Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Meus caros, aqui na Madeira (estreito de Câmara de Lobos) esta muito vento e nevoeiro muito fechado, chuva fraca de vez em quando!!!


Peço a vossa ajuda, na sexta feira depois de sair o run das 12z, gostaria que alguem que fosse muito esperto na analise, pode enviar-me a vossa analise, porque a presidente do conselho executivo da escola, dize-me que para sexta feira eu dar-lhe a informação da confirmação do possivel agravamento, para ela suspender as aulas. Tenho essa responsabilidade coisa que não desejo de ter. Ela sabe que sou amador nesta area da metereologia, e me delegou essa responsabilidade. Lhe dize que não se preocupe-se que não vai ser nada igual como no ultimo sabado. Mas as pessoas andam com sentimentos a flor da pele, devido aos boatos do metereologista Azevedo, aqui corre os boatos que é impressionante. Já lhe dize que não se preocupem, que não vai ser tão grave como o outro.
 


HBene

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Feijó
Boa Noite

Gosto de acompanhar este site sobre alertas de tempo severo na Península Ibérica (em especial Espanha de onde julgo que é o site), e lá encontrei este mapa.
Deixo-o à consideração dos membros mais experientes.

Mapa.gif


Retirado deste site:
http://www.tiemposevero.es/mapa-alertas-tormentas-a-kokas.php

De acordo com a descrição:
Alertas a medio y largo plazo (fiabilidad del 40%):

Media de las últimas 4 salidas de los modelos GFS, CMC y ECMWF. La línea gris indica el intervalo de error de la dirección del ciclón (95% de confianza)
Consiste numa média das últimas 4 runs do GFS, CMC e ECMWF. A questão é... como é que calcularam a dita média exactamente (e os 40% de fiabilidade)? Não o sei portanto não me vou pronunciar. Ainda assim e se não me engano, viento sostenido significa vento constante (médio talvez?) o que me parece ser algo extremamente excessivo :confused:

Alguém que perceba bem de castelhano que se pronuncie.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Pelo ultimo run a depressão desloca-se mais para oeste caindo precipitação com chuva moderada a forte amanhã a tarde. Sobre a madrugada de Sabado retirou metade dos valores.
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Situação meteorológica adversa - precipitação forte, vento forte e agitação marítima

Alerta Amarelo

De 24 de Fevereiro às 20h00 até 25 de Fevereiro às 24h00(Distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra e Leiria)

Situação meteorológica adversa - precipitação forte, vento forte e agitação marítima

De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo IM, salienta-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte e trovoada nas regiões a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela entre o fim do dia de hoje 24/FEV e o fim do dia 25/FEV, não estando, no entanto, afastada a hipótese de ocorrerem aguaceiros pontualmente fortes mais a Sul.
É previsível a continuação do fenómeno de agitação marítima em toda a costa, em especial a Norte do Cabo Carvoeiro com ondas de oeste até 6 metros, bem como a ocorrência de vento muito forte, tanto no Litoral como no interior, sendo que poderá soprar com rajadas até 120 km/h nas Terras Altas.
Face a estas previsões, o risco hidrológico apresenta maiores preocupações nas bacias do Tejo e Douro, esta última com tendência para agravar amanhã. Face às previsões de precipitação, mantém-se também a necessidade de vigilância no Alqueva e na bacia do rio Águeda.
Efeitos expectáveis:
• Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
• Inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis;
• Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;
• Efeitos torrenciais em linhas de água de resposta rápida;
• Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associada à saturação dos solos, pela perda da sua consistência;
• Possível galgamento das margens em cursos de água;
• Eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima;
• Danos em estruturas montadas ou suspensas.

Perante a situação prevista pelo Instituto de Meteorologia, determina-se:
• Aos Srs. Comandantes Operacionais Distritais (CODIS) e respectivos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) dos Distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Leiria a passagem ao Estado de Alerta Especial NÍVEL AMARELO para o período de 242000FEV10 a 252400FEV10;
• Ao Comando Nacional de Operações de Socorro a passagem ao Estado de Alerta Especial NÍVEL AMARELO para o período de 242000FEV10 a 252400FEV10.

