Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010



jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Temporal. Calheta: À a lamentar uma morte no concelho, um trabalhador das Estradas da Madeira que morreu a limpar a estrada do Paul do Mar. Na zona do Pinheiro ( Arco da Calheta) à uma casa que foi atingida pela enxurrada, presume-se que existam 2 pessoas no interior, o socorro esta a se fazer de maneira muito morosa....

Ainda não existem comunicações!
 

profgeo

Cumulus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
140
Local
Caniço- Funchal!!!
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

bom dia pessoal o sol brilha por aqui!!!

mas estou:eek: com este jornalista da sic, SANTA ANTONIO nao é uma ALDEIA!!!!! mas sim uma freguesia da funchal, a mais povoada da madeira(mais de 20.000 mil habitantes).

ja agora aquilo nao e a cota 200 mas sim perto do das instalações do maritimo!!!

a cota 200 corresponde em certas partes a via rapida, mais abaixo
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Temporal na Madeira em análise com o meteorologista Anthímio de Azevedo


http://sic.sapo.pt/online/video/inf...ista-anthimio-de-azevedo20-02-2010-205038.htm

"Eu vou imitar um bocadinho a voz dele!!!":angry:
Ele simplesmente podia dizer normalmente e não pronunciar daquela maneira, foi no minimo estúpido da parte desse senhor. E o pior é que nem sabe imitar minimamente a pronúncia madeirense. Até parece que está a gozar com o povo madeirense!:mad::disgust:
 

Mamede

Cirrus
Registo
4 Fev 2009
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Esta madrugada recebi uma notícia através de um amigo meu que ainda estou chocado, eu pensava que uma amiga minha estava cá no Algarve(Tavira) que é natural da Madeira estivesse cá, mas na 6ªfeira ela partiu para o Funchal para ir passar uma semana de férias à terra natal, ninguém sabe dela, eu telefono-lhe aparece sempre aquela voz irritante, deixe mensagem no voice-mail, ela é TMN e na ilha a rede TMN não funciona, espero que esteje tudo bem com ela, ela é uma pessoa espectacular e não merecia isto, tenho esperança que ela esteja bem.:(

Madeira: radar meteorológico podia ter previsto o temporal três horas antes de acontecer


http://sic.sapo.pt/online/noticias/...+o+temporal+tres+horas+antes+de+acontecer.htm

A todos os madeirenses, o meu abraço solidário.
A todos os políticos esqueçam as guerras e unam-se na ajuda à Madeira.
Aos moderadores - quanto custa o radar?
Seria possível lançarmos uma campanha para a compra do dito?
Quem quizesse no forum comparticiparia, e tentariamos envolver toda a sociedade na nossa causa?
Assim, para além das palavras de solidariedade fariamos algo de positivo pela Madeira.
Será que é possível?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

De facto uma tragédia de contornos e consequências ainda não conhecidos...:(

nas notícias ouvi há momentos que na zona do Curral das Freiras no interior da ilha e rodeada de escarpas e montanhas, houve grandes deslizamentos de terras que soterraram muitas casas..não se sabe ao certo o que se passou naquela zona pois até os helicópteros estão com dificuldades em chegar lá....4000 pessoas estão entregues à sua sorte...:(

Outras zonas no interior da ilha também estão incontactáveis...ou porque estão desaparecidos ou porque as comunicações telefónicas não funcionam e por isso não podem dar notícias...
 

Miazita

Cirrus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
10
Local
Barcelos, Braga
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

De facto uma tragédia de contornos e consequências ainda não conhecidos...:(

nas notícias ouvi há momentos que na zona do Curral das Freiras no interior da ilha e rodeada de escarpas e montanhas, houve grandes deslizamentos de terras que soterraram muitas casas..não se sabe ao certo o que se passou naquela zona pois até os helicópteros estão com dificuldades em chegar lá....4000 pessoas estão entregues à sua sorte...:(

Outras zonas no interior da ilha também estão incontactáveis...ou porque estão desaparecidos ou porque as comunicações telefónicas não funcionam e por isso não podem dar notícias...


alguem sabe para quando estam previstas serem renovadas as comunicaçoes? :sad:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Aos moderadores - quanto custa o radar?
Seria possível lançarmos uma campanha para a compra do dito?
Quem quizesse no forum comparticiparia, e tentariamos envolver toda a sociedade na nossa causa?
Assim, para além das palavras de solidariedade fariamos algo de positivo pela Madeira.
Será que é possível?

Um radar custa 2 milhões de euros :)

O IM que ironicamente ainda há pouco esteve na Madeira e pressionou sobre o assunto deve aproveitar esta tragédia para pressionar ainda mais. Nada tem de imoral fazê-lo nesta altura, pois os políticos e governantes, de todas as cores, este problema dos radares é transversal a décadas de diferentes governos, pois os políticos só metem trancas à porta com a casa roubada, e se não for agora não será nunca.

Hoje o assunto é falado na comunicação social, suponho que por pressão do IM, e se assim for, tem também todo o nosso apoio. O radar está já previsto, mas estou convencido que iríamos ver isto a arrastar-se durante anos e anos como está a ser com o radar do norte do país, pode ser que agora com a tragédia seja diferente.

Refira-se que ninguém pode afirmar que o radar mudaria alguma coisa na dimensão desta tragédia, mas o radar é essencial em meteorologia, e qualquer hora de antecipação que se ganhe é importante. Para além do radar há muita coisa que é preciso mudar em Portugal, na forma como um aviso vermelho urgente chega à população por exemplo.

