Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Vamos com calma. Ainda faltam alguns dias e a tendência será sempre de atenuação do que está modelado neste momento, o que levaria a que seja uma situação a seguir com atenção, mas que em minha opinião não levará a consequências tão catastrofistas como as previstas por alguns membros.

Apenas tinha uma questão técnica, espero que nada disto aconteça.:D
 


seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Nova run do NOGAPS mantém um "monstro" de 945-950mb mas afastado, com o centro a 500km a NW da Galiza. Continua a parecer pouco credível, porque afastado dos modelos principais, mas é interessante...
Os ciclones tropicais de categoria 1 têm que ter ventos médios acima de 119 km/h, nada disso é possível neste caso, mas parece consistente a possibilidade de rajadas com essa força, de acordo com os modelos até agora. Por falar nisso, este "bicho" já tem nome (para o caso de ser algo a recordar)?
 

jocarva

Cirrus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
18
Local
Fafe
Penso que não estas enganado, e se meterem para Sagres dão vento constante de 100km/h.
Só queria aqui alertar para uma coisa, nesse dia as marés serão vivas penso que todas as pessoas sabem o que isso significa ou seja, são marés grandes onde vazam e enchem muito. E a maré cheia será da parte da tarde por isso muita cautela atenção a bens materiais ao pé do mar;)



Boa tarde a todos.

Começo obviamente, depois de tudo o que tenho lido, a ficar sériamente preocupado e porque os meus conhecimentos nesta matéria são no reduzidos assalta-me uma dúvida: se se esperam ventos com velocidades dessa ordem de grandeza para Sagres então o que deveremos esperar para a zona de Braga, muito próximo do centro, portanto?


Cumprimentos.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Boa tarde a todos.

Começo obviamente, depois de tudo o que tenho lido, a ficar sériamente preocupado e porque os meus conhecimentos nesta matéria são no reduzidos assalta-me uma dúvida: se se esperam ventos com velocidades dessa ordem de grandeza para Sagres então o que deveremos esperar para a zona de Braga, muito próximo do centro, portanto?


Cumprimentos.

Boa tarde, eu primeiro que tudo estou a relatar estes dados, que são de alguns sites de alguma confiança e que retiram os dados do modelo GFS. Eu espero sinceramente que perca força ou que não nos atinja com aquela intensidade. Como as isobaras da depressão estão muitas juntas(sinal de uma depressão extremamente cavada) na zona sul e centro de Portugal e como estão os modelos penso que a zona a ser a mais afectada seria toda a zona sul e litoral oeste e mesmo o norte porque isto que esta modelado é um bicho dos grandes. Para mim afectaria todo o Portugal mas claro com mais intensidade as zonas costeiras e terras altas;)
 

jocarva

Cirrus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
18
Local
Fafe
Boa tarde, eu primeiro que tudo estou a relatar estes dados, que são de alguns sites de alguma confiança e que retiram os dados do modelo GFS. Eu espero sinceramente que perca força ou que não nos atinja com aquela intensidade. Como as isobaras da depressão estão muitas juntas(sinal de uma depressão extremamente cavada) na zona sul e centro de Portugal e como estão os modelos penso que a zona a ser a mais afectada seria toda a zona sul e litoral oeste e mesmo o norte porque isto que esta modelado é um bicho dos grandes. Para mim afectaria todo o Portugal mas claro com mais intensidade as zonas costeiras e terras altas;)

Peço desculpa....quando me referia a "centro" referia-me ao centro da depressão. Tentava perceber a relação que existe entre a distância ao centro e a velocidade dos ventos associados ou seja, julgo saber que a quantidade de precipitação aumenta com a proximidade ao centro. E a velocidade do vento? Daí a minha pergunta relativamente a Braga.


