Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite, continua os aguaceiros pontualmente moderados e tambem o vento é uma constante entre moderado e pontualmente forte. Já acumulei desde as 00h de hoje 4,4mm. A noite de 4f para 5f promete neve nos picos mas altos da ilha da Madeira. 4f esperamos novo agravamento do estado do tempo!!! Com descida notavel da temperatura minima e chuva. Bora a neve pessoal!!! Lastima que a 5f é dia de trabalhar para a maioria!!!:sad:
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom Dia,



Citação do Jornal de Noticias da Madeira

"Na Praia Formosa, junto a duas unidades hoteleiras

Mar derrubou promenade

Ricardo Nunes, da empresa municipal Frente-Mar, diz que nos últimos 20 anos a Região já foi fustigada por diversos temporais que assolaram o litoral, mas assume que nunca viu nada como o que se tem assistido desde o passado dia 12 de Dezembro de 2009 até hoje. Em termos de infraestruturas da Praia Formosa, todo o passeio público marítimo foi derrubado pela ondulação sentida durante a noite de domingo para segunda e ainda ontem à tarde.

Atendendo a que não há alterações relativamente ao tempo, prevê-se que irá ser uma maré um pouco mais forte do que esta», disse ontem ao JM Ricardo Nunes, incrédulo com a força destrutiva das ondas. «Todo este passeio na zona nascente, desde a Doca do Gomes até à zona final das duas unidades hoteleiras, está completamente intransitável e naturalmente que o mar ainda irá cavar mais este talude em frente, o que poderá provocar alguma instabilidade na zona dos hotéis mas também na zona dos antigos depósitos da Shell», contou.
Os próprios hotéis já contabilizam estragos. «Falei com o director das unidades e dizia-me ele que na zona das piscinas já teria alguns estragos, provocados pelo muito calhau que foi jogado pelo mar», disse Ricardo Nunes.
Na zona centro da Praia Formosa, o cenário era idêntico. «Entre os três bares existentes, as duas instalações com duche foram derrubadas pelo mar. A zona poente, onde temos as instalações, felizmente aguentou-se, devido à protecção do ilhéu a sul», explicou. Quanto à Doca do Cavacas, foi nova e duramente fustigada. «Ontem, por volta das 11 horas, ao nível do piso do solário, os balneários e sanitários estavam destruídos. Neste momento, já nem fazemos ideia dos prejuízos», prosseguiu o responsável pela Frente Mar. «Já perdi a conta aos relatórios dos prejuízos. Oxalá que este seja o último e que o Inverno nos deixe a partir de agora a ver se conseguimos, de certa forma, recuperar esta zona toda, o que não irá ser fácil», disse ao JM o responsável.
Mas, a forte ondulação também foi uma realidade ao longo de toda a costa oeste e norte da ilha, sendo que nesta última, as ondas atingiram mesmo os sete metros. A muralha da marina do Lugar de Baixo voltou a ser fustigada pelo mau tempo e, na Ponta do Sol, o enrocamento de protecção não conseguiu suster a fúria das ondas, que voltaram a arrastar grandes calhaus em direcção à costa, assim como na praia da Calheta.
As condições do mar obrigaram ao cancelamento da viagem do Lobo Marinho prevista para hoje, à semelhança do que já aconteceu ontem. As viagens são retomadas amanhã de manhã.
Devido ao vento forte, a Madeira está debaixo de um alerta laranja. Contudo, as operações no Aeroporto decorreram com normalidade, embora com alguns pequenos atrasos. Para hoje, não são esperadas grandes melhorias no tempo, mas na parte da manhã os aguaceiros serão mais moderados. Segundo o Instituto de Meteorologia, na parte da tarde o regime será de aguaceiros e o vento ainda vai soprar forte, mas com menos intensidade que ontem. O aviso laranja poderá passar a amarelo ou até mesmo desaparecer".

semttuloal.jpg



2145255.jpg



20100216g.jpg
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom dia, durante a noite e manhã houve periodos de chuva fraca e moderada pontualmente. O vento já acalmou mas durante a noite ainda era intenso mas já de manhã foi acalmando!!! Actualmente o ceú é pouco nublado onde brilha o sol mas por vezes surgem breves periodos de aguaceiros fracos e moderados mas é de curta duração. A direcção do vento mudou de WSW para NWe N, portanto o litoral sul, estão a ser protegidas pelo maciço central, o mar esta mais calmo, graças a mudança do vento.

