que os sensores poderiam vir descalibrados. Como é que os que adquiris-te estavam? E o que tiveste de fazer?
Obrigado pela atenção:lol:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: material

ola!

o meu grupo está preste a adquirir a estaçao meteorológica:cold:, e informaram-nos de que os sensores poderiam vir descalibrados. Como é que os que adquiris-te estavam? E o que tiveste de fazer?
Obrigado pela atenção:lol:

Olá

Não sei porque razão vos informaram isso, a única coisa que não costuma vir calibrada é o barómetro, alguns deles tens que configurar conforme a altitude acima do nível do mar a que te encontras.

Eu quando adquiri a estação, bastou-me montá-la toda, e aliás nem foi preciso calibrar o barómetro, apareceu logo a pressão atmosférica certa, portanto não calibrei nada.

Montei e está a andar. ;)

A única coisa que estou a ver que podem estar a referir-vos é as configurações na consola e no próprio software, porque de resto não foi preciso calibrar nenhum sensor. ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas pessoal. Trago-vos muito boas notícias.

A minha estação, depois de ter sido alojada no Meteoclimatic e depois de algum tempo em avaliação, foi considerada uma estação de qualidade com selo Meteoclimatic (estrela dourada), :w00t: ou seja, significa que todos os sensores estão nas melhores localizações possíveis e os dados da estação são muito fiáveis.

Mesmo assim, para que a estação fosse aprovada, pediram-me para fazer algumas alterações, que foram nomeadamente colocar o RS com o termo-higrómetro ainda mais alto (para ficar o mais arejado possível). Fiz também uma manutenção aos outros sensores para que ficasse tudo nas melhores condições.

Deixo-vos aqui agora fotos actualizadas da estação, depois de todas as alterações.

img1302uw.jpg


img1308r.jpg


img1496tf.jpg


img1497x.jpg


img1499h.jpg


img1502k.jpg



Podem ver a estação no mapa (Portugal - Sul) aqui neste link:

http://meteoclimatic.com/mapinfo/PTSUR

E podem ver a estação propriamente dita aqui:

http://meteoclimatic.com/perfil/PTSUR1700000002855A

O meu obrigado ao Vince, Hotspot e ao Daniel Vilão que me ajudaram a colocar a estação no referido site e a disponibilizar os dados online. :thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Parabéns pela aprovação :)

Bom ver mais uma estação com selo de qualidade. Um bom incentivo também a todos os que queiram (e possam) fazer o mesmo, de modo a obterem registos de qualidade.
 

joaodelai

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
52
Local
Cascavel, Brasil
Não me entra na cabeça uma coisa, :unsure: Até que ponto a temperatura a 12m, 15m de altitude em cima de um predío é a temperatura real que sentimos a 2m de altitude? Como assim botar o abrigo lá em cima para ficar mais arejado??? Não sobe as mínimas e diminui as máximas???

Pergunto isso porque vou botar meu abrigo Davis em um mastro de madeira a 2m em um gramado em frente a minha casa. Qual é a melhor opção? Em cima da casa ou a 2m?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não me entra na cabeça uma coisa, :unsure: Até que ponto a temperatura a 12m, 15m de altitude em cima de um predío é a temperatura real que sentimos a 2m de altitude? Como assim botar o abrigo lá em cima para ficar mais arejado??? Não sobe as mínimas e diminui as máximas???

Pergunto isso porque vou botar meu abrigo Davis em um mastro de madeira a 2m em um gramado em frente a minha casa. Qual é a melhor opção? Em cima da casa ou a 2m?

Olá João.

Coloquei o RS mais para cima, para ficar ainda mais arejado (afastei-o mais do telhado), pois da maneira que ele estava dantes, estava um pouco mais próximo do telhado, ou seja, não apanhava tanto vento como apanha agora.

Quanto mais vento apanhar, e desde que não existam quaisquer obstáculos à volta que cortem o vento de um certo quadrante, por exemplo, melhor. Mais fiável é a leitura das temperaturas e humidade relativa

Os abrigos com os sensores de temperatura quanto mais altos possível (não significa que tenham que estar muito muito altos :p) e desde que não tenham nada à volta (como por exemplo aparelhos que comprometam a fiabilidade dos dados tais como fontes de calor, painéis solares, etc etc), melhor será a fiabilidade dos dados registados.

Por isso, recomendo-o a colocar o RS em cima da sua casa, desde que não hajam os obstáculos que eu referi. :thumbsup:
 

joaodelai

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
52
Local
Cascavel, Brasil
Olá João.

