Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
bem então ao nivel das temperaturas a 850hPa só pode ser devaneio, pois não acredito numa situação destas no nosso país:surprise::surprise::surprise:



certo que é a muito longa distancia mas acham possivel um cenario destes???

cumprimentos

Para um cenário destes ocorrer em Portugal teríamos de estar numa autêntica era glacial...

Impossível... impossível....
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ainda há uns dias, davam mínimas inferiores a zero por todo o lado, de norte a sul, de este a oeste, em Portugal continental e depois foi o que se viu!
Um verdadeiro barrete!
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Boas a Todos Pessoal!!

Gostaria de vos perguntar aqui uma coisa.
Um pessoal organizou uma ida a Serra da Estrela no dia 1 até dia 4 de Fevereiro.
Será que existe possibilidades de Nevar nesses dias? ;)

Cumps :thumbsup:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Sei que os modelos as vezes têm os seus devaneios, mas devaneios como este são lamentáveis...
Quem não percebe, ou não está habituado cai que nem um rato!:disgust:
 

João Ferreira

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1,124
Local
Amadora(Reboleira) 150m/Aroeira
Olá

Não sei porque é que ainda há pessoas a colocar previsões a mais de 144h de distância e ainda por cima a perguntar se seria possível uma tal situação.
Enfim, deixem-se de sonhos e entrem na realidade!

Coloquem apenas previsões que sejam no máximo até às 144h, mas prefiram sempre até às 72h.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para um cenário destes ocorrer em Portugal teríamos de estar numa autêntica era glacial...

Impossível... impossível....

Tanto que não é impossível, que já ocorreram isos mais negativas em Portugal. Uma pesquisa rápida deu para encontrar 4 ocasiões, nenhuma delas na era glacial:

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=2&month=2&year=1954&hour=12&map=2

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=12&month=2&year=1956&hour=12&map=2

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=11&month=1&year=1960&hour=12&map=2

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=14&month=1&year=1987&hour=12&map=2

Mais espantoso que as temperaturas seriam a sua simultaneidade com uma depressão muito profunda centrada na península.

Quanto à credibilidade é a própria de uma previsão a tão larga distância. Muito pouca, tanta quanta teria se metesse um anticiclone de 1035 mb em cima da península. De qualquer modo, já o referi de manhã, tem sido mostrado algo como isto nas últimas 12 runs, em muitos ensembles.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)



Será que algum dia irá acontecer isto?

Olá

Não sei porque é que ainda há pessoas a colocar previsões a mais de 144h de distância e ainda por cima a perguntar se seria possível uma tal situação.
Enfim, deixem-se de sonhos e entrem na realidade!

Coloquem apenas previsões que sejam no máximo até às 144h, mas prefiram sempre até às 72h.

Pois! Falta experiencia muitas das vezes a alguns membros, e algum egocentrismo deles mesmos!

Tanto que não é impossível, que já ocorreram isos mais negativas em Portugal. Uma pesquisa rápida deu para encontrar 4 ocasiões, nenhuma delas na era glacial:

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=2&month=2&year=1954&hour=12&map=2

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=12&month=2&year=1956&hour=12&map=2

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=11&month=1&year=1960&hour=12&map=2

http://www.meteociel.fr/modeles/archives/archives.php?day=14&month=1&year=1987&hour=12&map=2

Mais espantoso que as temperaturas seriam a sua simultaneidade com uma depressão muito profunda centrada na península.

Quanto à credibilidade é a própria de uma previsão a tão larga distância. Muito pouca, tanta quanta teria se metesse um anticiclone de 1035 mb em cima da península. De qualquer modo, já o referi de manhã, tem sido mostrado algo como isto nas últimas 12 runs, em muitos ensembles.

Egocentrismo: Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que todo o mundo e todas as pessoas giram ao redor de si próprio.
Sinceramente não sei qual o enquadramento desse termo no contexto aqui descrito nos últimos posts...antes de se aplicarem termos convém saber os significado dos mesmos...
Em relação ao meu post parece que apenas o David teve a racionalidade de o compreender, eu sei que a credibilidade é nula além do 1º painel, mas no entanto o GFS têm constantemente mostrado no 2º painel situações extremas que muitas vezes têm o significado de tendências...agora sinceramente não sei qual é o problema de falar sobre o 2º painel...é proibído Srs. Moderadores? Se for e se uma das regras obrigatórias do Fórum for apenas analizar a 144h peço desculpa.
E já agora passarei apenas a ler e credibilizar os posts do Sr. PSM uma vez que deve ser um metereologista credível e com larga experiência...boa noite!
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Previsão para 2a feira

:lol:

captura1.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... eu sei que a credibilidade é nula além do 1º painel, mas no entanto o GFS têm constantemente mostrado no 2º painel situações extremas que muitas vezes têm o significado de tendências...agora sinceramente não sei qual é o problema de falar sobre o 2º painel...

