Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu sou apenas um amador não sou nenhuma entidade oficial para estar com panos quentes nos assuntos se eu acho que vai fazer digo que vai fazer, depois cada um entenda como quiser...


Como « o vai acontecer» tem sido já algumas vezes utilizado por ti, devias saber que ao postar isso num forum público, podes estar sujeito à exposição de opiniões contrárias. Como o Vince já disse, talvez fosse interessante, se quiseres, fazer uma comparação dessas previsões com o tempo que realmente se verifica no momento. Fica aqui uma sincera e humilde sugestão. Mas faz como quiseres e entenderes.:)


Talvez o problema seja de estarem sempre a olhar para a frente, em vez de perderem alguns minutos em perceberem e verificarem o presente. Ver o que se disse nos últimos dias sobre o que se passa por exemplo hoje, em vez de focar apenas as atenções no futuro, próximo Domingo por exemplo. É apenas uma sugestão, mas cada qual faz o que quer, inclusive fechar olhos a alguns exageros notórios que repetidamente vão colocando aqui. Fica então ao critério do leitor fazer esse trabalho de avaliação critica dado que os próprios não o fazem por si.
 


blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Era uma belissima previsão se estivessemos em Setembro,com falta de água. Nesta altura,excesso de água será tão grave,como a falta dela. Este Inverno a chuva não pára

depois no verão talvez te vas arrepender do que estás a dizer agora
se estamos no inverno é normal que chova não?
e ultimamente so no sul tem chuvido bem
no norte chuva nem vela
so tem caido uns pingos raramente
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Analisando o jet-stream parece-me que a zona a ser mais afectada serão os litorais centro-sul e o sul; até às 108h o jet estará demasiado a sul o que me parece que irá fazer descer um pouco o centro da depressão esperada para Domingo\2ª feira. Depois disso o jet subirá, o que vai de acordo com o que já disseram anteriormente, e estará mesmo por cima da zona norte do continente.
Talvez aí teremos situações mais complicadas a norte, com chuva em quantidade suficiente para dar problemas - os terrenos continuam empapados e as barragens estão cheias.

Meteociel

Quanto à troca de opiniões...considero válidas as interpretações de alguns colegas, mesmo que falhem aqui e ali. Também no IM falham...;)
Se estas opiniões são alicerçadas em dados concretos, criticar estas opiniões será sempre no sentido construtivo (foi isso que o Vince fez:thumbsup:), e por isso esta é uma comunidade viva.
Tentemos aprender uns com os outros para evoluir. Tem sido assim que tenho aprendido bastante com muitos de vós:w00t:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
não vale a pena discutir os erros..faltas de atenção que podem ser cometidas...todos aprenderemos sem pressas neste ambiente de amizade e cooperação onde não interessa ser melhor ou pior que o outro mas sim aprender juntamente e partilhar as esperiencias enriquecedoras que ja todos passamos:)

quanto as previsões, o periodo entre sabado e meados da proxima semana serão muito "intensos" com varias ciclogeneses a afectar directamente ( destaca-se a de domingo) ou a passar pouco a norte.
ventos fortes, ondulação intensa, chuva e instabilidade bem como uma subida das temperaturas é o que se espera...
após isto, o jet manter-se-há por volta dos 40ºN e sucessivas ondulações frontais associadas a baixas estaveis no atlantico deverão afectar o territorio, mais intensamente as areas do norte e centro, podendo no entanto ocorrer fenomenos mais generalizados.
há que acompanhar as principais bacias hidrograficas dada a saturação dos solos, que terão dificuldade em absorver as aguas e as albufeiras se encontrarem quase cheias:unsure:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Era uma belissima previsão se estivessemos em Setembro,com falta de água. Nesta altura,excesso de água será tão grave,como a falta dela. Este Inverno a chuva não pára

depois no verão talvez te vas arrepender do que estás a dizer agora
se estamos no inverno é normal que chova não?
e ultimamente so no sul tem chuvido bem
no norte chuva nem vela
so tem caido uns pingos raramente

Não disse que era anormal chover agora. Disse que há muitos sitios que já estão com água suficiente ou com excesso d água. Não sabes isso? Logo 100 mm durante uma semana pode causar estragos. Nâo me parece bem no Norte andar tudo de barco agora,para depois no Verão não estarem em seca. Cada coisa na sua medida.
Sim,e também adoro chuva. Mas não é preciso essa sofreguidão toda com a chuva,chove 3 semanas seguidas,quer-se mais 5 se possivel com 300 mm,inundações olha depois ve-se...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Como « o vai acontecer» tem sido já algumas vezes utilizado por ti, devias saber que ao postar isso num forum público, podes estar sujeito à exposição de opiniões contrárias. Como o Vince já disse, talvez fosse interessante, se quiseres, fazer uma comparação dessas previsões com o tempo que realmente se verifica no momento. Fica aqui uma sincera e humilde sugestão. Mas faz como quiseres e entenderes.:)

Poderia fazer por exemplo um post com uma previsão para toda a semana que estamos incluindo o fim de semana que vem e foi uma previsão feita no Domingo dia 14, se formos ver apenas errei quando disse que a pressão só ia subir acima dos 1000hpa na sexta, acabou por subir momentaneamente acima na Quarta, de resto bateu certo a 99% mas não estamos aqui para ver quem erra mais ou menos que eu saiba errar é humano e até os profissionais erram até demais do que deviam ...agora também só quem não olha bem para os modelos não vê que muito provavelmente teremos inundações nos próximos tempos dai eu dizer "vai acontecer" e se não acontecer não é dai que vem mal ao mundo e até agradecemos que não aconteça :) já para não falar no mar muito alteroso vai estar mesmo brutal a partir de Sábado ao fim do dia altura em que também se vai dar um notório agravamento do tempo.

