Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

torque

Cirrus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
19
Local
Gondomar
Sou um amador típico nestas coisas.
Comecei há pouco tempo a "gostar" disto.
Que tipo de estação me aconselham para começar. A chamada "boa e barata". E já agora onde comprar.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Há várias boas para começar, as habitualmente recomendadas são a Oregon WMR100N e a PCE FWS-20.

Compram-se no ebay.de e em mais alguns sites na Internet, apenas pesquisar um pouco e encontram-se vários sites com stock.

Para quem procura estações La Crosse, também pode procurar na Loja Náutica, em Alcântara, ou na GEM51, na Marinha Grande, ambas fazem entregas ao domicílio.

As La Crosse têm uma desvantagem, especialmente me relação ao sinal, que é muito fraco, e mesmo ligadas por cabos facilmente dão problemas, é preciso ter atenção à extensão dos cabos. A maior parte delas pertencem às gamas mais simples e básicas, embora aqui pelo fórum se defenda mais a Oregon face à La Crosse, pela geral superioridade na fiabilidade e durabilidade.
 

torque

Cirrus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
19
Local
Gondomar
Há várias boas para começar, as habitualmente recomendadas são a Oregon WMR100N e a PCE FWS-20.

Compram-se no ebay.de e em mais alguns sites na Internet, apenas pesquisar um pouco e encontram-se vários sites com stock.

Para quem procura estações La Crosse, também pode procurar na Loja Náutica, em Alcântara, ou na GEM51, na Marinha Grande, ambas fazem entregas ao domicílio.

As La Crosse têm uma desvantagem, especialmente me relação ao sinal, que é muito fraco, e mesmo ligadas por cabos facilmente dão problemas, é preciso ter atenção à extensão dos cabos. A maior parte delas pertencem às gamas mais simples e básicas, embora aqui pelo fórum se defenda mais a Oregon face à La Crosse, pela geral superioridade na fiabilidade e durabilidade.

Na região do Porto, há alguma loja?
 

Garrido

Cirrus
Registo
26 Fev 2010
Mensagens
2
Local
Viana do Castelo
Olá viva a todos,
Estou determinado a montar uma estação para uma escola em Viana do Castelo. Peço que vi aqui no forum a DAVIS vantage pro2 é a mais fiável. No entanto existem varias versões (desde a 6152 até à 6163). Qual destas devo comprar?

Como a escola tem servidor próprio com página web, que mais acessórios devo comprar para poder publicar os dados e gráficos na página?

Tenho alguma vantagem em usar um meteohub? ou uso um computador qualquer...?

Obrigado pela atenção.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
No entanto existem varias versões (desde a 6152 até à 6163). Qual destas devo comprar?

Depende das tuas necessidades, se pretendes sensores UV e solar, e se também pretendes um abrigo com ventilação forçada para permitir um maior arejamento e rapidez de resposta na circulação do ar pelo abrigo.


Há vários modelos da Davis Vantage:

VUE (modelo recente e a mais simples das Vantage, com a vantagem de ser portátil)
---
6152 (versão base Vantage Pro2)
6153 (inclui Fan-Aspirated Radiation Shield [FARS 24h])
6162 (o que o modelo 6152 traz de série + sensor UV + sensor solar)
6163 (o que o modelo 6152 traz de série + FARS 24h + sensor UV + sensor solar)


Se comprares pelo ebay alemão ou americano (este último aparentemente mais barato, mas depois está sujeito a taxas alfandegárias e outros direitos aduaneiros) estes serão os preços, falando por alto (os preços baixaram):

VUE (cerca de 480 €)
---
6152 (cerca de 550 €)
6153 (cerca de 760 €)
6162 (cerca de 900 €)
6163 (cerca de 1180 €)


Estes preços são muito generalistas e já estou a incluir as taxas alfandegárias no preço final dos produtos Davis para simplificar aquilo que te quero dizer, claro que podes encontrar um pouco mais barato, mas também encontras muito mais caro, se for preciso.

Em Portugal, para te dar uma ideia, a mais barata fica acima dos 800 € e o modelo 6163 ascende praticamente aos 2000 €, pelo que comprar cá parece não ser muito compensatório.

Como a escola tem servidor próprio com página web, que mais acessórios devo comprar para poder publicar os dados e gráficos na página?

Tenho alguma vantagem em usar um meteohub? ou uso um computador qualquer...?

Se queres a minha opinião e se queres usufruir de todas as potencialidades da Davis, não compres o meteohub, porque te inibe de fazer uma utilização completa de todas as funcionalidades da estação, precisas de comprar o software e ainda o hardware, um mini-servidor, no total, só para pores em funcionamento o meteohub, gastarás 59 € (software) + cerca de 90 € (hardware: mini-servidor).

Atenção: Os preços que referi não incluem o datalogger com o software WeatherLink, que é o que irá permitir a ligação da estação ao computador e à Internet e é obrigatório para fazer essa transmissão de dados, mesmo que prefiras depois utilizar o meteohub, porque a interface entre a estação e a rede de internet é o WeatherLink.
Este aparelho custa cerca de 150 €, já com os portes e taxas incluídos, que se deverão somar ao preço-base de cada uma das estações.


No final, para dar o exemplo, um modelo que custe 420 € no país onde compras - vindo de fora da União Europeia - irá estar sujeito aos portes (cerca de 50 €) e a 20 % de IVA, a algumas taxas mistério de valor reduzido (cerca de 5 €) e o datalogger também estará sujeito a taxas alfandegárias.