Coloquei o RS mais para cima, para ficar ainda mais arejado (afastei-o mais do telhado), pois da maneira que ele estava dantes, estava um pouco mais próximo do telhado, ou seja, não apanhava tanto vento como apanha agora.

Quanto mais vento apanhar, e desde que não existam quaisquer obstáculos à volta que cortem o vento de um certo quadrante, por exemplo, melhor. Mais fiável é a leitura das temperaturas e humidade relativa

Os abrigos com os sensores de temperatura quanto mais altos possível (não significa que tenham que estar muito muito altos :p) e desde que não tenham nada à volta (como por exemplo aparelhos que comprometam a fiabilidade dos dados tais como fontes de calor, painéis solares, etc etc), melhor será a fiabilidade dos dados registados.

Por isso, recomendo-o a colocar o RS em cima da sua casa, desde que não hajam os obstáculos que eu referi. :thumbsup:

Desculpe me mas dessa eu não sabia, para mim um abrigo RS deve ser colocado a 2m do chão como aconcelha a OMM, o colocando em cima de casa não estaria criando uma situação de topo na temperatura? Minimas altas e máximas baixas? Ou será que a altitude mencionada é insignificante para tal fato? :unsure:
Repito minha pergunta, coloco o sensor de temperatura abrigo por um RS Davis em um gramado a 2m do chão ou em cima de minha casa a 5m de altitude? :hehe:

Abraços!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Desculpe me mas dessa eu não sabia, para mim um abrigo RS deve ser colocado a 2m do chão como aconcelha a OMM, o colocando em cima de casa não estaria criando uma situação de topo na temperatura? Minimas altas e máximas baixas? Ou será que a altitude mencionada é insignificante para tal fato? :unsure:
Repito minha pergunta, coloco o sensor de temperatura abrigo por um RS Davis em um gramado a 2m do chão ou em cima de minha casa a 5m de altitude? :hehe:

Abraços!

O ideal, tal como a OMM diz, é o RS ser colocado a 2m do chão, mas para tal não deve haver nenhum obstáculo em volta (muros, prédios, árvores, arbustos), que sirvam de barreira ao vento e crie uma espécie de estufa em volta do sensor da temperatura.

Ora, num meio urbano é praticamente impossível encontrar um lugar com essas condições.

Assim, e para quem mora num prédio, a melhor forma de medir a temperatura com o menor erro possível, em relação às condições standards, é instalar a estação no telhado, com os mesmos critérios da instalação da mesma no solo.


---------------------

Parabéns pela aprovação, Lighting ;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Desculpe me mas dessa eu não sabia, para mim um abrigo RS deve ser colocado a 2m do chão como aconcelha a OMM, o colocando em cima de casa não estaria criando uma situação de topo na temperatura? Minimas altas e máximas baixas? Ou será que a altitude mencionada é insignificante para tal fato? :unsure:
Repito minha pergunta, coloco o sensor de temperatura abrigo por um RS Davis em um gramado a 2m do chão ou em cima de minha casa a 5m de altitude? :hehe:

Abraços!

Sem dúvida 2m do chão. O sensor assim no topo de um prédio lê mínimas mais altas e máximas mais baixas. Mas como referiu o André, não havendo condições para estar 2m do chão, o topo de um prédio é o mal menor.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
O ideal, tal como a OMM diz, é o RS ser colocado a 2m do chão, mas para tal não deve haver nenhum obstáculo em volta (muros, prédios, árvores, arbustos), que sirvam de barreira ao vento e crie uma espécie de estufa em volta do sensor da temperatura.

Ora, num meio urbano é praticamente impossível encontrar um lugar com essas condições.

Assim, e para quem mora num prédio, a melhor forma de medir a temperatura com o menor erro possível, em relação às condições standards, é instalar a estação no telhado, com os mesmos critérios da instalação da mesma no solo.


---------------------

Parabéns pela aprovação, Lighting ;)
Boas,
A haver obstáculos, a que distância mínima deve estar?É que tenho um bocado de espaço nas traseiras (poente) da casa que poderia deixar lá o RS mas como depois tenho a casa...
 

ap12b

Cirrus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
9
Local
ansiao
pedido de ajuda

ola!!
nós ja adquirimos a estação wmr200.
e está toda funcional:D
mas agora deparamo-nos com o problema de pôr os dados online.
nós gostariamos de obter uma ajuda sobre isto.
é que já lemos muitos post e continuamos com mais dúvidas ainda.
:(
ex. o que é necessario fazer? hardware, software instalaçoes entre outras.:huh: