Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Boa noite


a situação será mais gravosa para a madeira ou o continente?


Boa Noite! Em termos de precipitação conforme está modelado nesta ultima run (18z) para a madeira temos isto!

precmadeira.jpg



O grosso da precipitação, não atingirá a madeira, mas mesmo assim é uma situação, a manter se, que será algo preocupante visto que a situação da saturação de terrenos e caudais de rios não estarem muito famosas devido ao ultimo evento!

Em relação ao vento, isso sim... Conforme está modelado nesta run (18z)

madeiravento.jpg



A imagem dispensa palavras!

O continente (conforme está modelado nesta run) terá uma situação mais ou menos parecida com a madeira! Precipitação moderada (mais no norte e centro) podendo haver alguma convectividade mais extrema trazendo chuva moderada / forte! Vento soprará forte a muito forte atingindo mais o litoral do pais!

Lembro que ainda falta algumas horas! E esperemos que atenue até lá...
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Boa Noite.

Vamos esperar pelas proximas saidas mas tudo indica que iremos ter um Sabado preocupante principalmente em termos de vento :unsure:.

Com a saturação dos solos e se estes modelos se confirmarem irá certamente ocorrer quedas de arvores e estruturas que não ofereçam a solidez necessaria.
O certo é que nós não estamos "habituados" a isto.

Tb a agitação maritima deverá entrar mt forte e causar danos.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Vou relembrar a todos novamente, atenção que Sábado as marés serão vivas ou seja serão marés muito grandes que vazam muito e enchem muito, e a maré cheia será durante a tarde ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Boa Noite.

Vamos esperar pelas proximas saidas mas tudo indica que iremos ter um Sabado preocupante principalmente em termos de vento :unsure:.

Com a saturação dos solos e se estes modelos se confirmarem irá certamente ocorrer quedas de arvores e estruturas que não ofereçam a solidez necessaria.
O certo é que nós não estamos "habituados" a isto.

Tb a agitação maritima deverá entrar mt forte e causar danos.

Dentro dessa linha de pensamento podemos pensar no que irá acontecer à rede eléctrica e nas telecomunicações. Bem sabemos que muitos dos apoios da rede aérea estão inclinados pela saturação dos solos e que a reparação não foi já feita devido à instabilidade do tempo. Também se sabe onde ficam os repetidores de TV e Rádio aqui no Algarve (nos pontos mais altos). Não sei o que irá acontecer lá no alto da Fóia com o vendaval que se prevê...:cold:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um temporal de vento não tem que ser dramático se as pessoas estiverem prevenidas para ele e actuarem em conformidade. Não é nenhum furacão que destrua casas, nada disso, pode ser um temporal de vento em que as pessoas se devem resguardar nas suas casas em segurança, devem evitar andar na rua ou na estrada, devem ter cuidado com árvores, postes, objectos que voem ou que caiam das redondezas, fugir a sete pés de gruas e andaimes, estaleiros de obras com chapas e coisas desse género. Devem também cuidar de que nada nas suas propriedades afecte os outros. Um temporal como o modelado pode danificar alguns telhados, pode fazer cair árvores, postes, muitos de nós poderemos até ficar temporariamente sem electricidade e comunicações e estarmos prevenidos para essa possibilidade, avisar a família de que isso pode acontecer e que não há drama por isso, apenas problemas de comunicações, etc,etc.

Mas não tem que ser grave se as pessoas se prevenirem convenientemente para ele. Vamos com calma prevenida, ainda existe alguma incerteza nos modelos, alterar uns 100 ou 200km no trajecto da depressão é peanuts para um modelo a esta distância e que na prática significa enormes diferenças nos efeitos para nós. Continuemos a seguir atentamente as evoluções dos mesmos e as previsões e avisos das entidades oficiais, IM e Protecção Civil.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Noite
Não sou expert neste assunto, o que sei aprendi aqui.
Mas acho que deveria de haver contenção nestas interpretações dos Modelos.
À muitas pessoas que como eu, são da Madeira, e já estão um pouco traumatizadas com o que se passou e vendo o que aqui se diz vão ficando cada vez mais assustadas!
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Meus caros, aqui na Madeira (estreito de Câmara de Lobos) esta muito vento e nevoeiro muito fechado, chuva fraca de vez em quando!!!