Peço desculpa pela insistência:
Quantas vezes já aqui foi referido:
-quem aqui vier ler,quem aqui gosta de cá vir,
gosta de aqui ver, o que é plausível discutir.
E diga-se que ,amiúde , antecipamos a ocorrência.
Outras vezes há, que até a evidência para o dia seguinte,
afoga-se na correnteza da surpresa.
E que bom que é quando, para tão perto, por vezes
esfuma-se toda a certeza.
Como há modelos de previsão que insistem em ver para além da razão,
sujeitam-se ,todos os dias à humilhação de desdizer o que 6 horas antes,tinham dito.
Vêja-se este exemplo de ontem:
O GFS às 06h ,lá para o distante dia 12

6horas.png
[/URL][/IMG]

O mesmo GFS 6 horas depois , para a mesma data:

19065547.png
[/URL][/IMG]

Isto , para tantas horas, é o pão nosso de cada dia.
Não é nada que a gente não esteja habituado.
Quanto cenário radical é por eles afiançado
quanta insistência para determinada tendência para depois
tudo não ter passado de delírio localizado ou sonho mais uma vez adiado?
Se podemos comentar para além das 144 h?
Claro que sim. Mas com estes pressupostos.
Nunca doutra forma . E até é giro ,a gente ver aqueles mapas ,
imaginar-mo-nos neles, sonhar alto e esvoaçar nesse desejo,
mas depois aconselha-se um regresso à realidade ,tanto quanto possível, tranquilo.A tal realidade que consiste em ver só aquilo que de facto conseguimos ver.
Que felizmente, ainda é muito pouco.Doutra forma, este nosso encanto, esta nossa paixão estariam fortemente ameaçados na essência da sua própria existência.

Quanto ao que aí vem e até onde a vista alcança ,
depois de estes aguaceiros muito fraquinhos e localizados
que estarão de partida já amanhã,
depois do tanto que já tivemos este Inverno, não virá grande coisa.
Alguma instabilidade na quarta e quinta para depois voltar mais tempo anticiclónico?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,451
Local
Olhão (24 m)
Já que falam tanto em credibilidade que não se pode ver os modelos acima das 144 horas ou 72 horas, então eu deixo aqui a minha previsão que fiz no domingo à noite com base na run das 12 no domingo, será que está assim tão errada:

Dia 30 (Sábado)- Céu pouco nublado. Vento moderado de norte.
Máximas: 11ºC - 15ºC
mínimas: 2ºC - 6ºC

Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.

Fonte: Tempo no Algarve

Previsão do IM: Céu pouco nublado. Vento moderado de noroeste. Temperatura máxima: 16ºC (Faro)
Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

Fonte: IM

Será que passado uma semana a minha previsão está assim tão errada, parece que não.

Quanto ao 2º painel, porque não olhar para ele e ver a tendência tal como o David evidenciou, sendo assim, o mês de Dezembro nunca seria como foi, porque a tendência começou no 2ºpainel e depois passou para o 1º painel, e tivemos o Dezembro chuvoso como o 2º painel mostrava, será que é um erro olhar para o 2º painel e dizer aquilo é impossível, nada é impossível na meteorologia, até nevar no litoral do Algarve é possível como aconteceu há 56 anos atrás, basta estarem reunidas as condições necessárias.
O 2º painel do GFS mostra uma situação excelente para nós, que se verá a concretizar que é abertura novamente ao corredor das depressões, é uma tendência que tem vindo a ser mostrada pelo o GFS e pelo mais comedido ECM. Que pasmaceira seria que não podessemos comentar para além das 144 horas.

Mas parece que este tópico é sempre sinal de picardias, como foi no passado, como é no presente e como será no futuro, quem que haver sempre alguém que leva nas orelhas agora é a vez do David levar nas orelhas, tal como eu levei no passado também.:lol:
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Já que falam tanto em credibilidade que não se pode ver os modelos acima das 144 horas ou 72 horas, então eu deixo aqui a minha previsão que fiz no domingo à noite com base na run das 12 no domingo, será que está assim tão errada:

Dia 30 (Sábado)- Céu pouco nublado. Vento moderado de norte.
Máximas: 11ºC - 15ºC
mínimas: 2ºC - 6ºC

Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.

Fonte: Tempo no Algarve

Previsão do IM: Céu pouco nublado. Vento moderado de noroeste. Temperatura máxima: 16ºC (Faro)
Ondas de sudoeste inferiores a 1 metro.

Fonte: IM

Será que passado uma semana a minha previsão está assim tão errada, parece que não.

Quanto ao 2º painel, porque não olhar para ele e ver a tendência tal como o David evidenciou, sendo assim, o mês de Dezembro nunca seria como foi, porque a tendência começou no 2ºpainel e depois passou para o 1º painel, e tivemos o Dezembro chuvoso como o 2º painel mostrava, será que é um erro olhar para o 2º painel e dizer aquilo é impossível, nada é impossível na meteorologia, até nevar no litoral do Algarve é possível como aconteceu há 56 anos atrás, basta estarem reunidas as condições necessárias.
O 2º painel do GFS mostra uma situação excelente para nós, que se verá a concretizar que é abertura novamente ao corredor das depressões, é uma tendência que tem vindo a ser mostrada pelo o GFS e pelo mais comedido ECM. Que pasmaceira seria que não podessemos comentar para além das 144 horas.

