Estações do LIDL - Opiniões, dúvidas e comentários

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boa tarde.

Em meados de Dezembro comprei uma estação Auriol com Pluviómetro e Anemómetro no LIDL.

Até a data funcionou bem apesar de não ser uma estação profissional.
No entanto para o que eu pretendo serve perfeitamente.

Esta semana o Anemómetro deixou de funcionar.
Não obtenho velocidade do vento, direcção e temperatura exterior.

Esta possui um pequeno Led que em condições normais "pisca" de tempo a tempo.

De início ainda troquei as pilhas, mas o facto é que efectivamente avariou, não mandado qualquer dado para a central.

Já fui reclamar á LIDL pois apenas possui dois meses de utilização.

Infelizmente o talão de compra, já não existe, não o deitei fora, mas não o encontro.

A Lidl somente assume a reparação ou eventual troca com o respectivo talão de troca.

Como no dia em que a comprei, foi o único artigo que adiquiri, imprimi um extracto do meu banco com o valor do produto.

A Lidl confirma o valor e código da transação associada á casa comercial LIDL, mas de nada me vale.

Somente aceitam reclamações com o talão de compra.

Inclusivé prontifiquei-me a esquecer a garantia, e solicitar a reparação da mesma. Nem assim......

Alguém sabe onde posso mandar reparar esta estação?

mf0531bw4.gif


Desde já Obrigado.

Óscar

Boas
Parece que são problematicas...:angry::angry:
A do meu colega, tambem deixou de transmitir, pouco tempo após a compra...e tinha o compartimento das pilhas com agua... mudou-as e vedou melhor...mas logo após voltaram os problemas...
Curioso que tambem tinha perdido o talão:angry::angry:
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bom dia.

Mas existe alguma casa de electrónica especializada que possa reparar este aparelho.

Ou simplesmente é para deitar fora?

Óscar

Nestas situações é sempre bom conhecer o material antes de efectuar uma compra, pois podemos arrepender-nos mais tarde. Decerto agora já muita gente irá evitar este modelo Auriol pelos seus frequentes problemas.

No entanto, se conheceres alguém que seja mais conhecedor de electrónica, boa sorte, caso contrário, terás apenas parte desse material a funcionar, permanentemente, com cada vez mais problemas na recepção dos dados. Muitas foram já as queixas em relação a essa estação.

Por vezes é melhor apostar em modelos um pouco mais caros e duradouros. Porque estas poupanças sairam caras a alguns membros deste fórum que optaram por esse modelo.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Somente aceitam reclamações com o talão de compra.

Inclusivé prontifiquei-me a esquecer a garantia, e solicitar a reparação da mesma. Nem assim......

Alguém sabe onde posso mandar reparar esta estação?

Olá oscarj

Pois é, sem talãozinho não há direito a reclamaçãozinha! :rolleyes:

Sou consumidor habitual do Lidl mas confesso que nem tudo o que lá existe e me chama a atenção vem cá para casa! :p
Generalizando, o Lidl tem produtos de vários níveis de qualidade sobretudo de qualidade padrão, como no fundo sucede em outros espaços comerciais.

Sejamos práticos; O Lidl é uma loja de produtos alimentares, ferramentas para bricolage, pequenos electrodomésticos, até de peças de mobiliário, etc.
Bom, o que acontece é que por exemplo estes produtos, são adquiridos pela loja a outras empresas que simplesmente desconhecemos a sua existência bem como da qualidade dos seus produtos e quando surgem reclamações, habitualmente propõem que se troque o produto com defeito por outro não usado caso exista em armazém, o que não significa que seja de melhor qualidade, é tudo uma questão de pura sorte porque quanto à garantia, sei de situações que esta não passa de uma formalidade com contornos legais não previstos! Quanto tempo estaria o equipamento em reparação? É uma incógnita!

Na maioria das vezes as anomalias nestes produtos passam apenas pela simples oxidação de componentes ou ligação aos mesmos que não foram devidamente protegidos para o exterior. Produtos feitos em série e de baixo custo... :rolleyes:..., mas continuo a achar que é tudo uma questão de sorte!

Mandar reparar por fora, quem esteja disposto a verificar o estado dos componentes e seus circuitos, proceder a possíveis substituições, enfim, alguém com paciência para verificar um produto não muito usual em termos de reparação! ;)
 

oscarj

Cirrus
Registo
15 Fev 2010
Mensagens
4
Local
Rio Tinto
Olá.

Vou tentar em alguma casa de reparações electrónicas....

No entanto recomendam alguma estação meteo não profissional, que possua pluviómetro, anemómetro?

Tenho visto algumas da marca "LA CROSSE" julgo que é assim que se escreve.

Recomendam alguma em especial?

Estive a verificar esta estação.
Têm muito bom aspecto, bem como interface com o Pc:

http://www.lacrossetechnology.com/2810/index.php#specs

Um pouco cara...

Alguma recomendação de onde a poderei mandar vir a preço mais "acessível"?

Óscar
 

migmor

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
54
Local
Lordelo-Paredes
Só uma questão acerca da estação Auriol do Lidl.

A unidade interior leva 6 pilhas AA mas se retirar-mos 3 continua a funcionar...
Para que servem as outras 3 pilhas?
 

oscarj

Cirrus
Registo
15 Fev 2010
Mensagens
4
Local
Rio Tinto
Olá.

Basta ler o manual....:cool:

Assim têm a possibilidade de alterar pilhas gastas sem a estação perder os valores entretanto configurados, tais como as horas e os valores de registo.

Espero ter ajudado.

