Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro 2010

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
As fotos revelam bem a brutalidade de todo este evento.





.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tenho parentes na Vila de São Vicente , ao norte da Ilha e ainda não consegui ter noticias

Carlos, acabou de ser postado isto no twitter:

«Presid de S. Vicente: Tudo bem neste momento em S. Vicente! (Uau! boas notícias!). Estão já ajudar a Ribeira Brava na Serra d'Água»
4 minutes ago from TweetChat

«Presidente S. Vicente: Boaventura: tudo bem! Sem problemas! (uau!!!!!!!!!!!)»
5 minutes ago from TweetChat

http://twitter.com/lindamachado


As equipas de socorro pedem às pessoas para não irem para o Funchal que estão a atrapalhar as operações.
 
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
45
Local
Beja
deixo a minha solidariedade para todos os habitantes da madeira, a perola do atlântico. sei o que este tipo de intempéries provoca. ja assisti a uma situação parecida aqui no distrito nas localidades do carregueiro, garvão, salvada, cabeça gorda, quintos ha uns anos atrás. um forte abraço alentejano!!!
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Um radar custa 2 milhões de euros :)

O IM que ironicamente ainda há pouco esteve na Madeira e pressionou sobre o assunto deve aproveitar esta tragédia para pressionar ainda mais. Nada tem de imoral fazê-lo nesta altura, pois os políticos e governantes, de todas as cores, este problema dos radares é transversal a décadas de diferentes governos, pois os políticos só metem trancas à porta com a casa roubada, e se não for agora não será nunca.

Hoje o assunto é falado na comunicação social, suponho que por pressão do IM, e se assim for, tem também todo o nosso apoio. O radar está já previsto, mas estou convencido que iríamos ver isto a arrastar-se durante anos e anos como está a ser com o radar do norte do país, pode ser que agora com a tragédia seja diferente.

Refira-se que ninguém pode afirmar que o radar mudaria alguma coisa na dimensão desta tragédia, mas o radar é essencial em meteorologia, e qualquer hora de antecipação que se ganhe é importante. Para além do radar há muita coisa que é preciso mudar em Portugal, na forma como um aviso vermelho urgente chega à população por exemplo.

Mais logo compilo estas mensagens do radar e junto a outras que estão dispersas pelo fórum, para também nós todos pressionarmos o assunto. Talvez pudéssemos lançar uma petição sobre o assunto.

O problema é complicado pois a Instituição Oficial (I.M.), não é politicamente relevante...desde que saiu do Ministério dos Transportes e das Comunicações...há muitos anos...é sistematicamente "abandonada" à sua sorte.
Actualmente depende do Ministério da Ciência e do Ensino Superior - Ministro Mariano Gago, tendo passado para Ministério do Ambiente no primeiro Governo de Cavaco Silva.
A lógica económicista, que se instalou no nosso País, é adversária do desenvolvimento do conhecimento e da ciência...daí a grande reserva no investimento em Técnicos adequados e Equipamentos...e é grave a tendência, que se instalou na nossa sociedade, para a funcionalização dos Cientistas.
Neste tempo de luto é bom que se reflita sobre o País em geral...espero que as autoridades e todos nós, aprendamos alguma coisa com esta calamidade.
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Autoridades fazem novo balanço de 42 mortos

O secretário dos Assuntos Sociais revelou hoje que o número de vitimas mortais do temporal que assolou a região aumentou para 42 e o número de desaparecidos está a diminuir «drasticamente».
O secretário dos Assuntos Sociais da Madeira revelou que o número de vitimas mortais do temporal que assolou a região aumentou esta tarde para 42, segundo dados oficiais. De acordo com Francisco Jardim Ramos, o número de desaparecidos está a diminuir «drasticamente».

Francisco Jardim Ramos adiantou, em declarações à agência Lusa, que o «depósito de cadáveres» foi centrado no Aeroporto da Madeira por «uma questão operacional» e que as vitimas mortais «ainda não estão todas identificadas».

No local, está uma equipa de apoio às famílias constituída por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. Referiu que dos 248 desalojados, 85 da já regressaram às suas casas, sendo pessoas que eram dadas como desaparecidas devido à grande dificuldade de comunicações.

«Continuamos no terreno a trabalhar com equipas por todas as zonas afectadas», apontou, assegurando que as coisas na freguesia do Curral das Freiras, uma das zonas que ficou isolada e que «causava preocupação» começam a regressar à normalidade e a estrada de acesso «já está transitável».

