Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
[Q ":mad: Onde é que já se viu um Inverno com 3 meses a chover?

Meu caro antigamente os invernos eram bem mais chovosos que os de hoje, era capaz de estar meses sempre a chover.

Pois é...estamos mal habituados neste Inverno e particularmente neste último mês..
Agora? -não é que vem lá Anticiclone.
Ui ...mas que é isto? Não me digas que já acabou o Inverno.
Como se fosse possível o tempo anticiclónico não nos visitar de Novembro a Março.
Para aqueles que dizem que naquele tempo sim, é que chovia,sempre,
recordo aqui que, no último Inverno de chuvas abundantes
com cinco (mini)-cheias na Ribeira do Porto (inverno 2000/2001 ) ,de Dezembro a Março , 15 dias de Fevereiro , longas duas semanas ,foram iguais às que supostamente aí vêm.

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsreaeur.html

Ou seja : Tudo terminado?
Naquele ano, Fevereiro acabou de novo chuvoso e até 4 de Março 2001 de má memória,a desgraça de uma ponte que não aguentou tanta correnteza,
tanta água , tanto tempo submetida a leito de cheia e que estaria velha demais, concerteza, para aguentar um Inverno que ainda assim ,
também ele,teve períodos anticiclónicos.
É Mentira.Não chove cinco meses seguidos.Nem nesse Inverno super-chuvoso.Até esse, registou em Fevereiro 15 dias de corrente de Leste, bem escassa em humidade, quanto mais de pluviosidade...
Vem aí sol ?
Ah pois vem . Se fazia ou não falta, cada um saberá de si.
Mas o que ainda poderá vir?
Falta todo o Fevereiro "louco"...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ja que tanto se fala de estabilidade, seca, anticiclone, calor, tudo ingredientes em que este inverno tem sido pródigo, façamos um apanhado de todos os modelos para vermos o terrível anticiclone que nos vai influenciar nos próximos 9 meses. Por ordem de credibilidade (na minha opinião):

ECMWF

Depois da depressão de amanhã, que todos os modelos vêm, às 120 h seríamos afectados por uma depressão em altitude. A temperatura a 850 hpa rondaria os -4ºC em todo o país. O tempo seria seco pelo fluxo de leste, não sendo de descartar algum fenómeno convectivo. O anticiclone está centrado a sul da Irlanda, a cerca de 1200 km de Lisboa.

ecm1120.gif


A 144h o fluxo tornar-se-ia um pouco mais anticiclónico, especialmente a norte mas sempre com frio, especialmente as mínimas. O centro do A afasta-se para o Atlântico a mais de 1500 km de Lisboa. A 168h, mantém-se mais ou menos a mesma situação, mas o centro do A afasta-se ainda mais, a cerca de 2000 km de Lx.

ecm1144j.gif


ecm1168m.gif


Depois, já num prazo muito largo, menos credível, entra uma nordestada daquelas que poderiam colocar a -10 na península. Centro do A a cerca de1500 km de Lx, a norte dos Açores.

ecm1240.gif


GFS

Praticamente igual ao ECM. Às 120 h põe a mesma depressão, mas este modelo tem output da precipitação disponível, pelo que se vê que eventuais surpresas seriam possíveis:

gfs0120.png


gfs1120.png


gfs2120.png


Centro do A a sul da Irlanda, a 1200 km de Lx.

Depois é o único modelo a colocar-nos sob a influência do anticiclone, centrado entre os Açores e a Irlanda 1200 km de Lx.

gfs0180.png


UKMO

Até às 120h igual aos outros. Às 144h reforço do frio e possível união com depressões atlânticas. Centro do A a sul da Islândia, a cerca de 2000 km de Lx.

uw14421.gif


NOGAPS

Parecido ao GFS até às 150h. Posteriormente afasta o centro do A para o Atlântico, a cerca de 1700 km de Lx, apesar de estramos sob a sua influência, não se pode dizer que estejamos com A em cima.