Nestes níveis de Alerta, nomeadamente no nível de Alerta Amarelo, poderão ocorrer fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens. A população deve assim manter-se informada acerca das situações previstas, adoptando as necessárias medidas de prevenção e adequando as suas actividades e comportamentos, evitando correr riscos desnecessários.

A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução e especial atenção:
Às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social;
À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados;
À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento;
Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima;
À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de lençóis de água ou persistência de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas;
Às zonas de cheia das bacias do Douro, Tejo e Alqueva, procurando, nomeadamente, colocar o gado e equipamento agrícola em zonas seguras.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia e com o Instituto da Água, difundindo os comunicados que se julguem necessários.


Alerta Azul

De 24 de Fevereiro às 20h00 até 25 de Fevereiro às 24h00 (Distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja e Faro)





Situação meteorológica adversa - precipitação forte, vento forte e agitação marítima



De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo IM, salienta-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte e trovoada nas regiões a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela entre o fim do dia de hoje 24/FEV e o fim do dia 25/FEV, não estando, no entanto, afastada a hipótese de ocorrerem aguaceiros pontualmente fortes mais a Sul.
É previsível a continuação do fenómeno de agitação marítima em toda a costa, em especial a Norte do Cabo Carvoeiro com ondas de oeste até 6 metros, bem como a ocorrência de vento muito forte, tanto no Litoral como no interior, sendo que poderá soprar com rajadas até 120 km/h nas Terras Altas.
Face a estas previsões, o risco hidrológico apresenta maiores preocupações nas bacias do Tejo e Douro, esta última com tendência para agravar amanhã. Face às previsões de precipitação, mantém-se também a necessidade de vigilância no Alqueva e na bacia do rio Águeda.
Efeitos expectáveis:
• Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
• Inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis;
• Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;
• Efeitos torrenciais em linhas de água de resposta rápida;
• Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associada à saturação dos solos, pela perda da sua consistência;
• Possível galgamento das margens em cursos de água;
• Eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima;
• Danos em estruturas montadas ou suspensas.

Perante a situação prevista pelo Instituto de Meteorologia, determina-se:
Aos Srs. Comandantes Operacionais Distritais (CODIS) e respectivos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) dos Distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro a passagem ao Estado de Alerta Especial NÍVEL AZUL para o período de 242000FEV10 a 252400FEV10.
Nestes níveis de Alerta poderão ocorrer fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens. A população deve assim manter-se informada acerca das situações previstas, adoptando as necessárias medidas de prevenção e adequando as suas actividades e comportamentos, evitando correr riscos desnecessários.

A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução e especial atenção:
Às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social;
À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados;
À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento;
Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima;
À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de lençóis de água ou persistência de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas;
Às zonas de cheia das bacias do Douro, Tejo e Alqueva, procurando, nomeadamente, colocar o gado e equipamento agrícola em zonas seguras.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia e com o Instituto da Água, difundindo os comunicados que se julguem necessários.



Fonte: www.prociv.pt
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Pelo ultimo run a depressão desloca-se mais para oeste caindo precipitação com chuva moderada a forte amanhã a tarde. Sobre a madrugada de Sabado retirou metade dos valores.

Mas a situação de Sábado ainda não foi modelada, está quase a sê-lo...

EDIT: Parece uma cópia da run das 12, a situação para Sábado... continua portanto, a ser uma hipótese bem real, o temporal que nos pode cá chegar. Apresenta ainda assim um muito ligeiro aumento no cavamento da depressão!
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Meus caros, aqui na Madeira (estreito de Câmara de Lobos) esta muito vento e nevoeiro muito fechado, chuva fraca de vez em quando!!!


