Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

djmiguel

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
1
Local
Caldas da Rainha
Olá a todos. Tal como alguns utilizadores deste forum, os meus conhecimentos meteorologicos são escassos, e nos últimos meses já aprendi bastante com todos vocês... ;)
Gostava apenas que alguém, com conhecimentos suficientes, me explica-se se se pode relacionar este próximo evento de Sábado com o evento "Klaus" que atingiu Portugal a cerca de 1 ano.
Pode-se comparar estes dois eventos e, por exemplo, afirmar que o do próximo Sábado seje mais forte que o "Klaus", ou vice-versa?

:rain:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Olá a todos. Tal como alguns utilizadores deste forum, os meus conhecimentos meteorologicos são escassos, e nos últimos meses já aprendi bastante com todos vocês... ;)
Gostava apenas que alguém, com conhecimentos suficientes, me explica-se se se pode relacionar este próximo evento de Sábado com o evento "Klaus" que atingiu Portugal a cerca de 1 ano.
Pode-se comparar estes dois eventos e, por exemplo, afirmar que o do próximo Sábado seje mais forte que o "Klaus", ou vice-versa?

O Klaus não passou em Portugal, afectou pouco o país, o seu centro passou no mar cantábrico. Poderá ser parecido, mas é muito difícil de prever com exactidão.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa Noite
Não sou expert neste assunto, o que sei aprendi aqui.
Mas acho que deveria de haver contenção nestas interpretações dos Modelos.
À muitas pessoas que como eu, são da Madeira, e já estão um pouco traumatizadas com o que se passou e vendo o que aqui se diz vão ficando cada vez mais assustadas!

Olá

Sobre a Madeira, os modelos hoje (pode mudar) não mostram a mancha de precipitação mais activa na Madeira. O GFS desde há bastante tempo que a passa a norte, o ECM que antes passava uma tangente à Madeira também tem a mesma a norte. o Hirlam idem.

GFS

gfspiprec060.png


ECM

ecm.gif


HIRLAM

hirlam.gif



Quer isto dizer que se deve estar descansado ? Não, nunca, obviamente os modelos podem mudar para um lado ou para outro, agravar ou desagravar, previsões são sempre incertas. Até porque a perturbação vai mesmo em direcção à Madeira mas rondando um pouco antes para nordeste. Mas nesta altura não há nada nos modelos que aponte para que a mancha mais activa passe na Madeira. Isto é um facto. Mas há que estar atento, pois modelos são modelos, mudam e a atmosfera é que manda.

E estou até muito agradecido que aqui no fórum a grande maioria das pessoas tem sido cautelosa e responsável como se exige nesta situação, ao contrário de algumas notícias que temos lido por aí, que roçam alguma irresponsabilidade.
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
os modelos apontam ja para outra depressao a partir de quarta feira..!? oh meu deus...

Bem mas ate la muda muita coisa...

O mais grave desta recente depressao vai ser o vento que vai ser mesmo muito forte, precipitação parece-me que nao vai ser muita..
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pelos vistos tou a ver que o Grupo Oriental dos Açores tb vai sofrer de raspão os efeitos dessa mesma depressão.. por isso que eles dão para aqui aguaceiros fortes e trovoadas para Sábado.

Oxalá que ela se desvie daqui e que vá mais para norte...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eu acho que está tudo ainda em aberto.

Esta depressão pode vir a ser semelhante aos temporais do Natal passado, ou mesmo a uma forte tempestade como o Klaus (2009) com chuva forte e ventos muito fortes (100-150kmh). Pode existir até a probabilidade, embora pequena, de rivalizar com a tempestade de Fevereiro de 1941.

A boa notícia é que provavelmente irá passar entre os Açores e a Madeira e, portanto, poupa estragos maiores. Portugal continental é que provavelmente terá cheias e alguns estragos devido ao vento. No entanto, ainda não se sabe se a tempestade vai afectar mais o centro, o norte, ou a Galiza.

O que é de destacar, é que esta tempestade coincide com a lua cheia, e portanto a maré alta será muito elevada. A soma de vários factores pode levar a inundações algo intensas no litoral:

- Vento e ondulação muito fortes de sudoeste
- Cavamento 970mb (subida de 40cm do nível do mar)
- Proximidade à lua cheia: causa marés vivas
- Proximidade do equinócio: marés vivas de amplitude máxima

Podem ver uma lista das tempestades de Inverno na Europa em http://en.wikipedia.org/wiki/European_windstorm
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Pessoal estou colado ao pc a ver este MAGNIFICO forum:1143: a seguir cuidadosamente o q se vai passar no sabado:scared:. Gostava q me explicassem pq razao este evento será tao agressivo sendo d origem tropical?
 

