Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Para a tarde de hoje são esperados aguaceiros e trovoadas, aguaceiros estes que podem ser localmente fortes...
Para os próximos dias são esperados episódios de Chuva a intercalara com Frio Seco...

Se estão à espera que ocorra algo como o dia 9 de Janeiro tirem o cavalinho da chuva! Querem Ver neve... vão até à serra da estrela...
Meus senhores, Não estamos na Finlândia!



não entendo em que te baseias para dizer isso acho que ainda te vais arrepender de fazer tais afirmações
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
não entendo em que te baseias para dizer isso acho que ainda te vais arrepender de fazer tais afirmações

Chamo a isto realismo...
Mas acreditem que se nevar no litoral norte outra vez eu me arrependerei do que disse!
Enquanto não vir... não me arrependerei!

Vamos então acompanhando os modelos...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Para a tarde de hoje são esperados aguaceiros e trovoadas, aguaceiros estes que podem ser localmente fortes...
Para os próximos dias são esperados episódios de Chuva a intercalara com Frio Seco...

Se estão à espera que ocorra algo como o dia 9 de Janeiro tirem o cavalinho da chuva! Querem Ver neve... vão até à serra da estrela...
Meus senhores, Não estamos na Finlândia!

não entendo em que te baseias para dizer isso acho que ainda te vais arrepender de fazer tais afirmações

Eu também opino que te estás a precipitar. O que sucede é que há muito, mas muito tempo mesmo, não havia cenários destes de forma tão continuada, por isso está tudo cauteloso e mesmo pessimista. ;)

Agora esta run das 06h... Neve no Algarve Sexta e Segunda!... :rolleyes: Eu não me importava nada, sempre seria algo invulgar nos tempos que correm e daria para aprender-mos um pouco mais nesta coisa da meteorologia. De uma coisa acho que todos devemos estar certos, as surpresas acontecem e por elas existirem é que muitos de nós temos este fascínio pelo tema! :thumbsup:


Para mais tarde recordar: ;)
gfs2114.png
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
não entendo em que te baseias para dizer isso acho que ainda te vais arrepender de fazer tais afirmações

Completo para dizer que se este tópico fosse feito de dividendos, apostas e afins, muita gente lucraria e outros perderiam tal a convicção com algumas afirmações são proferidas... Quer seja nos nevões inexistentes, quer seja nas frases do tipo "é impossível algo ocorrer" quando todos nós sabemos que a meteorologia é algo que continua (fascinantemente digo) a ser muito imprevisível.

Objectivamente como muitos aqui já salientaram por análise dos principais modelos, o factor NE vai predominar com injecção de ar frio nos próximos dias e, sobretudo, para o final desta semana. Esse padrão, comparado com as saídas anteriores intensificou-se e por outro lado as baixas pressões continuam presentes... Sinónimo de instabilidade. O cenário será de frio certamente. Provavelmente frio dito "seco". Mas a instabilidade presente não garante de todo a ausência de precipitação. Havendo ainda alguma divergência nos modelos a médio prazo nomeadamente um ECM mais molhado e um GFS mais seco, sendo que ambos em convergência apresentam frio, deixemos a "poeira" assentar um pouco.

E fica um pequeno conselho. Um conselho de um mero leigo interessado, mas um conselho que penso ser válido para as linhas deste tópico. Usem a vossa intuição modelística... Mais que os sites de previsão que tantas vezes são falaciosos e mais que os desejos pessoais. Acompanhem o evoluir da situação e falem acima de tudo de probabilidades e não de certezas... quando elas ainda não existem.
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Pessoal, eu não sei se o site do freemeteo é fiavel ou não (pelo menos não errou na previsao de neve para aqui no dia de 10 janeiro) mas eles estão a prever agua-neve para practicamente todas as cidades de distrito do nosso país para sexta e domingo (algums cidades como lisboa, aveiro..) :surprise:
Vão lá ver e digam o que acham.. :w00t:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos parece-me que vamos ter agora um clima do tipo "Chuva hoje e sol amanhã" e isto até á proxima Sexta Feira está garantido !!

