Seguimento Sul - Fevereiro 2010

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aqui começa a chuvinha e parece querer vir com força, pingas grossas e geladas!

A temperatura é de 7ºC e descendo lentamente. A pressão está nos 996hPa. O vento do quadrante NNW aumenta ainda mais a sensação de frio! A HR é de 82%.

E o ar frio já fazendo das suas:

s91g1200.jpg
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
A mim parece me que esta depressão está a enfrentar duras condições lá no alto e que não vai durar lá muito tempo. É incrivel como estas grandes depressões propicías a trazer grandes precipitações encontram sempre algo no caminho.
A última vez que tivemos precipitações diárias acima dos 100mm quase nem se via a precipitação a chegar no radar, mas ela vinha sempre vindo. Agora que parece um monstro nada.
Temos de esperar para Domingo...
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A mim parece me que esta depressão está a enfrentar duras condições lá no alto e que não vai durar lá muito tempo. É incrivel como estas grandes depressões propicías a trazer grandes precipitações encontram sempre algo no caminho.
A última vez que tivemos precipitações diárias acima dos 100mm quase nem se via a precipitação a chegar no radar, mas ela vinha sempre vindo. Agora que parece um monstro nada.
Temos de esperar para Domingo...

Pois... concordo! Aqui parecia que ia chover como manda Deus e de repente... pufff :confused: Foi ameaço e nada mais...:disgust:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Isto continua muito fraquito!:huh:
Chuva muito fraca, com 5,6mm acumulados até agora, vento fraco, a querer aumentar a sua intensidade aos poucos, pressão atmosférica nos 990,3hPa e a descer. Ou seja, nada a realçar até ao momento!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto continua muito fraquito!:huh:
Chuva muito fraca, com 5,6mm acumulados até agora, vento fraco, a querer aumentar a sua intensidade aos poucos, pressão atmosférica nos 990,3hPa e a descer. Ou seja, nada a realçar até ao momento!

Pois venha lá então Domingo que isto já deu (pelo menos parece) o que tinha a dar !!
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Ainda não consegui entender qual o vosso interesse nesta altura em ter 100mm de precipitação diário :disgust:

Devem ter algum negócio...ou saco azul ou o caraças.

Sinceramente!!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Ainda não consegui entender qual o vosso interesse nesta altura em ter 100mm de precipitação diário :disgust:

Devem ter algum negócio...ou saco azul ou o caraças.

Sinceramente!!

Como já tinha referido num post ontem, não havia interesse nenhum em ter 100 mm diários nesta altura (atendendo à saturação dos solos e possíveis consequências negativas de uma precipitação dessa grandeza), mas tendo em conta o modelado e o que se estava a prever (e até com alerta do IM para periodos de chuva forte e trovoadas), acho que os 7mm acumulados até agora, o vento fraco, a ausência de trovoada, tudo isto ficou muito aquém do previsto! Eu estava com esperanças de ter cerca de 30mm, mas se calhar nem metade disso vai cair!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas últimas horas algumas células interessantes tem chegado ao Algarve, mas nada de particularmente severo, não parecem individualmente conseguir manter-se durante muito tempo, notando-se um claro enfraquecimento quando se aproximam de terra.

sat.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ainda não consegui entender qual o vosso interesse nesta altura em ter 100mm de precipitação diário :disgust:

Devem ter algum negócio...ou saco azul ou o caraças.

Sinceramente!!

Quem puxou o assunto dos 100 mm foi o Algarvio1980, porque o periodo de retorno desse tipo de eventos é prai de 100 anos ...
Relembro tivemos um algures em Novembro de 1983, prai uma mão cheia entre 1987 e 1989, e depois mais dois ou 3 entre 1996 e 1998 (nãpo me apetece ir ver as datas agora )...
Olhando a isto até parece ser bastante comum tal situações mas o facto é que depois disso acho que não existiu mais nenhum) e antes de 1983 pelas estações aqui do Algarve entre 194.. e 1982 não encontrei nada que fosse sequer superior a 60 mm !!

Relembro para que tal acontecer é necessária uma depressão geoestacionária com uma bolsa fria que é algo completamente impossível (será ??) porque em todas as camadas existe frio .....
Situações dessas apenas podem acontecer no Outono e qui sa Primavera (em partes mais montanhosas)
Por isso aqui ninguém espera 100 mm num dia (acho eu :D )

Posso ter dito alguma asneira mas é o que penso ....
se alguém quiser complementar o que eu disse ...

Apenas uma achega ....

Em relação ao assunto que é o tópico temos um céu ameaçador mas sem mandar nada pra baixo ...
Lá está não existem boas condições de convectividade em terra devido ao grande frio em todas as camadas ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nas últimas horas algumas células interessantes tem chegado ao Algarve, mas nada de particularmente severo, não parecem individualmente conseguir manter-se durante muito tempo, notando-se um claro enfraquecimento quando se aproximam de terra.
´
Irra ... devia ter escrito mais rápido roubaste-me as minhas ideias :angry::angry::D
 

fragoso6

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
127
Local
castro verde 242mts
A mim parece me que esta depressão está a enfrentar duras condições lá no alto e que não vai durar lá muito tempo. É incrivel como estas grandes depressões propicías a trazer grandes precipitações encontram sempre algo no caminho.
A última vez que tivemos precipitações diárias acima dos 100mm quase nem se via a precipitação a chegar no radar, mas ela vinha sempre vindo. Agora que parece um monstro nada.
Temos de esperar para Domingo...

aqui em castro verde baixo alentejo desde as 9 da manha que nao para de chover...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 6,8 ºC (14h37)
Temperatura mínima = 3,7 ºC (08h20)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 5,3 ºC
Pressão atmosférica = 994 hPa

Desde por volta das 14h00 que tem estado sempre a chover :rain:

Este mês: Temp. máxima = 16,7 ºC (dia 6, às 15h06); Temp. mínima = - 0,9 ºC (dia 13); Pressão atmosférica mínima = 987 hPa (dia 16).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Em relação ao assunto que é o tópico temos um céu ameaçador mas sem mandar nada pra baixo ...
Lá está não existem boas condições de convectividade em terra devido ao grande frio em todas as camadas ...

Assunto para discussão, não tenho bem a certeza se é assim. Um exemplo é o pós frontal de uma frente fria, com temperaturas a 850 hpa negativas, e onde muitas vezes ocorrem trovoadas. As condições necessárias para conveccão, entre outras, é a existência de grandes diferenças de temperatura entre os vários níveis da atmosfera. E isso consegue-se com um par +20, -15 no Verão, mas temos a mesma diferença com 0, -35. Uma das causas pode ser a falta de ar suficientemente frio a 500 hpa. Mas visto os valores de CAPE e de LI não serem muito maus, acho que a principal causa para o apagão das células ao entrarem em terra pode-se dever ao diferente sentido dos ventos nos diferentes níveis da atmosfera, temos lestes perto da superfície e sudoeste em níveis mais altos, o que pode acabar por desorganizar e destruir as torres.