TempMADInfo

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
4
Local
Lisboa
Olá a todos,
O meu nome é Fernando Fonseca e sou um dos responsáveis pelo site TempMADInfo que tem estado, desde o passado Sábado, a disponibilizar informação sobre os eventos na Madeira, bem como a ajudar familiares a localizar pessoas na ilha.

Em termos de meteorologia nem um noob sou, pelo que peço perdão.

Li as últimas páginas deste tópico com um misto de respeito e ansiedade, que penso que é sentida por muitos, especialmente por aqueles que estão na Madeira e gostaria de vos perguntar, na vossa opinião e em termos de leigo o que podemos esperar.

Toda a informação que me/nos puderem dar é extremamente valiosa nas próximas horas.

Obrigado,
Fernando Fonseca (TempMADInfo)
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa noite, meus caros, actualmente se sente alguma intensidade do vento aqui junto ao litoral da Ilha da Madeira. Acreditem meus caros do fórum, aqui a psicoses colectiva é demais, parece a psicoses do povo americano na altura do após Word Trade Center, as pessoas andam desconfiadas, as pessoas se passam olhando muito para as montanhas, acredito que os solos estão extremadamente saturados e muitas partes das serras estão com brechas, com potencialidades de haver derrocadas, é difícil tirar-lhes essa ideia de que não vai ter a mesma magnitude do outro fenómeno. Eles pensam que deus castiga a Ilha. Eu já acumulei em 24 dias do que vai de Fevreiro 341,2mm é impressionante!!!

Mas é bom que a população esteja de alerta, desta vez não vamos ser apanhados desprevenidos, tendo uma confirmação mais certa e definida, todo farei para alertar o mais que posso, eu não vou agir, para especular, primeiro para fazer isso tenho que ter uma certeza de 90%, com a vossa ajuda. Talvez este fenómeno só nos arranhe a nível de precipitação, o meu único receio é só o vento, muitos detritos estão soltos nas serras, mas com ajuda de deus nada se passara, Tenho fé que os modelos falhem. Força meus caros!!! O sol quando sai brilha para todos, ninguém é posto de lado!!!:)
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Confirmada chuva moderada na Madrugada de Sexta, tou é muito preocupado com a reposição de valores da madrugada de sábado que a Run WRF 9km24.02.2010 18 UTC aponta para estando de Sul chuva forte pois a neblusidade baixa e média é a roçar os 98% logo ao embater na montanha :sad:

Está Run saí-o as 01h49 e é do modelo de alta resolução.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Confirmada chuva moderada na Madrugada de Sexta, tou é muito preocupado com a reposição de valores da madrugada de sábado que a Run WRF 9km24.02.2010 18 UTC aponta para estando de Sul chuva forte pois a neblusidade baixa e média é a roçar os 98% logo ao embater na montanha :sad:

Está Run saí-o as 01h49 e é do modelo de alta resolução.

podes explicar melhor? desculpe
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
A Madeira com nebulosidade baixa por efeito da retenção da cordilheira montanhosa faz que a precipitação aumente...
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Na sexta acredito a chuva moderada, mas deus não quero acreditar a possibilidade de sábado, creio que os próximos run´s de amanha serão mais esclarecedores!!! Tenho receio que a temperatura do mar aqui esteja por volta dos 19,5ºC e esta acima de 2ºC para esta época. Pode ser um motor que desencadeia e alimente o fenómeno, o vento, o mas provável seja de SSW, e a condensação seja feita, e as nuvens já desenvolvidas poderam bater em cheio sobre o maciço central, provocando chuvas de comportamento orográficas é o meu único receio. Mas acredito e tenho fé que as células mais activas só arranhem a Ilha, ou seja por tangente!!!
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
O parâmetro quantidade da precipitação é muito dificil de prever.
Devemos considerar a perturbação em desenvolvimento (que atingirá o máximo desenvolvimento a oeste do Continente) e o facto de a Madeira ficar sob a acção de uma massa de ar quente e húmido (portanto com elevado conteúdo de água precipitável). Outro factor, muito determinante, será a forma como a orografia da ilha da Madeira interferirá nessa massa de ar.