nogaps0180.png


DWD

Mete ainda mais frio que os demais até ao fim da simulação, 132h. Centro do A no sul da Noruega, a cerca de 2500 km de Lx.

gme0132.png


GEM

A 144h mete todo o Medirrâneo ocidental sob a influêcia de uma depressão. O anticiclone mais próximo está centrado na Escócia, a cerca de 2000 km de Lx.

gem0144.png


Depois unir-se-ia à depressão do Atlântico e posteriormente entrava uma nortada. Centro do A mais próximo na Gronelândia a mais de 3000 km de Lx.

gem0204.png


gem0240.png


JMA

União a 168h com a depressão atlântica. Centro do A mais próximo perto da Escócia, a cerca de 2000 km de Lx.

j16821.gif


Portanto é possível que o anticiclone se estabeleça no final da próxima semana, apesar de ser uma hipótese menos provável, pois só é vista claramente pelo GFS, sendo que o NOGAPS poderia também avançar com essa hipótese, mas já fora do límite da simulação.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Ja que tanto se fala de estabilidade, seca, anticiclone, calor, tudo ingredientes em que este inverno tem sido pródigo, façamos um apanhado de todos os modelos para vermos o terrível anticiclone que nos vai influenciar nos próximos 9 meses. Por ordem de credibilidade (na minha opinião):

Assim sim, vale a pena vir a este tópico do fórum!:thumbsup: Nada de desejos meteorológicos, nem lamúrias. Análise e comparação dos modelos, pura e simples. Excelente para quem, como eu, não tem paciência para fazer esse próprio exercício de pesquisa e comparação.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Assim sim, vale a pena vir a este tópico do fórum!:thumbsup: Nada de desejos meteorológicos, nem lamúrias. Análise e comparação dos modelos, pura e simples. Excelente para quem, como eu, não tem paciência para fazer esse próprio exercício de pesquisa e comparação.


A análise e comparação de modelos que foi feita, é baseada em entradas com uma antecedência enorme. A fiabilidade é quase nula, exemplificada aliás por episódios recentes anteriores ( para não falar dos menos recentes).
O anticiclone parece que é evidente que aí vem, mas muito provavelmente não com temperaturas tão baixas como as apresentadas.
Seria talvez mais sensato, falar dos próximos dias.
Falando por mim, eu apenas referi-me ao que parece já bastante evidente ( algum tempo seco) que por acaso é o que considero que já fazia um pouco de falta.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A análise e comparação de modelos que foi feita, é baseada em entradas com uma antecedência enorme. A fiabilidade é quase nula, exemplificada aliás por episódios recentes anteriores ( para não falar dos menos recentes).
O anticiclone parece que é evidente que aí vem, mas muito provavelmente não com temperaturas tão baixas como as apresentadas.
Seria talvez mais sensato, falar dos próximos dias.
Falando por mim, eu apenas referi-me ao que parece já bastante evidente ( algum tempo seco) que por acaso é o que considero que já fazia um pouco de falta.

Não sei porque a carapuça lhe serviu, pois não era para si. Até vem na continuidade da sua linha de raciocínio, quando escreve que depois mais chuva virá. Era uma reposta àqueles que dizem que vem aí o calor, voltará a seca, anticiclone até ao Verão...

Quanto às datas das cartas, que eu agora não vejo pois estou com o telemóvel, a análise foi feita com base nas saídas das 0z de hoje, com excepção da do japonês, que é das 12z de ontem, que são as últimas saídas com sondagens disponíveis de todos os modelos. Se alguma carta não é da data referida, é por algum erro de linkagem.

A análise está feita para prazos largos, pouco credíveis, como aliás está lá referido, porque o objectivo era mostrar que não era por o GFS mostrar anticiclone até às 384h, que tal era dado adquirido, uma vez que outros modelos não tinham nada disso. É uma mania de muita gente basear as análises única e exclusivamente no GFS, e depois ficam espantados quando ele muda de um dia para o outro.

