Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde!

Aqui pela Ribeira Chã, vento forte e algumas abertas

Ao que parece a partir de quarta feira a temperatura vai descer e está prevista queda de granizo para todo o arquipélago

já hoje vi granizo na minha freguesia, aliás acordei com ele a bater na janela:thumbsup:

neste momento chove intensamente onde me encontro e está escuro que parece que o céu vai "desabar". estou junto à EMA do climaat na terra-chã
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tens uma certa razão no que dizes, mas esta ciência é mais complexa do que também imaginas. Um radar é importante para a Madeira, mas na minha opinião o mais urgente é como fazer chegar os avisos rapidamente à população.

Tens que ter calma como já foi referido n vezes. Até 6ª-Feira ainda falta uma eternidade.

O instituto de meteorologia... Bem, acredita segui durante algum tempo os modelos meteorológicos da CMC, é modelo de previsão de 3 em 3 horas do centro meteorológico do Canada e era mais preciso que as previsões do instituto de meteorologia portuguesa.

Algo está mesmo muito mal!!!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pelo que vejo as coisas estão piores para aí!

Hoje por aqui até agora só caíu um aguaceiro, mas nada de especial. Apenas o vento é que é muito.

Vamos a ver se aí consegues umas fotos interessantes do Pico da Vara;)

Por aqui o tempo muda muito num piscar de olhos. São os microclimas do Nordeste. Durante todo o santo dia foi vento forte e queda de aguaceiros que por vezes foram fortes.


Por agora céu encoberto parece que vai cair forte chuva. O céu está encoberto e sopra forte de Oeste

temperatura local: 13 º
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

neste momento está um tempo que ninguem percebe!

olhando para o céu ele apresenta-se estrelado, mas se olharmos para SW e para NE ele apresenta-se nublado e a fazer relampagos, não se ouvindo um trovão que seja...
não são é relampagos bonitos pois só se vê os clarões enão se consegue ver o raio.
 

halo

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
4
Local
Lisboa
boa tarde,

peço desculpa pela insistencia nas minhas perguntas, mas eu estava junto a uma daquelas ribeiras (dolce vita) e assiti a tudo como tambem tive de correr para salvar-me.

acho lastimavel que o instituto de metereologia não esteja sempre a passar a informação correcta ou entao atempadamente.

desculpem o desabafo mas quando quero saber da previsao do tempo venho sempre aqui ao forum , porque acho que alguns membros percebem e são confiaveis na previsao que fazem..nem que seja so para alertar..enfim mais vale prevenir do que remediar..porque quando vou ao IM o tempo esta sempre com sol , chuva fraca...vejam a de dia 26


Olá IceWoman. Acabei de consultar a pág. do IM para dia 26, e prevê chuva moderada para o Funchal. Contudo convem acompanhar a consistência da previsão, porque dependem de modêlos e os "Nowcastings" só respondem a muito curto prazo
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
boa noite,

neste momento está um tempo que ninguem percebe!

olhando para o céu ele apresenta-se estrelado, mas se olharmos para SW e para NE ele apresenta-se nublado e a fazer relampagos, não se ouvindo um trovão que seja...
não são é relampagos bonitos pois só se vê os clarões enão se consegue ver o raio.

Por agora relâmpagos aqui pelos céus do Nordeste... Mas esses já têm raios Hazores :D

Não fazem é barulho.

O vento sopra forte e aguaceiros por vezes fortes

Temperatura local: 12.3
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Noite.
Dados actuais:
Temperatura: 13,6 ºC
Humidade: 99% (nevoeiro)
Pressão: 1013 Hpa
Vento: 8,6 Km/h - Oeste
Ontem caíram 27,7 mm, e na estação "underground" do Estreito da Calheta apenas 5,6 mm, não sei se foi algum erro na estação minha, mas sei que houve períodos de chuva intensa entre a meia noite e a uma da manhã e depois pelas 17 horas.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
De salientar que durante o verão passado alguns níveis de algumas lagoas e lagoeiros dos Açores tinham visto os seus níveis de água terem baixado a níveis recorde, e nunca dantes vistos aqui nos Açores.

Agora e ao contrário do verão passado, as lagoas e os lagoeiros de São Miguel, já têm os seus valores de água repostos e já excederam em muito a média normal. Se em São Miguel os valores de água estão muito acima dos valores aceitáveis o mesmo tb deve de estar nas lagoas das Flores, Pico, Corvo e Terceira.

Basta dizer que algumas lagoas da zona Oeste de São Miguel como (Lagoa do Canário, Lagoa do peixe, Lagoa Rasa, Lagoa das Éguas) e outras como a Lagoa de São Brás e a Lagoa do Fogo na zona Central da ilha estão a transbordar de água muito para além das suas margens.
Pelos vistos o inverno esse ano tem sido bastante generoso para alguns... ou não :(
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
boa noite,

neste momento está um tempo que ninguem percebe!

olhando para o céu ele apresenta-se estrelado, mas se olharmos para SW e para NE ele apresenta-se nublado e a fazer relampagos, não se ouvindo um trovão que seja...
não são é relampagos bonitos pois só se vê os clarões enão se consegue ver o raio.

é igualzinho aqui ao litoral norte
tal e qual como descreveste :)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Por aqui a passar uma descarga eléctrica na zona leste de São Miguel (essa já com barulho) e começam a cair fortes pingos...
temperatura: 12º
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pelo que vejo as coisas estão piores para aí!

Hoje por aqui até agora só caíu um aguaceiro, mas nada de especial. Apenas o vento é que é muito.

Vamos a ver se aí consegues umas fotos interessantes do Pico da Vara;)

Pois é Miguel segundo as previsões para os Açores os próximos dias vão ser com muito frio. O granizo e as trovoadas confirmam-se para os dias 4 e 5 feira no arquipélago.

Para 6 feira próxima e Sábado são previstos valores máximos para cá bastante baixos e a sorte é que teremos bastanta chuva.
Agora é que o nosso Pico da vara vai ficar todo branquinho :lol:

A ver se tiro umas boas fotos :D :D

Por agora vento forte (50-65km/h) com rajadas que poderão atingir os 90km/h, aguaceiros de granizo.

Miguel... amanhã o nosso piquinho pelos vistos vai acordar branquinho.. :D Esperemos é que não haja o típico "capacete" :p

Temperatura neste momento: 11º
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Por agora relâmpagos aqui pelos céus do Nordeste... Mas esses já têm raios Hazores :D

pois, pois....

mas eu não sabia como explicar o que via por isso descrevi dessa maneira para terem uma pequena noção do que se estqava a passar.

mas acho que existe um nome especifico para este tipo de trovoada, pelo menos cá na terceira dão um nome geldações, não sei se é bem assim, isto não me soa lá muito bem...

por agora o céu apresenta-se nublado com algumas abertas.

eu cá estou à espera do frio...