Mais logo compilo estas mensagens do radar e junto a outras que estão dispersas pelo fórum, para também nós todos pressionarmos o assunto. Talvez pudéssemos lançar uma petição sobre o assunto.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

O Curral das freiras (Câmara de Lobos) e Serra de agua (Ribeira Brava), são localidades que pouco se sabe, o meu receio é que o nº de mortos aumente, mas penso que os 248 desaparecidos, a sua grande maioria serão pessoas incontactaveis, a Madeira profuncda e rural, tem vales muitos profundos de de fortes declives que podem chegar a 500 mts de alt literalmente em queda livre, onde muitas ribeiras tem o seu berço nesses vales, os relatos é de muitas enxurradas, muitas casas soterradas. O próprio presidente da junta do Curral, não tem ainda a completa noção da dimensão, devido que caiu muitas pontes e o acesso é impossivel, só é possivel chegar com montanhistas!!! oxála essas pessoas estejam tudo bem a espera de ajuda.:sad:

O tempo actual as 13:30h

Ceú Limpo ou Pouco Nublado no litoral sul, mas nas montanhas existe muitas nuvens com algum desenvolvimento. Só devo de destacar o vento que é moderado!!!

Temperatura actual: 20,2ºC
HR: 75%
Precipitação desde as 00h: 0,2mm
Vento: WSW a 28,9 km/h, rajadas de W 43,7 Km/h
Pressão: 1005.1 mb

Total precipitação de ontem depois de uma contagem exaustiva e definitiva foi: 119,9 mm na minha estação.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

alguem sabe para quando estam previstas serem renovadas as comunicaçoes? :sad:

Esta prevista para 2ºf a tarde, a comunicação estará completamente restabelecidos a nível, móvel, TV e internet. (meo, TMN e PT) o seja são entidades que fazem parte da PT.

Zonas altas dos concelhos, zonas montanhosas, zona oeste e norte da ilha são as áreas que sofreram com os problemas de comunicação.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Um radar custa 2 milhões de euros :)

O IM que ironicamente ainda há pouco esteve na Madeira e pressionou sobre o assunto deve aproveitar esta tragédia para pressionar ainda mais. Nada tem de imoral fazê-lo nesta altura, pois os políticos e governantes, de todas as cores, este problema dos radares é transversal a décadas de diferentes governos, pois os políticos só metem trancas à porta com a casa roubada, e se não for agora não será nunca.

Hoje o assunto é falado na comunicação social, suponho que por pressão do IM, e se assim for, tem também todo o nosso apoio. O radar está já previsto, mas estou convencido que iríamos ver isto a arrastar-se durante anos e anos como está a ser com o radar do norte do país, pode ser que agora com a tragédia seja diferente.
Refira-se que ninguém pode afirmar que o radar mudaria alguma coisa na dimensão desta tragédia, mas o radar é essencial em meteorologia, e qualquer hora de antecipação que se ganhe é importante. Para além do radar há muita coisa que é preciso mudar em Portugal, na forma como um aviso vermelho urgente chega à população por exemplo.

Mais logo compilo estas mensagens do radar e junto a outras que estão dispersas pelo fórum, para também nós todos pressionarmos o assunto. Talvez pudéssemos lançar uma petição sobre o assunto.



Ora nem mais...sempre era uma maneira de toda a comunidade MeteoPT (e não só) ajudar os Madeirenses :thumbsup:

Força nisso!!
 

Mamede

Cirrus
Registo
4 Fev 2009
Mensagens
19
Local
Lisboa
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Um radar custa 2 milhões de euros :)

O IM que ironicamente ainda há pouco esteve na Madeira e pressionou sobre o assunto deve aproveitar esta tragédia para pressionar ainda mais. Nada tem de imoral fazê-lo nesta altura, pois os políticos e governantes, de todas as cores, este problema dos radares é transversal a décadas de diferentes governos, pois os políticos só metem trancas à porta com a casa roubada, e se não for agora não será nunca.

Hoje o assunto é falado na comunicação social, suponho que por pressão do IM, e se assim for, tem também todo o nosso apoio. O radar está já previsto, mas estou convencido que iríamos ver isto a arrastar-se durante anos e anos como está a ser com o radar do norte do país, pode ser que agora com a tragédia seja diferente.

Refira-se que ninguém pode afirmar que o radar mudaria alguma coisa na dimensão desta tragédia, mas o radar é essencial em meteorologia, e qualquer hora de antecipação que se ganhe é importante. Para além do radar há muita coisa que é preciso mudar em Portugal, na forma como um aviso vermelho urgente chega à população por exemplo.

Mais logo compilo estas mensagens do radar e junto a outras que estão dispersas pelo fórum, para também nós todos pressionarmos o assunto. Talvez pudéssemos lançar uma petição sobre o assunto.

Obrigada pela resposta e esclarecimentos.
Vamos então pela petição, e já agora também um radar para o Norte!
Contém comigo!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Obrigada pela resposta e esclarecimentos.
Vamos então pela petição, e já agora também um radar para o Norte!
Contém comigo!

É pena que tenham de ocorrer tragédias para que possam pôr mãos à obra.
Mas vamos encarar este apoio ao radar na Madeira, como uma prevenção, que no futuro nos poderá ser muito útil. ;)


Sobre o radar no norte, já há um tópico de discussão:

-> Radar meteorológico no norte do país (Serra da Freita, Arouca
)