Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Boa Noite,

A Analise dos modelos de longo Prazo também são importantes, desde que fundamentados com vários modelos ( GFS, ECMWF, UKMO, etc) afim de se conseguirem interpretar como Tendências do tempo. Teremos de ter bastante cuidado nessas analises sempre sublinhando que são apenas tendências, lembrem-se que ha muitos visitantes que não estão tão à vontade com interpretações modelistas ou meteorológicas.

Para esta semana a partir das primeiras horas de Segunda Feira e até ao próximo fim de semana, espera-se céu pouco nublado ou limpo, acentuado arrefecimento nocturno mais notório no interior do País entre Terça e Quinta Feira. Tempo normal para a época.

Aproveitem o sol, e sintam os dias a crescer !
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A massa de ar que se encontra a Norte da Galiza é a que nos vai afectar, é aquela bem mais a Norte, a Oeste da Grã-Bretanha, atrás de uma superfície frontal, ou uma e depois a outra?(ou uma vinda do centro da Europa?)

 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu quanto a mim, a única previsão que fiz está no último parágrafo do meu post de ontem de manhã, onde dizia que a instalação do anticiclone era uma das hipóteses em aberto, mas era minoritária entre os modelos, isto para o médio, longo prazo, dado que o seu estabelecimento amanhã até Terça é dado adquirido, e nem é motivo de discussão. Mantenho o que escrevi, tal como os modelos mantêm a indefinição. O único que aposta claramente por estabilidade absoluta é o GFS, devido a exagerar sempre nas depressões atlânticas, a partir do médio prazo. O ECM mete a partir do próximo fim de semana instabilidade, a depressão que se deverá isolar nos Açores estaria próxima do continente, o A atlântico está estirado no sentido N-S, possibilidade de nortada ainda em aberto. Tudo isto são suposições, previstas pelos modelos, tão alucinantes como dizer que o anticiclone se deve manter estático a NO da península nos próximos 10 dias.

PS2- Não percebo porque certos membros têm tantas reservas em discutir o médio, longo prazo. Este tópico não é usado para prever exactamente o tempo, acho que para tal deve ser usado o tópico 'Análise de modelos e alertas oficiais', onde aí já se exige alguma fiabilidade. Aqui seguem-se e discutem-se modelos, e acho que salvo situações muito excepcionais, tipo cotas de neve, trovoadas, chuvas intensas, o curto prazo é desinteressante, pois não tem nada que discutir. Amanhã estarão 12 ou 14 graus em Lisboa? Irrelevante. Não se pretende dizer que o que os modelos dão para daqui a uma semana está certo, até porque raramente estão em consonância, mas sim discutir o que pode acontecer, qual modelo poderá estar certo, eventuais evoluções futuras, e acho muito mais interessantes essas discussões do que deixar o tópico às moscas ou transformá-lo num muro das lamentações quando não acontece nada num curto prazo.



Há situações meteorológicas em que se pode escrever à vontade da sua estabilidade a longo prazo, e esta que agora vai entrar é uma delas!

Para melhor entender o que escrevi deixo aqui: é sempre bom colocar o link dos 500 hp do ECMWF para se reparar o porquê da minha afirmação a 10 dias de...

http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2010012312!!!step/



Já escrevi que há situações ao nivel de previsão que são muito complexas de prever, a não ser quase nos 2 dias antes do acontecimento(ESTOU-ME A REPETIR) são cotas de neve a baixa altitude, ondulação do mar, e onde poderá ocorrer um aguaceiro acompanhado de trovoada e granizo, e em especial no Verão e na Primavera.


Acerca das criticas que existem, aconselho a ler alguns posts que estão para trás, e verá o porquê das criticas!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Alguém um dia falou que não acreditava que houvesse uma "conspiração" referindo-se que é muito estranho os modelos contornarem o nosso "rectângulo" em relação a precipitação...então cá está ela outra vez!



Será que não haverá um dia em que essas depressões em altura descarreguem sobre nós...ou terá que ser sempre para Espanha?
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Alguém um dia falou que não acreditava que houvesse uma "conspiração" referindo-se que é muito estranho os modelos contornarem o nosso "rectângulo" em relação a precipitação...então cá está ela outra vez!



Será que não haverá um dia em que essas depressões em altura descarreguem sobre nós...ou terá que ser sempre para Espanha?

Pois é, Ferreira 5, eu fui dos que falei não acreditar em conspirações, penso que a 6 de Janeiro último, e a propósito deste mapa:

gfs-2-30_laj8.png



Que, por sinal, não se concretizou.

Se pode estar a chover (ou a nevar) numa determinada localidade fronteiriça de Espanha e a poucos km daí, digamos em Bragança, estar a fazer sol. Claro! Para ver fenómenos desses nem é preciso sair de Portugal...

Mas a probabilidade dessa precipitação contornar as centenas de km da nossa fronteira terrestre com Espanha, com um detalhe "quase ao mm", é estatisticamente tão improvável que não merece credibilidade.

O cenário que discutimos a 6 de Janeiro não ocorreu e este, tal como está no mapa que mostras, duvido que ocorra.

A partir dum mapa com uma escala como a deste, onde cada traço na diagonal tem uma espessura que na realidade corresponde a dezenas de km, valerá a pena estar-se a discutir se a precipitação cai no sítio A ou no sítio B?

Outra coisa é a discussão dos "porquês" deste tipo de situações, entradas frias com precipitação, ser mais favorável de ocorrer em Espanha do que em Portugal.
Facto que não discuto, como é óbvio, mas daí a pensarmos que haverá uma situação que forneça precipitação de A Guarda até Ayamonte, contornando toda (ou quase toda) a nossa fronteira, e aqui nada, parece-me irrealista demais para ser discutido.