Peço a vossa ajuda, na sexta feira depois de sair o run das 12z, gostaria que alguem que fosse muito esperto na analise, pode enviar-me a vossa analise, porque a presidente do conselho executivo da escola, dize-me que para sexta feira eu dar-lhe a informação da confirmação do possivel agravamento, para ela suspender as aulas. Tenho essa responsabilidade coisa que não desejo de ter. Ela sabe que sou amador nesta area da metereologia, e me delegou essa responsabilidade. Lhe dize que não se preocupe-se que não vai ser nada igual como no ultimo sabado. Mas as pessoas andam com sentimentos a flor da pele, devido aos boatos do metereologista Azevedo, aqui corre os boatos que é impressionante. Já lhe dize que não se preocupem, que não vai ser tão grave como o outro.

O Anthimio de Azevedo sabe mais de meteorologia, provavelmente, que todos nós juntos. Ele prevê que a Madeira possa ser afectada por precipitações fortes, ao contrário da maioria dos modelos. É uma opinião a ter em conta, se calhar mais credível que os modelos.
Mas, defendendo ele a hipótese esmagadoramente minoritária nos modelos, deveria ter mais cuidado nos comentários públicos que faz. As autoridades de protecção cívil estão neste momento a gerir, não só as previsões meteorológicas, mas também uma situação complicada de alarme social, cheia de boatos e falsas notícias que geram pânico. Acho que agiu mal ao fazer uma previsão tão arrojada e pessimista a tão largo prazo e manifestou uma falta de respeito para com os seus colegas do IM, esses sim responsáveis pelos avisos à população.

Quanto ao evento em si, quem está atento ao forum, já reparou que na secção de eventos meteorológicos, o tópico referente à depressão de 1941 tem estado a ser muito visitado. A situação sinóptica prevista é parecida àquela que está representada nas cartas da altura. Cartas essas que não representam o que se passou, o centro da depressão está com 964 mb na carta mais desfavorável, representando o mmento em que a depressão fez landfall na Galiza. Ora em Portugal continental registaram-se pressões atmosféricas na ordem dos 935 mb.
De resto o percurso da depressão foi em tudo semelhante ao que está previsto nesta ocasião. Foi registada a sul dos Açores, deslocou-se para leste, quando se aproximou da Madeira inflectiu para NNE, rasou a costa portuguesa e entrou pela Galiza, seguindo posteriormente para a Europa via Golfo da Biscaia. Geopotenciais, temperaturas em diversos níveis, não foram registados em 1941, por isso é difícil estabelecer mais paralelismos.

O que vai realmente acontecer é imprevisível. Não será a run das 12z de sexta, nem nenhuma outra seguinte, que nós vamos poder considerar aquela que vai acertar com exactidão no que se passará. Pode acertar, mas eventos destes são totalmente imprevisíveis. Exceptuando as maluquices das runs das 18z (esta última mete vento médio de 97 km/h em Sintra), a previsão dos modelos, na minha opinião, já não vai sair do intervalo compreendido entre os 65 km/h previstos pelo ECM e os 90 km/h previstos pelas runs com sondagens do GFS, no litoral oeste. Isto porque em tods os modelos, a distância à costa tem sido proporcional ao cavamento, quanto mais longe mais cavada, logo as velocidades dos ventos não mudam muito. O que de facto acontecer, ciclogéneses secundárias ou cavamento superior ou inferior ao previsto, saberemos quando acontecer.

É impressionante, é possível que a iso +20 entre na península em Fevereiro. No cantábrico poderá acontecer um dos fenómenos meteorológicos mais espectaculares, uma galerna, originada pela diminuição da temperatura dos +12 para 0 a 850 hpa, em cerca de 6 horas.

