Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010



jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
E não há notícias do Rog?

As comunicações não estão ainda respostas em grande parte da ilha.
Eu apenas tenho Internet porque é "optimus", rede fixa (comunicações e dados) e móvel TMN, simplesmente não funcionam! :sad:
Mas penso que para o lado norte da ilha não houve estragos a registar.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Tive o dia fora e só há pouco é que tive conhecimento do que aconteceu na Madeira:shocking::shocking:

Todos somos Madeirenses neste momento triste:(

Só foi atingida a Costa Sul da Ilha?
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Fui há pouco ao Funchal, acreditem está desolador, pedregulhos em todo lado, tem um ambiente fantasmagórico, grande parte da baixa não tem luz, tudo escuro, mete uns arrepios ver lojas comerciais com as portas abertas e inundadas, parece que as pessoas fugiram e deixaram tudo para atrás, existe muita policia e militares para resguardar as centenas de lojas, para evitar pilhagens, ouvem-se alarmes de seguranças de muitas lojas, as ribeiras ainda transbordam mais especificamente a ribeira de santa luzia, mas o problema que está cheia de entulho e terras no seu leito, que se tornou menos profunda, a ribeira de santa luzia, normalmente tinha uma profundidade de 10 mts, agora tem pouco mais de 2 mts, devido que por baixo tem 8mts de pedras, lamas e entulho.

Está um caos.

Um bombeiro disse, que ainda bem que foi num sábado e não numa 2º f porque assim haveria mais pessoas na baixa do Funchal no seus trabalhos, os parques de estacionamentos estariam cheios, se fosse assim teria maiores proporções exponenciais de dita tragédia. Pelo menos a mãe natureza escolheu um Sábado!!!

Amanha vão dar uma nova actualização do nº de mortos para ao meio-dia, mas acredito que subirá, já hoje fica oficialmente nos 32.

Agora tratar dos vivos e contabilizar prejuízos!!!

Obrigado de tudo coração pela solidariedade e pelas lindas palavras escritas neste fórum.

Às vezes nós Madeirenses pensamos que somos esquecidos, às vezes nos sentimos portugueses de 3º, mas com estas palavras escritas, qualquer Madeirense deixa de pensar em um instante que é de 3º, saiu-me uma lágrima no olho escrevendo estas frases. Muito obrigado!!!

Tenho um receio, e ando um pouco sensível, devido que parece que tenho uma aluna do ano passado desaparecida, oxalá seja um mal entendido, porque é uma excelente pessoa!!! Não merecia nada assim. Aliás ninguém merece morrer assim!!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Foi a pouco ao Funchal, acreditem esta desolador, pedregulhos em todo lado, tem um ambiente fantasmagórico, grande parte da baixa não tem luz, todo escuro, mete uns arrepios ver lojas comerciais com as portas abertas e inundadas, parece que as pessoas fugiram e deixaram todo para atrás, existe muita policia e militares para resguardar as centenas de lojas, para evitar pilhagens, ouve-se alarmes de seguranças de muitas lojas, a ribeira ainda transbordam, mas o problema que esta cheia de entulho e terras no seu leito, que tornou-se menos profunda, a ribeira de santa luzia, normalmente tinha uma profundidade de 10 mts, agora tem pouco mais de 2 mts, devido que por baixo tem 8mts de pedras, lamas e entulho.

Esta um caos.

Um bombeiro disse, que ainda bem que foi num sábado e não numa 2º f porque assim haveria mais pessoas na baixa do Funchal no seus trabalhos, os parques de estacionamentos estariam cheios, se fosse assim teria maiores proporções exponenciais de dita tragédia. Por menos a mãe natureza escolheu um Sábado!!!

Amanha vão dar uma nova actualização do nº de mortos para ao meio-dia, mas acredito que subira, já hoje fica oficialmente nos 32.

Agora tratar dos vivos e contabilizar prejuízos!!!

Obrigado de tudo coração pela solidariedade e pelas lindas palavras escritas neste fórum.

As vezes nos Madeirenses pensamos que somos esquecidos, as vezes nos sentimos portugueses de 3º, mas com estas palavras escritas, qualquer Madeirense deixa de pensar em um instante que é de 3º, saiu-me uma lágrima no olho escrevendo estas frases. Muito obrigado!!!

