Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Analisando as últimas saídas, penso que para amanhã mantenho a cota de 600 metros no interior do Alentejo, com uma pequena janela entreaberta para alguma surpresa contudo mais improvável que provável.

Para 2ªfeira continuam as previsões de um bom nevão no interior norte e centro acima dos 600 metros (800 mais próximo do litoral). Nalgumas anteriores saídas tinha retirado o extremo nordeste mas agora voltou a colocar. Dadas as ainda longas horas que faltam, cautela para já é a atitude sensata.
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Malta eu sou novo aqui e preciso que me digam uma coisa. se já está a dispersar significa que amanha nao vai haver precipitacao? e que amanha tenho uma actividade de exteriores e nao dava muito geito chover (ou nevar). acham que ainda muda e nao chove aqui em Évora?
Cumprimentos

Conta com chuva!!principalmente ao fim da manha, Com muita sorte algo mais agua neve ou neve mesmo mas isso já é mais difícil mas não é impossível!
 

excalibas

Cirrus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
47
Local
Bragança Erada-Covilhã
Amanhã parece que os avisos se inverteram!
Neve no algarve e nada em Bragança?:shocking:
meteos.jpg
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Desculpem-me o reparo, mas tenho visto muitas vezes referido o termo "água neve" ora sendo a neve água (cristalizada) no estado sólido, existindo em Meteorologia o termo neve fundida ou para outras situações chuva congelada acho que podíamos rever a utilização incorrecta de determinados termos...
Outra questão, dentro do tema em discussão...olhando para o perfil proposto pelo Centro Europeu, para Lisboa 12 de Fevereiro às 12 horas existem fortes possibilidades de ocorrer precipitação de neve ou de neve fundida, próximo daquela hora, na região de Lisboa. A temperatura do ar à superfície estará entre 3ºC e 5ºC e a camada nebulosa (Nimbostrato - núvem de precipitação) para as 12 horas, acompanha a isotérmica dos 0ºC a partir dos 900 hPa...
 

netfalcon

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
29
Local
Évora (307m)
dava mesmo jeito que nao chovesse muito. e que dispersa-se um bocado, uma coisa e certa, tem vindo a reduzir a intensidade se repararem, via.se la umas manchas amarelas e agora e a grande parte num azulinho.
E se forem ao MeteoMoita vêm que as cotas andam a volta dos 1200m aqui para Évora.por isso esquecam a neve
 

fragoso6

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
127
Local
castro verde 242mts
Desculpem-me o reparo, mas tenho visto muitas vezes referido o termo "água neve" ora sendo a neve água (cristalizada) no estado sólido, existindo em Meteorologia o termo neve fundida ou para outras situações chuva congelada acho que podíamos rever a utilização incorrecta de determinados termos...
Outra questão, dentro do tema em discussão...olhando para o perfil proposto pelo Centro Europeu, para Lisboa 12 de Fevereiro às 12 horas existem fortes possibilidades de ocorrer precipitação de neve ou de neve fundida, próximo daquela hora, na região de Lisboa. A temperatura do ar à superfície estará entre 3ºC e 5ºC e a camada nebulosa (Nimbostrato - núvem de precipitação) para as 12 horas, acompanha a isotérmica dos 0ºC a partir dos 900 hPa...

Amanha estou a essa hora em Lisboa talvez veja neve.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Desculpem-me o reparo, mas tenho visto muitas vezes referido o termo "água neve" ora sendo a neve água (cristalizada) no estado sólido, existindo em Meteorologia o termo neve fundida ou para outras situações chuva congelada acho que podíamos rever a utilização incorrecta de determinados termos...
Outra questão, dentro do tema em discussão...olhando para o perfil proposto pelo Centro Europeu, para Lisboa 12 de Fevereiro às 12 horas existem fortes possibilidades de ocorrer precipitação de neve ou de neve fundida, próximo daquela hora, na região de Lisboa. A temperatura do ar à superfície estará entre 3ºC e 5ºC e a camada nebulosa (Nimbostrato - núvem de precipitação) para as 12 horas, acompanha a isotérmica dos 0ºC a partir dos 900 hPa...

Se pudesse colocar aqui o perfil, ou indicar onde o ver ficava agradecido :thumbsup:
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Se pudesse colocar aqui o perfil, ou indicar onde o ver ficava agradecido :thumbsup:

Na página do I.M. (meteo.pt) na janela "OTempo" abrir "Perfis Verticais"
Existem os perfis Observados de Lajes, Funchal e Lisboa, correspondentes às sondagens aerológicas efectuadas nessas estações de altitude. Complementarmente existem projecções de Previsões...para as Cidades referidas e também Porto e Faro...retiradas das previsões do Centro Europeu.
Da previsão do perfil para Lisboa (H+36) é que inferi a opinião manifestada.