Jardim Ramos que visitou esta tarde o local, disse que se registou nesta zona uma vitima mortal, uma pessoa está dada como desaparecida, mas não existem feridos.

«Três casas foram atingidas mas essas famílias foram alojadas por familiares e temos uma equipa da Empresa de Electricidade a restabelecer a energia e vai ser activado um sistema de fornecimento de água potável», adiantou.

Jardim Ramos salientou que as «coisas estão a ser normalizadas e, apesar deste grande impacto as coisas estão-se resolvendo».

Quanto aos doentes que foram internados no hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, assegurou que «estão a evoluir favoravelmente e o número de desaparecidos está a diminuir drasticamente».

fonte: tsf
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Ele esta bem, segundo o vince disse a pouco aqui no própio forum. O norte onde mora o rog, não foi muito atingido!!! o pior foi na vertente sul da ilha. Hazores!!! Não te preocupes com ele esta tudo bem!!!

sim eu já tinha lido que ele morava na costa norte, mas como ainda não tinha visto nenhum post dele tornei a perguntar apenas para confirmar. ainda bem que não aconteceu nada de especial com os "nossos" colegas da madeira.

edit: afinal parece que ele já tinha postado aqui no forum eu é que não tinha visto...
 

profgeo

Cumulus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
140
Local
Caniço- Funchal!!!
ola pessoal boa tarde!!!!

estive hoje nas redondezas do mercado dos lavradores e digo-vos nunca vi nada assim:sad::sad:

há um cheiro intenso a gasolina, ruas com um metro de rochas de altura, estive a ver as limpezas da ribeira joao Gomes, e nunca vi nada assim. a ribeira agora corre na rua, e dentro da ribeira estão as maquinas em limpeza!!:sad::sad:

nunca vi nada assim:( e triste ver a nossa cidade e claro toda a ilha da madeira assim:sad:

esteve ha pouco a dar nas noticias, que no parque dolce vita nao havia ninguem e que a estrada em frente ao dolce vita, elevou-se dois metros, já há uma brecha e há risco ruir aquela zona:shocking:
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Un abrazo muy grande desde La Palma. En los foros de meteorología canarios siempre estamos pendientes de lo que pasa en Madeira.
¡ánimo!

Gracias por todo, rober, los canarios y los madeirenses tenemos mucho en comun entre nosotros, compartimos um clima muy parecido. Canarias es muy linda, me gusta Tenerife y La Gomera son muy parecidas a nuestra isla. La palma tambien claro esta!!! Un fuerte abrazo de aqui de Madeira!!!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Estou solidário com o povo madeirense que perdeu os seus bens e os seus entes queridos porque sei bem o que é estar a escassos metros desse tipo de tragédias... Os Açores também já foram palco desses eventos extremos por várias vezes por isso sei bem o que vocês estão a sentir!

Penso que essa tragédia não teria sido tão devastadora se não se tivessem cometido graves deficiências ao nível de planeamento urbanístico na Madeira. Há um certo desequilíbrio na ordem do ordenamento de território na Madeira que já vem de trás.

É incrível ver-se casas construídas em cima de falésias, construção de casas em zonas propensas a leito de cheias, ribeiras estranguladas, e a saturação dos solos devido à construção excessiva de habitações. Eu até ponho as mãos à cabeça. É suicídio autêntico os graves erros que se cometem aí na Madeira :eek::eek:

É claro depois que as consequências são desastrosas sempre que se proporcionam esses eventos climáticos extremos como esses e quem paga a factura são as próprias pessoas.

Em Portugal infelizmente existe uma grande falta de responsabilidade e de coerência no que diz respeito ao planeamento urbanístico.

Aqui nos Açores graças a deus isso não acontece e sempre que se verificam cheias espectaculares como a mais recente em 1999 na Povoação, a subida estrondosa da Ribeira de Além e da Ribeira de Pelames que vão desaguar à Vila da Povoação que tal como o Funchal situa-se também num enorme "anfiteatro", à beira-mar e que arrastou e destruiu casas, carros e matando várias pessoas, deveu-se sobretudo ao entupimento das mesmas ribeiras e não à excessiva construção urbanística que nós vemos na Madeira. Daí que os solos em certas zonas na Madeira estejam super saturados.

Há que apontar aqui o dedo também à falha humana porque culpar apenas e unicamente o tempo não será correcto fazê-lo. O homem tem aqui muitos dedos de culpa nessa tragédia.

Agora é altura de enterrar os mortos e tratar dos sobreviventes...