Peço a vossa ajuda, na sexta feira depois de sair o run das 12z, gostaria que alguem que fosse muito esperto na analise, pode enviar-me a vossa analise, porque a presidente do conselho executivo da escola, dize-me que para sexta feira eu dar-lhe a informação da confirmação do possivel agravamento, para ela suspender as aulas. Tenho essa responsabilidade coisa que não desejo de ter. Ela sabe que sou amador nesta area da metereologia, e me delegou essa responsabilidade. Lhe dize que não se preocupe-se que não vai ser nada igual como no ultimo sabado. Mas as pessoas andam com sentimentos a flor da pele, devido aos boatos do metereologista Azevedo, aqui corre os boatos que é impressionante. Já lhe dize que não se preocupem, que não vai ser tão grave como o outro.

E uma ciclogenese de dificil modelagem devido as suas caracteristicas tropicais! Poderá chover tudo neste momento na madeira, como poderá chover nada! Trata se de uma questão de possicionamento e time! A depressão irá cavar na madeira? será que não? A sua trajectoria será favoravel aos madeirenses?

run das 18 a sair! ;) Um pouco de certezas para mim só amanha na run das 12z
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Meus caros, aqui na Madeira (estreito de Câmara de Lobos) esta muito vento e nevoeiro muito fechado, chuva fraca de vez em quando!!!


Peço a vossa ajuda, na sexta feira depois de sair o run das 12z, gostaria que alguem que fosse muito esperto na analise, pode enviar-me a vossa analise, porque a presidente do conselho executivo da escola, dize-me que para sexta feira eu dar-lhe a informação da confirmação do possivel agravamento, para ela suspender as aulas. Tenho essa responsabilidade coisa que não desejo de ter. Ela sabe que sou amador nesta area da metereologia, e me delegou essa responsabilidade. Lhe dize que não se preocupe-se que não vai ser nada igual como no ultimo sabado. Mas as pessoas andam com sentimentos a flor da pele, devido aos boatos do metereologista Azevedo, aqui corre os boatos que é impressionante. Já lhe dize que não se preocupem, que não vai ser tão grave como o outro.

Em meteorologia dificilmente dois eventos são iguais.

Para serem tomadas decisões desse tipo devem ser seguidos, unicamente, os alertas e avisos das Instituições oficiais. Nós, puros amadores ou nem isso, o podemos e devemos fazer é avisar a família e amigos do que pode estar a caminho.

A situação de Sexta e Sábado impõe muita atenção, e acho que o próprio IM amanhã deve avançar com os alertas à população.


Situação actual do vapor de água
1-4.jpg
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
WRF 9km
24.02.2010
12 UTC
Saí-o as 19h40... Alguma chuva na madrugada de amanhã, de sexta e no fim da tarde, valores a rondar o da metade de ontem.
Para já temos de ter calma, as previsões retiraram e não o contrario como vi acontecer de sexta para sabado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Cuidado com isto, se for assim como é modelado pelo GFS , felizmente são modelos virtuais e a situação na realidade poderá não ser assim tão severa... :pray:

vamos aguardar...

airpressurev.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O monstro continua cá, os modelos tardam a aliviar a situação. A partir de agora, a cada run que passa, menos possibilidades há de a situação melhorar. As runs de amanhã serão decisivas, embora só na hora se tire todas as dúvidas da verdadeira dimensão do evento!

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Run das 18Z... Fotocopia da 12z

Não, piorou, encosta-se muito ao continente com 967hPa e o centro cruza a Galiza. Saída feia, além de que é a primeira vez que a saída das 18z não enfraquece, talvez um sinal de que o GFS desiste de uma depressão mais fraca. Esperemos que não se cumpra, custa um bocado a crer no cenário, há alguns outros modelos com uma tendência para a afastar mais para Oeste, podemos ver se amanhã há novidades quanto a isso.

 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já agora, para termo de comparação aqui fica a carta de superficie do grande ciclone de 15 fevereiro 1941:

Rslp19410215.gif


a origem desta depressão que cavou junto às nossas costas foi mais na região dos Açores.. avançou à nossa latitude e cavou ...não foi tão tropical como esta modelada agora...:unsure:
 

jotasetubal

Cumulus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Setubal
ajudem-me a ler este gráfico.
se a proximidade das linhas indica um desnivel mais abrupto, então, posso concluir que os piores ventos serão, de acordo com este gráfico em particular, na zona do vale do tejo...certo??

EDIT: aliás o gráfico do jorge_scp