Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Não quero alimentar polémicas, de modo algum, mas estas situações tem de ser relatadas!! E subscrevo inteiramente o que já foi dito sobre a comunicação social.
Se fosse no norte ou no centro do continente até um telhado derrubado ou um muro era noticia.
Na Madeira e não só, cito também os Açores o Alentejo e o Algarve, bem que se pode morrer afogado!!!
Um alerta amarelo e laranja ainda são questinonáveis agora um alerta vermelho, bom o IM não anda aqui a brincar.
São situações que dê por onde der tem de ser noticaidas para precaver a população.
Certamente que os Madeirenses não sabem o que são imagens de radar e satélite, e acompanhem o tempo hora a hora. Eles tavam à espera de chuva forte (normal no inverno. Isto na cabeça do cidadão comum)
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Chuva intensa provoca caos em vários pontos da ilha da Madeira

A chuva intensa que tem caído no arquipélago da Madeira está a provocar o caos em muitas zonas da ilha, afectou a circulação na via rápida e noutras vias de circulação, o movimento no Aeroporto e provocou derrocadas e inundações.

O vereador responsável pelo pelouro do Ambiente na câmara municipal do Funchal, Costa Neves, disse à Agência Lusa que a população do Vasco Gil, uma localidade na zona alta da cidade, está isolada devido às derrocadas na estrada da Eira do Serrado, "onde a queda de barrancos torna a situação perigosa".

O autarca referiu que a circulação na zona oeste da cidade, onde existe a maior concentração de hotéis, também está complicada, visto que um dos ribeiros da zona do Amparo, nas novas avenidas daquela localidade, foi mal direcionado, transbordou e arrastou pedras até à estrada Monumental.

"A maior preocupação será na zona velha da cidade, onde há notícias de alagamentos em estradas e restaurantes, pois as condutas pluviais são mais planas", disse, falando da apreensão pelo facto das previsões apontarem para um agravamento destas condições atmosféricas até as 15h00.

"Tendo em conta a pluviosidade intensa desde as 5h00 horas, não há sistema pluvial que resista a tanta água e as grelhas não têm capacidade para tanta absorção", salientou.

Também o responsável da Via Litoral, Pedro Jardim Fernandes, confirmou que a via rápida está alagada e intransitável em vários pontos, designadamente Ribeira Brava, Santa Cruz, Jardim Botânico, Santo António, e apelou para que as pessoas evitem utilizar esta estrada.

"O conselho é que não circulem na via rápida nesta situação de exceção, porque há zonas completamente alagadas e as pessoas não têm a noção da quantidade de água que está na estrada, tentam transpor e correm o risco de serem arrastadas", apelou.

Não têm sido possíveis os contactos com o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira e algumas zonas estão sem fornecimento de energia elétrica.

Os partidos políticos da Madeira cancelaram as iniciativas previstas para hoje, caso do conselho regional do PSD/M que foi agendado para o próximo sábado.

(Este texto foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico)

Lusa
 

Sirilo

Cumulus
Registo
10 Dez 2008
Mensagens
141
Local
Omnipresente
Vi agora na SIC, infelizmente apontaram para 5 mortos. Lamento imenso. Espero que não se percam mais vidas.
Pediram para os trabalhadores municipais se dirigirem aos seus locais de trabalho a fim de ajudar nos estragos.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Neste preciso momento a Sic foi para directo em Peniche e mais tarde vai para a Madeira...Ainda assim, que vergonha, de novo, a RTP1 mantém a liderança na minha consideração.:(

Os meus pênzamos aos afectados mortalmente e aos seus familiares, e espero que não hajam mais vítimas mortais, e que a tal evacuação do Dolce Vitta corra bem.Ainda assim, estou mais preocupado nas aldeias isoladas, o mal que esta frente de instabilidade possa fazer.

UM abraço amigo aos madeirenses, e tende cuidado, a Terra tem poderes que não se podem contrariar.:shocking:
 

unhaka

Cirrus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
13
Local
Viana do Castelo/Funchal


A Pena
dsc31261.jpg



Rotunda do Dolce Vita
23461_316082707762_580412762_3623913_3595829_n.jpg



Avenida do Mar
23461_316082812762_580412762_3623921_2101929_n.jpg


:sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad:
 
Editado por um moderador:

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Uma palavra de força a todos os Madeirenses e em especial aos familiares das vítimas neste momento tão difícil. Que rapidamente tudo regresse à normalidade possível.

Abraço