Obrigado
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
O windguru coloca ventos médios na zona de Faro de 91 km/h, em termos de rajada bem podem atingir os 150km/h, se este vento em junção com a ondulação e caso, tudo junto seja quando a préia-mar ocorrer, vejo uma situação como ocorreu a 31 de Dezembro de 1998, em que a Ria Formosa entrou Olhão a dentro, não estou a exagerar, só estou a fazer uma relação com os dados de vento e ondulação que estão a ser mostrados. Este temporal pode causar muitos danos na costa algarvia.

Nestes casos tem de se levar em conta também a chamada maré de tempestade ("Storm surge") por cada 100 hPa no decréscimo da pressão atmosférica em relação à pressão normal (cerca de 1013 hPa) o nível da água água do mar sobe cerca de 1 metro (barómetro invertido). Ou seja à maré astronómica, deve-se juntar os efeitos da agitação marítima associada ao vento local e não só e também a subida do nível da água devido ao cavamento do campo isobárico...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Peço desculpa....quando me referia a "centro" referia-me ao centro da depressão. Tentava perceber a relação que existe entre a distância ao centro e a velocidade dos ventos associados ou seja, julgo saber que a quantidade de precipitação aumenta com a proximidade ao centro. E a velocidade do vento? Daí a minha pergunta relativamente a Braga.


Obrigado

Exactamente no centro das depressões as velocidades do vento são mais baixas..na periferia e onde as isobaras estiverem muito juntas ( como é o caso desta depressão que estamos a acompanhar) isso significa que existe uma grande diminuição da pressão da periferia para o centro ( numa distãncia relativamente curta) e isto causa ventos fortes.. a direcção do vento é ligeiramente cruzada com as isobaras e no sentido do centro da depressão..por exemplo nos furacões a zona do olho( centro ) é uma zona de "calmaria" comparada com o que se passa junto à parede do olho...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Os modelos parecem ser uniformes em prever uma tempestade que poderá ser das maiores da década !

Se olharem para o satélite está a engrossar bastante, parece ir de novo em direcção à Madeira (ou talvez um pouco mais a norte) o que não é nada desejável, e depois vem direitinha a Portugal continental.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Peço desculpa....quando me referia a "centro" referia-me ao centro da depressão. Tentava perceber a relação que existe entre a distância ao centro e a velocidade dos ventos associados ou seja, julgo saber que a quantidade de precipitação aumenta com a proximidade ao centro. E a velocidade do vento? Daí a minha pergunta relativamente a Braga.


Obrigado

Eu não sou a pessoa certa para lhe responder, pois sou um amador e sobre essa matéria não lhe consigo responder totalmente, mas penso que quanto mais perto do centro menos vento, penso que nas extremidades da depressão é onde o vento é mais forte, mas penso que a zona Norte do pais vai ter uma boa quantidade de precipitação devido ao centro da depressão passar já mais perto de terra;)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Nestes casos tem de se levar em conta também a chamada maré de tempestade ("Storm surge") por cada 100 hPa no decréscimo da pressão atmosférica em relação à pressão normal (cerca de 1013 hPa) o nível da água água do mar sobe cerca de 1 metro (barómetro invertido). Ou seja à maré astronómica, deve-se juntar os efeitos da agitação marítima associada ao vento local e não só e também a subida do nível da água devido ao cavamento do campo isobárico...

Exactamente, foi o grande problema de Sesimbra no ciclone de 1941, onde a água chegou até à zona da Câmara Municipal. Se a pressão estava nos 950 hPa, então o nível do mar subiu mais de meio metro, o que aliado à certamente forte ondulação, devastou o litoral.

Neste evento, é possível que a água suba cerca de 40 cm, o que agrava bastante as já só por si fortes marés e ondulação, que ainda por cima será de sudoeste. Costa Algarvia, Sesimbra e a linha do Estoril poderão ser das zonas mais afectadas (até porque não estão tão habituadas a este tipo de agitação marítima). Resta ver como as coisas evoluem, ainda nada está garantido...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
nesta imagem mostra a origem sub-tropical do sistema ainda "embrionário" da depressao que possivelmente nos afectará no sabado (continente)! o contraste entre as 2 massas é notória


Untitled-1.jpg