Auriol Weather Station

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Como os nossos sensores estão à chuva, não era suposto indicarem uma humidade sempre superior a 95% quando está a chover ?!

É que o meu nunca passou dos 94%, quer apanhando chuva com vento de Sul ou de Norte.

A conclusão a que chego até agora (embora precise de mais elementos para um devido esclarecimento, que se alguém por aqui o puder deixar, também agradeço) é que nem todos os sensores interpretam a percentagem de Humidade Relativa de igual forma; outro ponto que penso ser decisivo é a relação localização/grau de exposição!

Dando o exemplo do meu (a 1,50m do solo com protecção) que segundo as características técnicas aponta para um valor máximo de 99%, até ao momento o máximo por ele atingido foi de 97% e curiosamente ocorreu num dia que apesar de ter sido moderadamente chuvoso, este valor foi atingido num período em que por acaso não chovia muito, apenas chuviscava!
São muitas as vezes em que nos dias com precipitação, o valor máximo atingido se fica entre os 85 e os 90%. Anomalia, imprecisão, grau de exposição? Na realidade não sei ao certo, se bem que acho que o último ponto seja o mais decisivo, no entanto não tenho como alterá-lo, mas tendo em vista que não se trata de um equipamento com características profissionais, qualquer exigência nesse sentido será em vão! ;)
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Medir valores altos de humidade é um grande problema para todos os sensores, até dos mais profissionais.

Do que me foi possível assistir até hoje, nas estações mais comuns:

Oregon, com limite máximo de 98%, quando a humidade é geralmente elevada, rapidamente colam a esse valor máximo, mesmo quando o valor "real" de humidade deve rondar os 90 e pouco %

Lacrosse, com a humidade alta geralmente marcam valores de humidade mais baixa. Se a humidade real é de 100% as Lacrosse podem marcar valores de apenas 90%.

As Davis com leitura máxima de 100%, também têm os seus problemas embora sejam mais precisas. O problema prende-se principalmente com alguns sensores deficientes que não permitem leituras superiores a 96%. Eu próprio passei por isso.

As estações da Auriol também devem ter o seu calcanhar de Aquiles. Têm que comparar com estações vizinhas, principalmente as do I.M. para tentarem descobrir a margem de erro aproximada.

Quanto ao valor máximo de 100%, pode ser atingido com chuva, Nevoeiro ou orvalhada agressiva. Mas...já tive nevoeiro com 90% de humidade, chuva com 50% de humidade e Orvalho com 80% de humidade.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
As estações da Auriol também devem ter o seu calcanhar de Aquiles. Têm que comparar com estações vizinhas, principalmente as do I.M. para tentarem descobrir a margem de erro aproximada.

Quanto ao valor máximo de 100%, pode ser atingido com chuva, Nevoeiro ou orvalhada agressiva. Mas...já tive nevoeiro com 90% de humidade, chuva com 50% de humidade e Orvalho com 80% de humidade.

Não tenho uma Auriol mas uma que possui (creio eu) características semelhantes e quanto a comparar valores com estações vizinhas, no meu caso, em boa parte das vezes a estimativa de valores não é linear!
São muitos os dias em que verifico desde diferenças quase nulas a grandes diferenças, visto que o local onde moro tem um grau de exposição considerável e situa-se numa "fronteira" entre a entrada directa de massas de ar fresco e húmido do Atlântico na região do Oeste e as massas de ar mais secas, frias ou quentes consoante a época, vindas de zonas mais ao interior.

Quanto aos valores do 2º parágrafo, essas aparentes irregularidades também me sucedem; só não recordo de ter chovido com apenas 50% de humidade, mas é apenas um pequeno pormenor que se pode considerar irrelevante no contexto.
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite

Gostaria de ouvir a opinião dos que sabem, relativo a um facto que passo a enunciar:

A noite passada foi bastante humida com formação de nevoeiro e orvalho. O meu pluviómetro indicava hoje de manhã 0,5 mm. Este facto já aconteceu numa outra noite com caracteristicas identicas, e por isso a questão que coloco, é se aquelas condições poderão originar que o pluviómetro assinale aqueles valores, ou se é caso de deficiência do sensor de humidade.
Aguardo os vossos comentários.

