Converter mm p/ m3 em l p/m2

Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
Penso que começaram uma discussão de ideias com um erro na questão no tópico.

Como sempre é possível simplificar:

ff8d26405a899daffe9b5bede63b0d0a.png


tentando melhorar:

89942d7d792376738f9e55d7aac784f0.png


não ficou bom...vai dar confusão.

o correto é assim:

55d6bb1ab1509d8b69e93fad8f8c9f7c.png


pronto é só resolver a última equação para todo e qualquer caso....
 


Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
integrais a uma hora destas dá-me sono:D

Buenas: Aqui esta anoitencendo.

Simplifique:

a integral dupla de dx: dy é área....A= m^2

a integral de dz e altura...digamos...expressa em mm.

Oras. O volume será expresso em...qualquer unidade de volume...pés cúbicos...polegada cúbicas....sei lá.

Boa noite.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
O erro está mesmo aí.

Não é para determinar qualquer volume.

Então quando determinamos a precipitação o que pretendemos determinar? um comprimento? uma massa? uma condutividade eléctrica?

Por eu entender que se trata de um volume é que referi no inicio da discussão que as unidades correctas seriam litros/metro2 ou milímetros/metro2.

:sad:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
para dizer a verdade nunca foi muito bom aluno a matemática, mas o que aprendi na disciplina de climatologia era que quando chegavamos ao final do calculo da precipitação nós escreviamos os resultados em mm ou l/m2 que era a mesma coisa, nunca mm/m2 ou m3, mas isto foi o que eu aprendi.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Então quando determinamos a precipitação o que pretendemos determinar? um comprimento? uma massa? uma condutividade eléctrica?

Por eu entender que se trata de um volume é que referi no inicio da discussão que as unidades correctas seriam litros/metro2 ou milímetros/metro2.

:sad:

O que referi é que o erro da questão é o seguinte:

Não era para determirar qualquer volume, visto que ele já estava obtido.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
para dizer a verdade nunca foi muito bom aluno a matemática, mas o que aprendi na disciplina de climatologia era que quando chegavamos ao final do calculo da precipitação nós escreviamos os resultados em mm ou l/m2 que era a mesma coisa, nunca mm/m2 ou m3, mas isto foi o que eu aprendi.

:D

Eu até tenho obrigação de perceber alguma coisa de matemática mas de climatologia... népia!:D

Apenas pretendo rigor numa casa como esta, que é dedicada à ciência!:thumbsup: E a forma como costumamos apresentar os resultados é fundamental! Mesmo que eu por displicência use apenas mm na minha apresentação diária de resultados... e se for convencionado pelos climatologistas que é assim mesmo, quem sou eu para estar aqui a desdizer... :)
 
Registo
22 Fev 2009
Mensagens
57
Local
brasil
para dizer a verdade nunca foi muito bom aluno a matemática, mas o que aprendi na disciplina de climatologia era que quando chegavamos ao final do calculo da precipitação nós escreviamos os resultados em mm ou l/m2 que era a mesma coisa, nunca mm/m2 ou m3, mas isto foi o que eu aprendi.

Hazores: Você está absolutamente correto.....em todas as tuas colocações.

A única observação que faço é:
Não é....... mm/m^2

E sim:

mm X m^2........que é unidade de volume.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas então se eu colocar esta proveta na minha mesa do quintal e ao fim de 1 hora ela tiver 10mm de água, significa que choveram 10 litros/metro2 ??





Não me parece!!! Temos que ter em conta o diâmetro da proveta! :huh:

A precipitação mede-se em "mm" porque é muito mais fácil e exacto. E este exemplo da proveta comprova isso mesmo. Basta termos uma proveta para conseguirmos quantificar a precipitação que caí. Aliás, os pluviometros manuais, não são mais que provetas calibradas.

Quanto ao diâmetro, apenas temos de fazer cálculos se o diâmetro no topo for diferente do diâmetro de base.

Por exemplo, se temos um pluviometro cuja resolução é de 1mm, e queremos aumentar a sua resolução, adaptamos um funil (cujo diâmetro é maior), e depois fazemos os cálculos consoante a diferença do diâmetro.

Mais em: Aumentar a resolução do pluviómetro
 
  • Gosto
Reactions: JoaoCodeco

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ora, desculpem lá desenterrar isto.

Preciso de saber a precipitação média nos países da Europa. descobri isto:

http://www.pordata.pt/Europa/Ambiente+de+Consulta/Tabela

Ora, estou habituado a ter valores em [mm] (por m2), mas aqui os valores são apresentados em m3 - Milhões... !? O que é isto!? Como converter!?


Cumprimentos

A conclusão da minha investigação/pesquisa é de que essas estatísticas dão o volume absoluto de água precipitada (metros cúbicos = 1000L) e não o volume de água precipitada num determinado local (por metro quadrado) (vulgar mm = 1L ÷ metro quadrado # em que 1L = 1dm cúbico = 1m cúbico ÷ 1000), sendo este último o utilizado normalmente em meteorologia.

Para além disso, o milhões é a escala. Ou seja os valores são dados em milhões de metros cúbicos ou seja GL (gigalitros) = 1000L (metros cúbicos) x 10^6 (mega) :p
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ora, desculpem lá desenterrar isto.

Preciso de saber a precipitação média nos países da Europa. descobri isto:

http://www.pordata.pt/Europa/Ambiente+de+Consulta/Tabela

Ora, estou habituado a ter valores em [mm] (por m2), mas aqui os valores são apresentados em m3 - Milhões... !? O que é isto!? Como converter!?


Cumprimentos

Eu sinceramente não consigo perceber um detalhe da dúvida. A página que apresenta apenas mostra o volume de água consumida por país (que não tem nada a ver com a precipitação). Como é normal os valores vêm em milhões de m^3 (senão os quadros teriam que ter espaço para muitos algarismos...).

Portanto não entendi a equivalência. Já agora a unidade de precipitação não é mm/m^2. O mm é que equivale a 1L/m^2. :thumbsup:

PS: Acabei agora de ver o quadro referente a precipitação, vou tentar averiguar como fazem os cálculos