A partir do inicio da manha de segunda e durante as 24horas seguintes todo o interior Norte e Centro vai ter um grande nevão a cotas médias e altas (acima dos 600/700m)...outro destaque é a pressão atmosférica que se vai encontrar abaixo dos 1000hPa durante toda a semana só sexta deverá subir pouco acima dos 1000hpa o que é algo relevante e pouco habitual :) a pressão mínima no inicio da semana vai se encontrar entre os 980hPa e os 985hPa, o vento apenas vai ser mais forte ao final do dia de hoje Domingo e madrugada de Segunda em especial no Litoral Centro e Sul ...A chuva vai cair já a partir do final da tarde do hoje no Sul e depois Centro mais tarde, segunda vai se manter a chuva com trovoadas no Centro e em especial no Sul, terça será um dia de chuva e aguaceiros com vento moderado, Quarta melhora momentaneamente mas volta a se agravar o tempo a partir da madrugada de Quinta e dia de quinta com aguaceiros e trovoadas em especial no Sul, a partir de sexta melhorias com descida da temperatura até domingo, Domingo deverá chegar mais uma depressão com uma frente activa mais para o fim do dia que se vai estender a Segunda;) e por aqui me fico :p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu não falei de errar previsões, isso é banal em meteorologia, só comparável às previsões de economia. Falei é de certo padrão de exagero, em que repetidas vezes se falha por excesso, não sendo bem um erro, nem penso ser algo de intencional, apenas uma tendência para só ver coisas grandes, sempre muito grandes pela frente. E não referi ninguém em especial, falei de forma genérica, pois acho algumas pessoas muito valiosas mas penso que elas poderiam ser ainda melhor se fizessem uma auto-avaliação de certas situações que acabam por acontecer talvez demasiadas vezes.
Aliás, qualquer dia pago um jantar a algumas pessoas daqui quando as vir a escrever qualquer coisa do género «Não, isso não é nada de especial, o modelo exagera» :D
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
E que tal se voltássemos a discutir modelos e previsões, para variar?!;)

Qual acham que é a possibilidade de ocorrer precipitação no Interior Centro, no próximo Sábado? Já sei que segundo o GFS é pouca ou nenhuma, mas pergunto de acordo com outros modelos...Se sim, a que cotas poderá ocorrer?

E, adicionalmente, poderá haver neve no Interior Centro, a cotas médias, durante a madrugada/início da manhã de Domingo, antes do ar quente se instalar em força?
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
mais a sério
espero sinceramente que o rio nabão não salte fora
apesar de quando salta (algo que sinceramente não desejo volto a dizer)
é um espectáculo impressionante ver a quantidade de agua revolta que vai a uma velocidade louca
o nabão no seu pior impressiona:surprise:
mas os prejuizos normalmente tb são grandes:disgust:
:thumbsup:
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Boa noite a todos

Prezados membros

Penso que não é benéfico fazermos deste valiosíssimo forum, um local de queixas, lamurias e outros afins. Se não chove, é porque não chove, se chove é porque é demais, se não neva, devia nevar. Este Inverno tem sido simplesmente fantástico para todos.

Porque não analisar-mos o evento que ai vem, ja a partir de Domingo e que se irá estender toda a semana.

Muita chuva poderá cair, é verdade, distribuída por todo o país, e muita neve para a serra da Estrela, penso que poderá cair um dos maior nevões dos últimos anos.

E que tal pensarem em abrir uma estação de ski nos piornos, :lol:, como antigamente, pois pela maneira que o Inverno tem andado, cada vez há mais neve a cotas mais baixas, como os Invernos antigos.

Grande Inverno, não só em Portugal, mas também por toda a Europa e América. Algo está a mudar no clima.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Poderia fazer por exemplo um post com uma previsão para toda a semana que estamos incluindo o fim de semana que vem e foi uma previsão feita no Domingo dia 14, se formos ver apenas errei quando disse que a pressão só ia subir acima dos 1000hpa na sexta, acabou por subir momentaneamente acima na Quarta, de resto bateu certo a 99% mas não estamos aqui para ver quem erra mais ou menos que eu saiba errar é humano e até os profissionais erram até demais do que deviam ...agora também só quem não olha bem para os modelos não vê que muito provavelmente teremos inundações nos próximos tempos dai eu dizer "vai acontecer" e se não acontecer não é dai que vem mal ao mundo e até agradecemos que não aconteça :) já para não falar no mar muito alteroso vai estar mesmo brutal a partir de Sábado ao fim do dia altura em que também se vai dar um notório agravamento do tempo.

Mas ninguém aqui está a falar de perfeição, só estava a estimular um assunto pertinente, no sentido de fazer comparações, com o que é previsto com mais certeza ( do género « vai acontecer»), com o que acontece na verdade.
Não está em questão a forte probabilidade de fortes chuvas nos próximos dias, mas nunca mais me esqueço de andares uma vez a dizer que ia nevar em Lisboa e depois não aconteceu nada. Claro que é difícil prever, mas os termos que se usam na previsão fazem toda a diferença.