Cumprimentos
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Boa noite

Gostaria de ouvir a opinião dos que sabem, relativo a um facto que passo a enunciar:

A noite passada foi bastante humida com formação de nevoeiro e orvalho. O meu pluviómetro indicava hoje de manhã 0,5 mm. Este facto já aconteceu numa outra noite com caracteristicas identicas, e por isso a questão que coloco, é se aquelas condições poderão originar que o pluviómetro assinale aqueles valores, ou se é caso de deficiência do sensor de humidade.
Aguardo os vossos comentários.

Cumprimentos

É possível embora 0,5 mm seja um pouco exagerado. Olhando para as estações vizinhas parece que foi mesmo chuva que aí caiu, logo depois das 0 horas.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Esta estação p'ra mim foi uma decepção:( verifiquei um dia de manhã que assinalava 230 mm acumulados, algo que não seria possível, a quantidade de chuva não chegaria a tanto, não houve qualquer queda de água em cima do pluviometro, mudei-lhe as pilhas, mas com muita pena, após toda a montagem da estação, o pluviometro avariou naquele dia:( não sei se troco por uma igual ou se ponho a hipótese de comprar uma estação de qualidade e barata.:hehe:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Então não é que ontem de manhã, quando me levantei verifiquei que o meu pluviometro marcava 240 mm :eek::huh::shocking:

Quer dizer, numa noite, choveu mais que durante todo o mês de Janeiro :eek::huh:

Pensei que desta vez o pluviometro tinha se avariado, mas o que é certo é que continua a funcionar, e agora voltou a dar valores normais.

Como todos sabem tenho um 2º sensor, estando este protegido, e de noite tenho valores semelhantes em termos de temperatura, mas em termos de humidade o sensor da Auriol marca quase sempre menos 20% de humidade em relação ao 2º sensor.

Sei que não sou o único, pois o amigo zejorge, tem o mesmo problema......
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Como todos sabem tenho um 2º sensor, estando este protegido, e de noite tenho valores semelhantes em termos de temperatura, mas em termos de humidade o sensor da Auriol marca quase sempre menos 20% de humidade em relação ao 2º sensor.

Sei que não sou o único, pois o amigo zejorge, tem o mesmo problema......

Perfeitamente lógico, uma vez que resulta de um problema de absorção de radiação solar, directa e/ou difusa que deturpa os valores da temperatura por excesso e os valores da humidade por defeito.
 

migmor

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
54
Local
Lordelo-Paredes
Boa tarde a todos os proprietários desta estação...e não só

Estou muito desiludido e não sei o que fazer. É só problemas...

1º Montei o anenómetro e termometro e cerca de 8 metros do receptor só que este nem sempre recebe os dados... ora recebe ora aparece ----. Acontece que tenho outra estação e esta recebe perfeitamente os dados da temperatura da Auriol. Logo concluo que o defeito é do receptor Auriol.

2º O pluviometro trabalhava na perfeição até há cerca de 1 mês. Agora por vezes aparecem valores disparatados tipo 240mm num dia, ora tb aparece ás vezes ----.

Tenho-a ligada a um transformador e hj resolvi meter-lhe as pilhas e andar a "passea-la" pelo quarto a ver se captava melhor em alguns sítios!!! Mas volto ao mesmo, tanto capta como ----, enfim...

Só funciona bem quando vou lá para fora e encosto-me ao mastro do anenometro, aí a uns 50 cms entre emissor e receptor lol


Será só problema meu? 8 metros com uma janela de vidros duplos é muito?

E já agora se fôr ao Lidl reclamar ao fim de 2 meses da compra o que eles fazem? Já não têm nenhuma por certo... Vai para arranjar? Fica mais caro o arranjo que o valor dela... Devolvem-me o dinheiro?

Agradecia o máximo de comentários possível

Obrigado a todos
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
E já agora se fôr ao Lidl reclamar ao fim de 2 meses da compra o que eles fazem? Já não têm nenhuma por certo... Vai para arranjar? Fica mais caro o arranjo que o valor dela... Devolvem-me o dinheiro?

Poderão ter em estoque mas o não é garantido porque normalmente lançam estes produtos apenas periodicamente em jeito de promoção e ao fim de algum tempo poderão devolver o excedente após ter terminado essa promoção.

