Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Este cenário que o GFS volta a repetir e repetir é sem duvida o cenário mais grave para Portugal é uma tempestade sem duvida muito preocupante e falta pouco para ter de se alertar toda a gente que se possa...se amanha o GFS mantiver até a noite este cenário então temos mesmo um problema grave :(
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
etá mesmo a ficr complicado :pray::pray::pray:


Sem alarmismos, temos que começar a ponderar que uma realidade extrema poderá acontecer! Sem alarmismos! 72h ainda não saimos da linha da confortabilidade! Mas admito... Começa a ser run's e modelos com sintonia a mais!
 

jotasetubal

Cumulus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Setubal
ajudem-me a ler este gráfico.
se a proximidade das linhas indica um desnivel mais abrupto, então, posso concluir que os piores ventos serão, de acordo com este gráfico em particular, na zona do vale do tejo...certo??

EDIT: aliás o gráfico do jorge_scp

desculpem repetir a pergunta, mas estou mesmo curioso e tinha medo que ficasse esquecida na pagina anterior
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
desculpem repetir a pergunta, mas estou mesmo curioso e tinha medo que ficasse esquecida na pagina anterior

A velocidade do vento vai ser maior onde as isobaras estiverem mais juntas pelo mapa do GFS parece ser mais no quadrante S e SE da depressão...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
desculpem repetir a pergunta, mas estou mesmo curioso e tinha medo que ficasse esquecida na pagina anterior

Quanto maior o gradiente de pressão, maior a intensidade do vento. Assim, as zonas com maior proximidade entre as isóbaras terão mais condições para ter ventos fortes, porém não são esses os únicos factores a ter em conta. Seria um evento muito severo em todo o país, de sul a norte, em termos de vento, embora claro, com intensidades diferentes em cada zona, que provavelmente só na altura se irá saber!
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Sem alarmismos, temos que começar a ponderar que uma realidade extrema poderá acontecer! Sem alarmismos! 72h ainda não saimos da linha da confortabilidade! Mas admito... Começa a ser run's e modelos com sintonia a mais!


Boa noite


a situação será mais gravosa para a madeira ou o continente?
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Corri agora e atenção o RUN de alta resolução e colocando mais o menos na região do Porto retirei a seguinte meteograma
portoy.jpg
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
O gráfico é relativo ao Porto é de alta resolução. Quanto a Madeira as previsões afastaram ainda mais para noroeste o centro de baixa pressão. Vai chover sim mas para já pouco.
Cumprimento