Tempo actual as 12h

Temperatura:19ºC
HR: 77%
Vento: N a 13 km/h com rajadas as 4h de 34,2km/h de W
Pressão: 998.0 mb
Precipitação acumulada desde as 00h: 3,2mm
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa tarde!

Dia frio com céu muito nublado!

Tmin - 10,2ºC
Tmax - 14.5ºC

Actual :

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
terça-feira, 16 de Fevereiro de 2010 14:53:33

Temperature (°C):
Current 13,9
Trend (per hour) -0,2
Average today 12,1
Wind chill 13,9
Humidex 16,0
Dew Point 11,8
Rel Humidity 87%

Wind (km/h):
Current Gust 0,0 ---
Average Speed 0,0 ---

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 2,4
Total yesterday 8,4
Total this month 130,2
Total this year 185,4

Pressure (hPa):
Current 1002,3
Trend (per hour) -0,3
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Derrocadas e queda de árvores em S. Miguel
Os ventos fortes e as chuvas intensas que atingem a ilha açoriana de S. Miguel desde a madrugada de hoje provocaram derrocadas de terras e a queda de árvores no concelho da Ribeira Grande, motivando a interrupção temporária da circulação em duas estradas

Uma fonte dos Bombeiros da Ribeira Grande disse à Agência Lusa que estiveram temporariamente obstruídas a via de acesso à Lagoa do Fogo e o troço da estrada regional que liga as freguesias da Lomba da Maia à Ribeira Funda.

Segundo adiantou, os Bombeiros notificaram entretanto, os serviços de obras públicas do Governo Regional para a iminência de ocorrerem novas derrocadas num outro ponto da via de acesso à Lagoa do Fogo.

Devido ao mau tempo as várias corporações de bombeiros de S. Miguel estão hoje de prevenção.

Sol / Lusa
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Derrocadas e queda de árvores em S. Miguel

O mau tempo tem fustigado severamente a ilha de São Miguel e em particular a zona Leste da Ilha com imensas derrocadas e várias enchentes devido às fortes chuvas.

Exemplo disso foi ontem a Ribeira do Guilherme( Nordeste) ter enchido de forma torrencial o seu leito e e ter inundado diversos moinhos de água da "Boca da Ribeira" (foz da mesma ribeira e zona balnear junto à costa)

Além disso há que salientar que os vales abruptos e muito declivosos do Nordeste estão completamente saturados de água, o que com certeza propiciará a novas quebradas de terras.

Alerta para quem caminha na estrada norte em direcção ao Concelho do Nordeste onde se encontram vários cursos de água a desaguarem nas estradas, e vindo das montanhas declivosas da Tronqueira.

Neste momento uma ou outra trovoada e começa a chover novamente aqui no Nordeste onde me encontro actualmente.
Essa noite segundo os meteorologistas será acompanhada por chuva e aguaceiros fortes devido à formação de uma nova depressão entre São Miguel e Santa Maria. Melhorias a partir de amanhã e posteriormente na 6 feira são esperadas chuvas torrenciais, trovoadas e vento muito forte.

11 graus é a temperatura máxima nesse momento por aqui.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite novamente!

Por aqui muita pedra de granizo acompanhada por chuva forte!

Uma ou outra Trovoada fraca ouve-se pelo céu.

Registo já uma máxima de 9 graus por aqui.

P.S. Pelo Pico da Vara deve de estar bastante gélido...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Boas tardes,

Desculpem a minha ausencia mas tenho estado muito apertada de trabalho, mas sempre que posso venho dar uma espreitadela ao forum...

Neste momento ceu nublado com algumas abertas.

De salientar que nestes ultimos dias tem chovido imenso, pelo menos em S. Miguel, e tem provocado alguns pequenos deslizamentos de terras, mas se realmente chover como estão a prever para os proximos dias, acreditem que a situação cá vai ser complicada porque os solos já estão saturados de agua...:eek:

Agora é esperar para ver...