Que não restem dúvidas que para o início da semana que vem o tempo será seco e soalheiro, mas não está garantido que seja anticiclónico, pois todos os modelos metem neste momento baixos geopotenciais, nem que seja durante 24h. O fluxo será seco porque será de leste, ficando a precipitação retida em Espanha.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A análise e comparação de modelos que foi feita, é baseada em entradas com uma antecedência enorme. A fiabilidade é quase nula, exemplificada aliás por episódios recentes anteriores ( para não falar dos menos recentes).
O anticiclone parece que é evidente que aí vem, mas muito provavelmente não com temperaturas tão baixas como as apresentadas.
Seria talvez mais sensato, falar dos próximos dias.
Falando por mim, eu apenas referi-me ao que parece já bastante evidente ( algum tempo seco) que por acaso é o que considero que já fazia um pouco de falta.

Sem dúvida! O que não invalida que seja uma análise na fronteira médio/longo prazo (abaixo das 180h) muito bem documentada. Os problemas de análises a prazos mais longínquos neste tópico acontecem sobretudo quando é feita referência a um modelo isolado, quando se falam de cenários distantes mencionando tal como "certeza" e/ou se colocam cenários a muito longo prazo (200 e tal horas ou mais). Nesta caso a análise feita cruza dados dos modelos falando muito bem das convergências, divergências e dúvidas!

Até ás 180h existem algumas semelhanças mas também algumas incertezas típicas da colocação do anticiclone próximo de Portugal Continental. A volatilidade dos modelos nestas circunstância deve-se ao facto do mínimo desvio poder alterar as características da entrada de frio proveniente de NE/E e de possíveis entradas de baixas pressões que pudessem criar mais alguma surpresa para além do frio seco. Para já e pelos modelos mais "credíveis" (se tal é possível dizer...) tal hipótese parece estar complicada. O longo prazo esse sim está verdadeiramente indefinido...
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
A análise e comparação de modelos que foi feita, é baseada em entradas com uma antecedência enorme. A fiabilidade é quase nula, exemplificada aliás por episódios recentes anteriores ( para não falar dos menos recentes).
O anticiclone parece que é evidente que aí vem, mas muito provavelmente não com temperaturas tão baixas como as apresentadas.
Seria talvez mais sensato, falar dos próximos dias.
Falando por mim, eu apenas referi-me ao que parece já bastante evidente ( algum tempo seco) que por acaso é o que considero que já fazia um pouco de falta.

Caro Belem, o meu comentário não era para ninguém em particular. Confesso que nem tinha lido o seu comentário anterior.
Foi apenas um desabafo sobre todos os que, aqui, se afastam do tema. Que é o que eu estou a fazer neste momento! Peço desculpa e não quero transformar este tópico num "chat".

De resto, todos temos, ou deveríamos ter, a noção da fiabilidade destas previsões a médio prazo. Como são as únicas que temos, é sobre elas que nos devemos debruçar. Tal como fez, e bem, o David sf.

De resto, o AEMet prevê a partir de segunda, e até quinta, tempo frio para as localidades fronteiriças com a Beira Interior, como Fuentes de Oñoro, mas com probabilidades de precipitação baixas que não deixam antever nenhuma eventual surpresa.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
A Accuweather prevê sol... sol... e mais sol... até perder de vista!! Se não fossem as temperaturas diria que estavamos em pleno verão...:disgust:

 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não sei porque a carapuça lhe serviu, pois não era para si. .


Está um bocado para o agressivo, acalma-se lá um bocado. :)



Até vem na continuidade da sua linha de raciocínio, quando escreve que depois mais chuva virá..

Exacto, a não ser que o verão venha já a seguir, quando mais provavelmente como disse, não vem!




Era uma reposta àqueles que dizem que vem aí o calor, voltará a seca, anticiclone até ao Verão... .

Pelo seu post não deu para entender claramente que se dirigia a eles, daí peço as minhas desculpas. Eu da minha parte dirigia-me aos extremistas, tanto para o frio como para o calor.