Depois desta depressão, parece-me que os amigos do frio vão ter assunto para discutir. Lá para domingo...
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Um grande temporal de vento não tem que ser dramático se as pessoas estiverem prevenidas para ele e actuarem em conformidade. Não é nenhum furacão que destrua casas, nada disso, pode ser um temporal de vento em que as pessoas se devem resguardar nas suas casas em segurança, devem evitar andar na rua ou na estrada, devem ter cuidado com árvores, postes, objectos que voem ou que caiam das redondezas, fugir a sete pés de gruas e andaimes, estaleiros de obras com chapas e coisas desse género. Devem também cuidar de que nada nas suas propriedades afecte os outros. Um temporal como o modelado pode danificar alguns telhados, pode fazer cair árvores, postes, muitos de nós poderemos até ficar temporariamente sem electricidade e comunicações e estarmos prevenidos para essa possibilidade, avisar a família de que isso pode acontecer e que não há drama por isso, apenas problemas de comunicações, etc,etc.

Mas não tem que ser grave se as pessoas se prevenirem convenientemente para ele. Vamos com calma prevenida, ainda existe alguma incerteza nos modelos, alterar uns 100 ou 200km no trajecto da depressão é peanuts para um modelo a esta distância e que na prática significa enormes diferenças nos efeitos para nós. Continuemos a seguir atentamente as evoluções dos mesmos e as previsões e avisos das entidades oficiais, IM e Protecção Civil.

100% de acordo. A incúria humana, no imediato e ao longo do tempo (mau planeamento do território, falta de tradição em lidar com este tipo de eventos, etc.), agravam sempre as consequências destes temporais.

Apenas uma curiosidade...apesar de estarmos ainda ao nível das previsões e ainda muita coisa poder mudar, este evento tem potencial para poder ser comparável ao ciclone de 1941? Ou, mesmo que se verifique o pior cenário, ficará muito aquém desse evento histórico?
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Boa Noite
Não sou expert neste assunto, o que sei aprendi aqui.
Mas acho que deveria de haver contenção nestas interpretações dos Modelos.
À muitas pessoas que como eu, são da Madeira, e já estão um pouco traumatizadas com o que se passou e vendo o que aqui se diz vão ficando cada vez mais assustadas!

Boa noite.
Tudo bem, mas também não podemos "atirar areia para os olhos" das pessoas, não podemos tapar os olhos! As previsões estão lá, temos que prever todos os cenarios possiveis, temos que debater todas as possibilidades e temos que alertar se assim for necessário! Se as coisas vão acontecer não podemos dizer que não vão acontecer isso sim não era correcto! Mas nao discordo que certas vezes se exagere um bocado, mas penso que isso já tem a ver com a 'paixão/ansiedade meteorologica".
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ciclone de 1941, como o David referiu, está a ser objecto de curiosidade de muitos de nós. Porque isto é uma novidade, nunca nenhum de nós viu tal cenário nos modelos, e face a alguma irrealidade procuramos alguma lógica no meio disto tudo, ou seja, se é de facto possível uma depressão não tropical cavar assim nesta latitude. Não é nada fácil a atmosfera de forma baroclínica empreender tal tarefa naquele local, daí algum cepticismo, e daí tentarmos ver se no passado foi possível e a única coisa que se encontra é mesmo 1941.
Mas a reanálise de 1941 de facto tem bastantes semelhanças, mas por outro lado tudo indica que essa depressão foi mais potente do que aparece na reanálise (o que é normalíssimo), existe um registo mínimo de 937hPa, que sempre foi um valor que me intrigou desde há uns anos.
 

Pedro André

Cirrus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
48
Local
Lisboa
Olá a todos. Tal como alguns utilizadores deste forum, os meus conhecimentos meteorologicos são escassos, e nos últimos meses já aprendi bastante com todos vocês... ;)
Gostava apenas que alguém, com conhecimentos suficientes, me explica-se se se pode relacionar este próximo evento de Sábado com o evento "Klaus" que atingiu Portugal a cerca de 1 ano.
Pode-se comparar estes dois eventos e, por exemplo, afirmar que o do próximo Sábado seje mais forte que o "Klaus", ou vice-versa?