Mas parece que este tópico é sempre sinal de picardias, como foi no passado, como é no presente e como será no futuro, quem que haver sempre alguém que leva nas orelhas agora é a vez do David levar nas orelhas, tal como eu levei no passado também.:lol:

Na sequencia do que escreveu aqui o Algarvio 1980 tambem estou de acordo, acho triste o pessoal aqui entrar em picardias, só porque se acha dono da razao ( como se o tempo fosse uma ciencia assim tao exacta). Com isto quero dizer que se torna algo desagradavel estar aqui a ler comentarios sarcasticos de alguns elementos ( sempre os mesmos). Adoro vir aqui a este topico , nao o estraguem por favor, e respeitem tambem os pontos de vista dos outros , mesmo que nao vos faça sentido . Nao quero dizer com isto que nao se possa discordar....
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Na sequencia do que escreveu aqui o Algarvio 1980 tambem estou de acordo, acho triste o pessoal aqui entrar em picardias, só porque se acha dono da razao ( como se o tempo fosse uma ciencia assim tao exacta). Com isto quero dizer que se torna algo desagradavel estar aqui a ler comentarios sarcasticos de alguns elementos ( sempre os mesmos). Adoro vir aqui a este topico , nao o estraguem por favor, e respeitem tambem os pontos de vista dos outros , mesmo que nao vos faça sentido . Nao quero dizer com isto que nao se possa discordar....

Aplaudido:palmas::palmas:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

boas tardes:)
muito interessante o cenario entre a proxima 3f e 5f.
até 3f, a depressao centrada na area açores-madeira, mover-se-há para SE, para as canarias sobre aguas quentes, á volta de 20º, e envolvida em massas de ar tropical em superficie e algum ar frio em altura, que vai desvanecendo .
este sistema apresenta caracteristicas subtropicais, como relativamente fraco gradiente termico vertical e horizontal em todos os niveis, nao frontalidade e convecçao por vezes instensas , usualmente associadas ás depressões das latitudes subtropicais do atlantico NE e central.
estes sistemas, não frontais mas fortemente convectivos, costumam ser apelidados de azorean low ou klow, embora em portugal se utilize o termo de depressao convectiva madeirense.
durante a 2f, o sistema será "puxado" para NNE devido a uma ondulação, que se aproxima de NW, e na 3f pela tarde esperam-se os primeiros efeitos no sul do continente, a depressão totalmente embebida numa massa de ar quente e humido ( mesmo nos niveis medios e altos), com elevados CAPE/LI e theta-e, assim como anomalias termicas em altura (eventualmente um hibrid core), possui uma grande dinamica e provavelmente causará aguaceiros e trovoadas fortes, acompanhados por ventos moderados de sul.
o sistema, diferenciado dos tipicos sistemas extratropicais, deverá estabilizar ligeiramente a W/SW do continente durante a 4f e manhã de 5f, enfraquecendo gradualmente devido ás aguas mais frias e á aproximação de um sistema frontal associado a uma baixa centrada a SE da gronelandia.
mesmo assim espera-se durante estes dias forte actividade convectiva e, em menor escala, ventos moderados a fortes ( especialmente associados a movimentos convectivos como downdrafts, etc).
eventualmente, na 5f pela madrugada, o sistema será absorvido pela frente fria que cruzará o territorio na 5f.
penso que este sistema ostenta alguns perigos, como o perigo de ciclogenese explosiva, que traria condiçoes muito adversas, ou, num caso menos severo, o perigo de cheias rapidas/ventos fortes associados a sistemas convectivos poderosos.
se eventualmente o sistema fosse considerado subtropical ( pouco provavel, se não mesmo impossivel..)por entidades como o NHC, seria um facto inedito!

na 5f, espera-se então a passagem da frente fria, que trará descida das temperaturas e chuva moderada a forte passando a aguaceiros pós frontais, na 6f, espera-se melhoria do tempo, com a crista sobre a peninsula, mas no fim de semana volta a circulação de W e, eventualmente, um padrao de fluxo zonal poderá ser reestablecido com depressõe no atlantico e europa, AMP no extremo norte europeu e AA a sul dos açores, tornando-se a tendencia demasiado indefenida, após 2f.
sendo assim, a partir de 6f prox, voltarão as frentes atlanticas, de intensidade fraca a moderada, e o vento de SW/NW...sem quaisquer motivos de alarme quanto a tempo severo.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Adoro as tuas análises, stormy.

Devo denunciar que no em que fazes a análise, passo a perceber o que se passa, o que vem e devo também dizer que me confio e baseio muito nas tuas análises.

Obrigado por elas!

e obrigado a todos os outros que em vez de andar às turras se interessam no verdadeiro fim deste tópico.:thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.