Óscar
 

habomtempo

Cirrus
Registo
26 Mar 2010
Mensagens
1
Local
ançã
Comprei uma estação Auriol no lidl, penso estar tudo a funcionar correctamente, mas gostaria de saber se alguem sabe qual o tempo de amostragem da pluviosidade, ou seja de quanto e quanto tempo é enviado o sinal do sensor de pluviosidade para a estação.
Na zona centro do Pais perto de Coimbra tenho temperatura exterior de 15,4 º hr 34% interior de 16,4º e hr 70%
A diferença na humidade deve-se ao facto de embora estar a chuver estar vento com rajadas de 7,2 Km/h.
Esta estação ainda recebe a temperatura de um outro sensor de temperatura de 15º e hr 99% .
A humidade de 99% deve-se ao facto da referida estação exterior não ter sensor de temperatura.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Na zona centro do Pais perto de Coimbra tenho temperatura exterior de 15,4 º hr 34% interior de 16,4º e hr 70%
A diferença na humidade deve-se ao facto de embora estar a chuver estar vento com rajadas de 7,2 Km/h.
Esta estação ainda recebe a temperatura de um outro sensor de temperatura de 15º e hr 99% .
A humidade de 99% deve-se ao facto da referida estação exterior não ter sensor de temperatura.

:huh:

Como disse ?

Não faz sentido:

* A zona Centro é um termo demasiado abrangente. Mesmo em questões de 2 km de distância pode haver diferenças locais de 2 ºC na temperatura e por vezes 10 % na humidade relativa, em situações específicas, de modo que é impossível aprovar ou reprovar os dados que aqui colocas para discussão de validade.

* Qual é a diferença na humidade de que falas ? Do interior em relação ao exterior ou em relação a outra localidade ? Diferenças do interior para o exterior não se colocam em causa, pois os dados do interior das casas não são de modo algum relevantes para a meteorologia. Isto estando vento ou não estando não tem qualquer relação com as condições do interior das casas. Confesso que não entendi a ideia.

* O facto de uma estação não ter sensor de temperatura não significa que o higrómetro não dê valores correctos. Casos em que o higrómetro funciona em separado não precisam de nenhum sensor de temperatura para calcular a humidade relativa. As funções são independentes e dissociáveis.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Comprei uma estação Auriol no lidl, penso estar tudo a funcionar correctamente, mas gostaria de saber se alguem sabe qual o tempo de amostragem da pluviosidade, ou seja de quanto e quanto tempo é enviado o sinal do sensor de pluviosidade para a estação.
Na zona centro do Pais perto de Coimbra tenho temperatura exterior de 15,4 º hr 34% interior de 16,4º e hr 70%
A diferença na humidade deve-se ao facto de embora estar a chuver estar vento com rajadas de 7,2 Km/h.
Esta estação ainda recebe a temperatura de um outro sensor de temperatura de 15º e hr 99% .
A humidade de 99% deve-se ao facto da referida estação exterior não ter sensor de temperatura.

Humidade relativa de 34% exterior, hoje, é um valor efectivamente erróneo.
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Comprei uma estação Auriol no lidl, penso estar tudo a funcionar correctamente, mas gostaria de saber se alguem sabe qual o tempo de amostragem da pluviosidade, ou seja de quanto e quanto tempo é enviado o sinal do sensor de pluviosidade para a estação.
Na zona centro do Pais perto de Coimbra tenho temperatura exterior de 15,4 º hr 34% interior de 16,4º e hr 70%
A diferença na humidade deve-se ao facto de embora estar a chuver estar vento com rajadas de 7,2 Km/h.
Esta estação ainda recebe a temperatura de um outro sensor de temperatura de 15º e hr 99% .
A humidade de 99% deve-se ao facto da referida estação exterior não ter sensor de temperatura.

Olá!

Então a outra estação têm ou não têm sensor de temperatura???:huh:

Em relação ao pluviómetro, na minha considero rápida a emissão dos valores para a consola.

Quanto à temperatura e humidade, como a estação não têm RS, os valores durante o dia podem ser erróneos, ou seja, teres valores de temperatura acima do real e humidade abaixo do real.

Mas se pudesses explicar a situação um pouco melhor era bom.:thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Na zona centro do Pais perto de Coimbra tenho temperatura exterior de 15,4 º hr 34% interior de 16,4º e hr 70%A diferença na humidade deve-se ao facto de embora estar a chuver estar vento com rajadas de 7,2 Km/h.

Olá!

Segundo percebi registou-se uma HR de 34% na presença de precipitação!
Não parece muito viável esse valor diante dessas circunstâncias, algo aqui impede a obtenção de valores mais proporcionais a essas condições.

Penso que antes de mais convém relacionar esses valores com os obtidos pela estação mais próxima que fica em S. Silvestre, portanto a poucos Km's de Ançã, que por acaso também costumo consultar quando estou por Coimbra. ;)

http://portuguese.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=MC4162
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Alguém me sabe dizer se o LIDL ainda vende estações ou poderá vir a vender? ou se era so naquela altura?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Boas

Alguém me sabe dizer se o LIDL ainda vende estações ou poderá vir a vender? ou se era so naquela altura?

Um conselho de amigo: não vás por aí!
Esse assunto tem estado digamos que adormecido, nem sei se haverá algo mais a referir de importante em relação a essas estações.
O que se sabe é que os feedbacks já por aqui registados não lhes são muito favoráveis.

O melhor é alargar a procura por outros lados... :rolleyes:
 

tiagoagfaria

Cirrus
Registo
17 Dez 2009
Mensagens
5
Local
Leiria - Lisboa
Há algum tempo o meu pai comprou esta estação, que não passa de um termómetro digital vá, mas que nunca consegui por o sensor exterior a funcionar. Para além de não saber da caixa não consigo achar os manuais na net nem tão pouco programar o sensor externo, alguém que tenha comprado uma destas me pode dar umas luzes de como o programar e calibrar a temperatura?
03122010777.jpg