Assim, o modelo 6152 (por alto);

420 € + 50 € + 20 % = 564 € (estação + portes + alfândega)

+ datalogger (cerca de 150 €)

=

~ 710 €


Tudo isto, cálculos feitos de forma muito grosseira e muito por alto, mas penso que dá para ter uma ideia de como as coisas se processam. (Os preços agora andam um pouco mais baixos).

---

Em Portugal, podes comprar material Davis na Gestel, em Linda-a-Velha.

Há também a alternativa de procurares no ebay americano ou alemão, não obstante tudo o que referi atrás.

Há também algumas alternativas dentro da Europa: http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/davis_instruments.html


---

Mas, apesar de os preços não serem propriamente baixos, são estações de excelente qualidade e fiabilidade, pelo que - se quiseres a minha opinião - afirmo com toda a certeza que são estações que valem a pena.
Se tiveres possibilidades financeiras para comprar material Davis, não hesites, pois a sua robustez e durabilidade compensam bastante o dinheiro que se dá por ele.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Viva!
Nas Davis Vantage Pro2 é possível instalar o anemómetro separadamente do resto dos sensores à semelhança da Oregon Scientific WMR200?
Cumps

É possível em todos os modelos, excepto na Vantage VUE.

Se colocares o anemómetro muito longe do módulo principal da estação, terás de comprar um repetidor de sinal para enviar os dados para a consola, até 2,7 km de distância, o que resulta numa despesa extra.

Se o anemómetro ficar a menos de 12 metros do módulo, podes ligá-lo por fio ao módulo principal, usando o fio para o efeito, mas não uses fios com comprimento maior que esse, por atrasar o sinal e diminuir ligeiramente a velocidade máxima das rajadas em situações extremas.

Pessoalmente, é melhor usar um repetidor de sinal se optares por deixar o anemómetro longe dos restantes sensores.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Viva!
Nas Davis Vantage Pro2 é possível instalar o anemómetro separadamente do resto dos sensores à semelhança da Oregon Scientific WMR200?
Cumps

Eu uso um transmissor independente para o anemómetro. Podes ver na foto é a caixa branca:

davisvp21.jpg


O equipamento é este:

http://www.archertradingpost.com/atp/index.php?main_page=product_info&products_id=9

Eu tenho o anemómetro muito longe do resto dos sensores e não tenho hipótese de passar um cabo de um ponto a outro.

Mas podes usar um cabo maior que os 12 metros que vem originalmente no anemómetro.
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Obrigado a ambos pelos esclarecimentos.
O facto é que não tenho acesso fácil o telhado e queria só colocar lá o anemómetro até porque é o único sítio sem obstáculos, em quanto o resto dos sensores posso pôr no jardim.
Apesar de reconhecer a superioridade da Davis sobre a Oregon, parece que me vou ter de limitar a um wmr200...
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Apesar de reconhecer a superioridade da Davis sobre a Oregon, parece que me vou ter de limitar a um wmr200...

Se comprares a Oregon aconselho então a colocares o painel solar para o anemómetro. Se não fizeres isso é um sobe e desce do telhado. :D

P.S. Se calhar no fórum há alguém que quer vender uma Oregon WMR200 :rolleyes:
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Se comprares a Oregon aconselho então a colocares o painel solar para o anemómetro. Se não fizeres isso é um sobe e desce do telhado. :D
Sim a ideia era exactamente essa, minimizar ao máximo as idas ao telhado
P.S. Se calhar no fórum há alguém que quer vender uma Oregon WMR200 :rolleyes:

Então é uma questão de falarmos para ver se o negócio interessa a ambas as partes ;)
 

Garrido

Cirrus
Registo
26 Fev 2010
Mensagens
2
Local
Viana do Castelo
Obrigado Daniel Vilão pelo precioso esclarecimento prestado neste fórum.
De facto a sua ajuda é importante para quem está a entrar nesta fascinante área.
Estou a pensar adquirir o modelo 6162 da Davis VP2, visto que tem sensores de radiação solar e UV. Penso que a diferença de precisão nas leituras de humidade e temperatura não será significativa, não justificando a diferença de preço para o modelo 6163.
Também lamento a diferença de preços entre comprar em Portugal e no estrangeiro. É praticamente o dobro.

Portanto, para encomendar lá fora tenho de pedir a estação mais o datalogger e o software WeatherLink, certo?

Obrigado e boa semana!
 

CSOF

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
189
Local
São joão da Pesqueira - 650 m
Obrigado Daniel Vilão pelo precioso esclarecimento prestado neste fórum.
De facto a sua ajuda é importante para quem está a entrar nesta fascinante área.
Estou a pensar adquirir o modelo 6162 da Davis VP2, visto que tem sensores de radiação solar e UV. Penso que a diferença de precisão nas leituras de humidade e temperatura não será significativa, não justificando a diferença de preço para o modelo 6163.
Também lamento a diferença de preços entre comprar em Portugal e no estrangeiro. É praticamente o dobro.

Portanto, para encomendar lá fora tenho de pedir a estação mais o datalogger e o software WeatherLink, certo?

Obrigado e boa semana!

Bom dia, eu recentemente comprei uma davis, a 6152, comprei nos EUA, foi uma compra um pouco impulsiva pois poderia ter procurado mais barato, por tudo, estação + portes+iva+software com dalalogger+ pagamento à CGD pela transferencia bancária, paguei 820€. tb me enganei na encomenda pois não veio o que pensei ter encomendado, mas isso resolve-se com mais uns euros.