Tenho um receio, e ando um pouco sensível, devido que parece que tenho uma aluna do ano passado desaparecida, oxalá seja um mal entendido, porque é uma excelente pessoa!!! Não merecia nada assim. Aliás ninguém merece morrer assim!!![/
QUOTE]

Força ai rapazes:)
este evento foi tremendo...por um lado, a nivel cientifico, foi fabuloso, mas é de facto horrivel ver que houve uma calamidade tão grande....fico confuso:( em parte suponho que há algum tipo de culpa do governo por ter sido permitido tal desgoverno/mau planeamento urbanistico...mas de facto estes 100-200mm em 12h são uma loucura:shocking:
tive agora noticias do Rog, que fala num total acumulado de 39mm, ora, isto significa que o fluxo de sul sofreu um violento efeito orografico ai na encosta sul mas a norte nao ocorreu nada de especial:shocking:

por ultimo, e mais uma vez, desejo que corra tudo bem...que a vida retorne ao normal na nossa perola do atlantico, atrevo-me a dizer que todos nós aqui do forum somos agora madeirenses e choramos a tragedia em unissono:sad:
a medeira não será nunca um portugal de 3a, alias, é e sempre será um simbolo do melhor de portugal e fonte de riquesa:thumbsup:
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Hoje pela manha tínhamos alguns utilizadores do fórum a reportar, mostrando algum pânico, e que no pico das complicações deixaram de aqui vir deixar o seu testemunho.... Espero sinceramente que tudo esteja bem com eles e que em breve possam voltar aqui para dizer como foi (e espero que só) o grande susto do dia de hoje. ;)
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Hoje pela manha tínhamos alguns utilizadores do fórum a reportar, mostrando algum pânico, e que no pico das complicações deixaram de aqui vir deixar o seu testemunho.... Espero sinceramente que tudo esteja bem com eles e que em breve possam voltar aqui para dizer como foi (e espero que só) o grande susto do dia de hoje. ;)

Aqui, tudo bem, durante a tarde as comunicações tiveram mesmo más ou foram inexistentes.
Já estou mais descansado, já falei com a família que vive no Funchal e está tudo bem.
As minhas orações vai para quem perdeu os ante queridos, casas e haveres; É preciso muita coragem para reerguer o que o temporal destruiu.
Pensávamos nós que estas situações só aconteciam aos outros e só as víamos na TV, mas agora vivemos esta realidade, é muito triste custa muito!

Total de precipitação do dia 20-02-2010, 78,2 mm.
Dados actuais:
Temperatura: 13 ºC
Humidade: 99% ( Está nevoeiro )
Pressão: 1004 Hpa
Vento: 7,9km/h de Oeste
Precipitação desde as 0:00: 0mm
Até amanhã
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa noite,
Situação catastrófica pelas vertentes sul da Madeira, os videos da força das águas são impressionantes. A lamentar as dezenas de pessoas que perderam a vida neste temporal :(

Pelo norte a situação foi bem mais calma, a registar "apenas" 39,5mm em todo o dia, com chuva fraca a moderada.
As comunicações estiveram complicadas durante todo o dia.

O Radar aqui teria sido uma ajuda preciosa, esperemos que quem de direito veja a importância e necessidade de um equipamento desta natureza na ilha.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estive fora o dia tudo, e fui apenas acompanhando as noticias via rádio.
Nem queria acreditar no que ia ouvindo.

Agora vendo as imagens, consigo ter um pouco de noção da tragédia que se abateu na ilha da Madeira.

Um abraço de força a todo o povo madeirense. :thumbsup:

------------------

Já agora, alguns dos links que foram postados, foram feitos de forma directa, ou seja, ao clicar agora neles, não conseguimos visualizar o que na altura era pretendido mostrar.

Assim, peço a todos que tentem sempre publicar a imagem, ao invés de colar apenas o link.
Para que a imagem não se perca com o tempo.
Nem que seja um print screen de uma foto/vídeo.

Imagens das webcams da Madeira que pararam de transmitir ao longo do dia.

FUNCHAL

1-17.jpg


2-18.jpg


3-11.jpg


4-6.jpg


5-3.jpg


14.jpg




CALHETA

Calheta-4.jpg



PONTA DO SOL - Com derrocada visível.

PontadoSol-3.jpg



RIBEIRA BRAVA

RibeiraBrava.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa tarde!

Neste momento pelos Açores:

vento muito forte (65km-75/km/h) com rajadas até os 100km/h
Aguaceiros
Ondulação de oeste 5- 6 metros
De salientar as fortes Trovoadas de hoje pela manhã em São Miguel

Temperatura local: 14º