Quanto às datas das cartas, que eu agora não vejo pois estou com o telemóvel, a análise foi feita com base nas saídas das 0z de hoje, com excepção da do japonês, que é das 12z de ontem, que são as últimas saídas com sondagens disponíveis de todos os modelos. Se alguma carta não é da data referida, é por algum erro de linkagem.
A análise está feita para prazos largos, pouco credíveis, como aliás está lá referido, porque o objectivo era mostrar que não era por o GFS mostrar anticiclone até às 384h, que tal era dado adquirido, uma vez que outros modelos não tinham nada disso. É uma mania de muita gente basear as análises única e exclusivamente no GFS, e depois ficam espantados quando ele muda de um dia para o outro..

Daí a minha postura cuidadosa.



Que não restem dúvidas que para o início da semana que vem o tempo será seco e soalheiro, mas não está garantido que seja anticiclónico, pois todos os modelos metem neste momento baixos geopotenciais, nem que seja durante 24h. O fluxo será seco porque será de leste, ficando a precipitação retida em Espanha.

Logo se vê, mas para já, para aí aponta.



Sem dúvida! O que não invalida que seja uma análise na fronteira médio/longo prazo (abaixo das 180h) muito bem documentada. Os problemas de análises a prazos mais longínquos neste tópico acontecem sobretudo quando é feita referência a um modelo isolado, quando se falam de cenários distantes mencionando tal como "certeza" e/ou se colocam cenários a muito longo prazo (200 e tal horas ou mais). Nesta caso a análise feita cruza dados dos modelos falando muito bem das convergências, divergências e dúvidas!

Até ás 180h existem algumas semelhanças mas também algumas incertezas típicas da colocação do anticiclone próximo de Portugal Continental. A volatilidade dos modelos nestas circunstância deve-se ao facto do mínimo desvio poder alterar as características da entrada de frio proveniente de NE/E e de possíveis entradas de baixas pressões que pudessem criar mais alguma surpresa para além do frio seco. Para já e pelos modelos mais "credíveis" (se tal é possível dizer...) tal hipótese parece estar complicada. O longo prazo esse sim está verdadeiramente indefinido...

Não quis tirar mérito algum à análise do David, apenas tentei ser sensato e realista.
Com dados dos próximos 3 dias, sinto-me mais à vontade, embora este tópico sirva também para estas viagens futuristas de maior alcance! Eheheh... :)
Mas devem ser feitas com cuidado.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
belem;193870 Pelo seu post não deu para entender claramente que se dirigia a eles disse:
O mais engraçado é que o Belem até foi bem moderado numa critica que fez a alguns que no seu extremismo maximo, e estou-me a referir aos que gostam de neve(há os também moderados) escreveram aqui previsões alucinantes!!
Quando alguem moderado aqui vem pôr agua na fervura, já se sabe que vai ser citicado!

Quanto ao que vem ai para os proximos dias é o bloqueio no pior sitio de todos, que é a NO da PI, que deve durar pelo menos uns bons 10 dias pelas previsões apresentadas pelo ECMWF e GFS.
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Não compreendo o problema, nem a surpresa, de podermos ser afectados durante um período pelo AA.

É natural e possivelmente até bem-vindo.

sim é
mas o pior é que sao AA´s como estes que dão ao pais as secas
é que pode durar durante muitos meses
e o meu medo é esse..
se assim é no inverno
chegamos ao verão num estado já crítico
so espero que não dure :S
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Apesar de o termos ultrapassado a seca severa, não resisto a dizer o que vem aí é uma "seca"...!
E não me venham com conversas que ficam contentes e que estavam desejosos por este tempo, porque apesar de ser um Fórum de discussão e de análise, penso que o que nos move no nosso íntimo são os fenómenos metereológicos intensos e activos e isso vê-se quando acontessem, ao ponto do Fórum ficar inacessível visto serem tanta as pessoas a tentarem aceder...é isso que dá vida ao Fórum! Também gosto de uns dias de Sol, mas espero que seja de pouca dura, pois caso contrário o Fórum perde a sua essência...que eventos especiais poderemos reportar se tivermos um tempo anticiclónico...?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.