Cá estaremos terça-feira para ver...Por sinal, o AEmet prevê, hoje, para a próxima terça-feira, 26 de Janeiro, as seguintes probabilidades de precipitação para localidades espanholas junto à fronteira:

A Guarda (Galiza) - 15%
Verín (Galiza) - 20%
Puebla de Sanabria (Castela-e-Leão)- 20%
Fuentes de Oñoro (Castela-e-Leão) -10%
Valverde del Fresno (Extremadura) - 10%
Badajoz (Extremadura)- 10%
Ayamonte (Andaluzia) - 15%

Se acontecer, cá virei dar o braço a torcer, eh eh!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Analizando os vários modelos penso que é garantido uma semana tipicamente anticiclónica, no entanto também se observam algumas tendências para um progressivo enfraquecimento do mesmo para o final da semana.
Por isso como se costuma dizer penso que será "Sol de pouca dura" e provavelmente voltaremos a disfrutar do Inverno em pleno durante Fevereiro.
No entanto e como já foi referenciado, não significa que esta semana que vem esteja calor...pelo contrário, estarão uns agradáveis dias soleados e frios de Inverno!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu não descarto a hipótese de sexta sábado e domingo termos uma pequena entrada mais fria quem sabe com alguma neve nas terras altas do interior norte e centro...para isso é o AA se situar mais a NO permitido que uma massa mais fria e instável entre pelo norte como mostra por exemplo esta run do GFS e que tem vindo a ser mostrada noutras alturas também por outros modelos até mesmo o ECM :)
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Bom, esta run das 18 uma run algo esquisita, até coloca alguma precipitação no Algarve na 3ªfeira e na 5ªfeira.:D Depois instala-se o AA mas parece que a tendência não é para ficar muito tempo, e existe a probabilidade para que se abra o corredor às depressões a partir do dia 5 de Fevereiro, muito tempo ainda, mas é a probabilidade mais provável.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas:)
dentro em breve entraremos numa situação muito estavel como demonstra o ensemble:

neste momento há um cavado em formação a W dos açores que vai progredir para leste e estabilizar entre os açores e o canadá.
na europa o forte fluxo de SW introduzirá ar quente desde a madeira á escandinavia, o forte ridging associado levará á formação de um vasto campo de altas pressoes entre a madeira e a escandinavia englobando todo o sub-continente e em apófise com o AT siberiano, nos niveis altos a crista anticiclonica prolonga-se até á escandinavia e curva para leste sobre a europa de norte, enquanto uma area de baixas em altura se forma na europa de leste, de sul e mediterraneo central.
a evolução prevista é a seguinte, na islandia uma ciclogenese muito intensa é prevista , associada ao presente cavado nos açores,ás 72h e ao mover-se para leste este sistema erode a crista que se estableceu na escandinavia enquanto uma nova crista, menos intensa, se forma no leste americano, isto leva ao isolamento do cavado, na zona dos açores, formando-se uma area depressionaria que muito lentamente se vai enfraquecendo, na europa a depressão centrada na escandinavia cria um novo cavado que absorve as baixas isoladas em altura, formando-se um campo depressionario sobre o continente, com o anticiclone e respectiva crista a curvarem para oeste e a cediarem-se no atlantico.
dado isto, após as 72/96h entraremos numa situação muito estavel de cavado sobre europa e mediterraneo e anticiclone entre a madeira e a gronelandia ligado a outro no leste americano, interrompido por uma baixa na zona dos açores, em este padrão tende a manter-se até dia 30 ou 31, um dos factores determinantes para a evolução desta situação será o comportamento da area de baixa nos açores, se esta se mantiver e for absorvida por outro sistema maior, dia 1/fev, há a hipotese de se formar uma crista na europa ocidental, mantendo-se um cavado no leste americano e outro no centro e leste europeu, que poderia evoluir para uma area de baixa no mediterraneo e um anticiclone na area entre a islandia e a europa do norte, caso a depressao morra há tendencia para se formar um fortissimo AA no atlantico com um cavado na europa e outro na america.
no curto prazo, devido ao facto de sermos afectados pela baixa nos niveis altos, poderão ocorrer aguaceiros fracos ou periodos de alguma nebulosidade, especialmente no litoral e na 2f, 3f e 4f.
tambem se espera uma descida das temperaturas, não muito intensa, com possibilidade de inversoes termicas pontualmente fortes e ventos de E/NE.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pelo GFS parece q temos a chuva a visitar-nos na noite d 6ª p sabado:w00t:

podem ocorrer...tudo depende das baixas em altura e do frio nos niveis altos, a ocorrer seria mais provavelmente no litoral e seriam fracos e dispersos.
nesses dias poderao cair flocos de neve a cotas de 600-800m no norte e centro.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Entradas de Norte....vais uma vez um regalo para os espanhois...ficará tudo em retido em Espanha.

Previsão para 2ª Feira, 25 de Janeiro de 2010

Céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de
nebulosidade a partir da tarde na região Norte.
Possibilidade de ocorrência de aguaceiros para o final do dia nas
regiões do interior Norte, que serão de neve acima dos 600 metros.

Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) de nordeste, soprando moderado
(20 a 35 km/h) na região Sul.
Nas terras altas, o vento soprará moderado (25 a 35 km/h) de
nordeste, tornando-se forte (40 a 50 km/h) com rajadas da ordem dos
70 km/h a partir da tarde na região Sul.
Descida de temperatura, em especial da mínima.
Formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Fonte : I.M
 
Estado
Fechado para novas mensagens.