Depois a partir daí parece-me que o ECMWF está claramente muito mais optimista desde alguns dias atrás cavando mais as depressões e pondo estas mais a sul .....

Não sei mas tenho a impressão que já vi este filme este ano e nesse filme o ECMWF ganhava ....
Espero que se mantenha !!
Esta saída do GFS não foi nada de especial .... mas parece-me que os modelos em especial o GFS tem muitas dúvidas se aquela depressão do proximo fim de semana entra ou não !!

Parece que pelo menos no Domingo vai estar um belo dia para o Carnaval !!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Olhando aos modelos parece-me que vamos ter agora um clima do tipo "Chuva hoje e sol amanhã" e isto até á proxima Sexta Feira está garantido !!

Depois a partir daí parece-me que o ECMWF está claramente muito mais optimista desde alguns dias atrás cavando mais as depressões e pondo estas mais a sul .....

Não sei mas tenho a impressão que já vi este filme este ano e nesse filme o ECMWF ganhava ....
Espero que se mantenha !!
Esta saída do GFS não foi nada de especial .... mas parece-me que os modelos em especial o GFS tem muitas dúvidas se aquela depressão do proximo fim de semana entra ou não !!

Parece que pelo menos no Domingo vai estar um belo dia para o Carnaval !!

Sim o pessoal a desfilar com pingos de gelo pendurados pelo nariz é capaz de ser giro :lol:

Agora a Serio o meu destaque vai para o tempo muito frio a partir de Quarta e durante pelo menos os 7 dias seguintes se calhar o período mais longo de frio deste inverno :rolleyes: caso ocorra precipitação será a cotas médias eu digo acima dos 500m no sul na madrugada de Sábado que é onde deverá ainda ocorrer alguma precipitação já com muito ar frio instalado:)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim, este ano o ECM tem ganho quase sempre ao GFS, o que não garante que ganhe desta vez. Há uma tendência que os modelos têm para a longo prazo darem grande importância às depressões atlânticas. Não sei se é vício, mas o segundo painel costuma ser sempre um festival de monstros atlânticos, que raramente acabam por acontecer. Por exemplo, a depressão que vai originar a entrada fria na Europa foi durante vários dias modelada a ser absorvida pelas depressões atlânticas criando grandes monstros e tal não se sucedeu. Agora repetem a previsão, mas sempre a mais de 200h. Na minha opinião, continuaremos com influência de depressões atlânticas após o Carnaval, mas depressões com pequena amplitude, tipo as que teremos nos próximos dias, resultantes de ciclogéneses ocorridas perto da nossa costa, sendo estas posteriormente absorvidas por uma depressão geoestacionada no Mediterrâneo. Isto ocorrerá porque teremos o jet muito próximo das nossas cabeças. O frio polar que os modelos põem agora a alimentar o Atlântico deverá acabar de novo no Mediterrâneo. É a minha opinião tendo por base o historial dos modelos nos últimos meses, claro que os monstros atlânticos podem ocorrer, mas acho mais provável acontecer o que eu escrevi.
Não seria um cenário mais pessimista, até acho mais divertido. Circulação depressionária de oeste, como tem o ECM, origina dias de chuva constante, vento, muitos mm, mas é sempre igual. Pequenas depressões como mostra a run das 6z do GFS, têm mais convecção, maior incerteza, mais possibilidade de haver frio, maior variabilidade da direcção do vento, etc. E dá-nos também alguns mm.

Não vale a pena discutir a 6 dias de distância onde vai e onde não vai nevar. A 10 de Janeiro os modelos enganaram-se no percurso da depressão, mesmo a umas horas do acontecimento. Previam que o vento virava ao meio dia, virou só à meia noite, portanto esses pormenores não se discutem a tão longa distância.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Realmente o que me está a preocupar é que toda a precipitação insiste em passar muito perto de Bragança mas sem nos atingir, é que se tivessemos a felicidade de ser atingido quer na quarta, quer na sexta, seria em forma de neve de certeza...de qualquer das maneiras temvindo a passar cada vez mais perto de run para run...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
nesta RUN12z as coisas começam a ficar interessantes na próxima 6ªfeira...aguardemos;)