Se tiverem mais unidades disponíveis, "poderás" ter a pouca sorte de possuírem o mesmo tipo de anomalias. :rolleyes:

Se mandares arranjar por intermédio deles, claro que aqui funciona o efeito da garantia do produto e obviamente não terás que pagar qualquer cêntimo, ou então terás direito ao reembolso integral do custo. A decisão terá que vir de ti; se estás disposto a arriscar uma destas hipóteses continuando com uma estação a qual já te deu provas de pouca confiança, arrisca; se não aproveita e reinicia a procura de modelos alternativos de estações. ;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boa tarde a todos os proprietários desta estação...e não só

Estou muito desiludido e não sei o que fazer. É só problemas...

1º Montei o anenómetro e termometro e cerca de 8 metros do receptor só que este nem sempre recebe os dados... ora recebe ora aparece ----. Acontece que tenho outra estação e esta recebe perfeitamente os dados da temperatura da Auriol. Logo concluo que o defeito é do receptor Auriol.

2º O pluviometro trabalhava na perfeição até há cerca de 1 mês. Agora por vezes aparecem valores disparatados tipo 240mm num dia, ora tb aparece ás vezes ----.

Tenho-a ligada a um transformador e hj resolvi meter-lhe as pilhas e andar a "passea-la" pelo quarto a ver se captava melhor em alguns sítios!!! Mas volto ao mesmo, tanto capta como ----, enfim...

Só funciona bem quando vou lá para fora e encosto-me ao mastro do anenometro, aí a uns 50 cms entre emissor e receptor lol


Será só problema meu? 8 metros com uma janela de vidros duplos é muito?

E já agora se fôr ao Lidl reclamar ao fim de 2 meses da compra o que eles fazem? Já não têm nenhuma por certo... Vai para arranjar? Fica mais caro o arranjo que o valor dela... Devolvem-me o dinheiro?

Agradecia o máximo de comentários possível

Obrigado a todos

Eu tenho a minha na janela da sala de estar, da parte de dentro claro, a uns 20m do mastro.

Os --- já me apareceu, mas só com a temperatura, erfa falta de pilhas.

Tente lá.
 

migmor

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
54
Local
Lordelo-Paredes
Serão falta de pilhas com 2 meses de uso?!

Mas a outra central recebe os dados do termómetro da auriol. E o receptor auriol está ligado a um transformador.

Obrigado na mesma...

A quem puder dar mais dicas...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Quem ainda estiver dentro do prazo de devolução e tiver problemas nestas estações, muito sinceramente a minha opinião era a de serem devolvidas.

Não confiem demasiado no material, que já se viu ser demasiado duvidoso e pouco fiável, e esperar pelo findar do prazo de devolução para ficarem com equipamento que mais tarde ou mais cedo já de nada serve. Estas Auriol parecem ter sido uma má experiência no mercado.
 

migmor

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
54
Local
Lordelo-Paredes
Penso que o prazo de devolução é de só 1 mês não?

Eu tenho a minha há mais de 2 meses...

Dá para devolver na boa?! Ou só para reparação visto que a garantia desta estação é de 3 anos?
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Perfeitamente lógico, uma vez que resulta de um problema de absorção de radiação solar, directa e/ou difusa que deturpa os valores da temperatura por excesso e os valores da humidade por defeito.

Boas....

Efectivamente concordo, mas apenas quando é de dia, e em consequência da radiação solar directa e difusa.

Mas o que mais me incomoda é o facto de tal diferença também se verificar de noite, em que não existe radiação solar directa.:angry:

Ora vejamos são 23h45,está a chover :rain: e tenho os seguintes valores:

-> Sensor Auriol:

Temperatura: 13.5 c
Humidade: 50%

-> Sensor Extra Protegido:

Temperatura: 13.9c
Humidade:72%

Conclusão:

Temperaturas muito aproximadas, na medida em que ambos os sensores não são influenciados pela radiação solar directa e/ou difusa. Correcto. :thumbsup:

Valores de humidade que diferem em +/- 20% :huh:

Esta situação é igual ao amigo ZeJorge, pois ambos temos o mesmos sensor extra.

Creio que esta diferença acentuada de valores de humidade não tem explicação, a não ser o erro elevado do sensor de humidade da Auriol, até porque quando a comprei, e quando chovia :rain:, tinha valores de humidade a rondar os 95%, e agora muito dificilmente passa dos 80%.

Vou ganhar um pouco mais de experiência e conhecimentos e muito em breve devo de fazer um upgrade de estação meteorológica, :thumbsup: , pois como todos sabem tenho condições muito razoáveis para uma boa instalação. :)