Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010



alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Imagens do Norte da Ilha, Concelho de Santana, estas imagens arrepiam!!!

Para mim a ultima imagem é impressionante essas três quedas de agua no Faial-Santana!!!

image133r.jpg

image142z.jpg

image032ix.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Impressionantes fotos mesmo!

Até arrepia. O efeito da erosão deve ter sido brutal!

Digam-me uma coisa: E as casas que se situam no meio dos vales sofreram alguma coisa com as enxurradas de água pelas montanhas ou não aconteceu nada?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m

profgeo

Cumulus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
140
Local
Caniço- Funchal!!!
sao miguel-azores, se não estou em erro andaram pelos 2 3 metros, mas parece que concidiu com a altura da preia-mar que foi por volta ds 15.30, 16h!!!

corrigem-me se estiver errado:):p:lol:

bem la vou para a cama, que amanha é dia de dar aulas:D:D:sad::angry::lmao:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Segundo o site do Instituto de Meteorologia, os valores máximos ão os seguintes:

MADEIRA: Maior valor da precipitação em 24 h 277,0 mm Encumeada 9/12/1976

AÇORES: Maior valor da precipitação em 24 h 276,0 mm Furnas/S.Miguel 03/10/1974

CONTINENTE: Maior valor da precipitação em 24 h 220,0 mm Penhas da Saúde 14/01/1977

Correctíssimo!

Importa referir ( e não sei se o IM tem esses dados), que no ano de 1997/98, os meses de Setembro a Janeiro em São Miguel foram marcados por uma precipitação mensal superior a 370mm, à execpção de Novembro em que se registaram 226,7mm.

Desde Agosto de 1997(altura em que os solos apresentam o menor teor de água nas ilhas dos Açores), até ao final de Outubro do mesmo ano, verificou-se um total de precipitação acumulada de 1000mm, ou seja, o equivalente a 40% da precipitação média anual na estação de referência.

Além disso, no mês de Outubro do mesmo ano existiram 4 dias antes do dia 31 em que a precipitação ultrapassou os 30mm, completando um total de 501mm neste mês.

Dados do Instituto meteorológico de Afonso Chaves e exposto no Departamento de Geofísica da Universidade dos Açores.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
sao miguel-azores, se não estou em erro andaram pelos 2 3 metros, mas parece que concidiu com a altura da preia-mar que foi por volta ds 15.30, 16h!!!

corrigem-me se estiver errado:):p:lol:

bem la vou para a cama, que amanha é dia de dar aulas:D:D:sad::angry::lmao:

Ok.
Agradeço-te a informação.

Realmente a preia-mar tem muito impacto mesmo com uma ondulação baixa, mas vejo que o pior foi mesmo em terra com as enxurradas verificadas...
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

A Madeira foi uma vez mais sujeita à força vigorosa da Natureza este inverno. Devido à sua orografia, toda a situação se torna mais dramática, mas ao mesmo tempo bela. Congratulo-me por não ter havido acidentes pessoais.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite!

Neste momento:

Céu encoberto e queda de aguaceiros e vento Forte de Oeste (40-55km/h) com rajadas até os 75km/h

Temperatura local: 14º

Hoje houve queda de aguaceiros de granizo no Grupo Ocidental dos Açores.

Foi emitido na Rádio de Ponta Delgada um alerta para mau tempo nos próximos dias nos Açores com chuva forte acompanhada de trovoada e vento muito forte com rajadas superiores aos 100/km, e uma ondulação de 7metros de sudoeste (isto a partir de sexta feira à noite)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Chuva intensa e vento forte aqui pela zona oeste de São Miguel.

Miguel como é que tá o tempo aí na Lagoa? Quanto é que registaste hoje?