Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Extreme

Cirrus
Registo
11 Jan 2010
Mensagens
19
Local
Lisboa - Carnide
Accuweather

Next in line would be Portugal and the western half of Spain, with the west edge of Iberia bearing the brunt of the storm's severe winds, slashing rain and hammering seas on Saturday into Saturday night.
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Eu para dizer a verdade duvido que o centro vá entrar no Norte de Portugal, para mim ele vai tocar terra na Galiza, as consequências disso vão ser que a depressão vai cavar mais uma vez que vai estar o centro um pouco mais a oeste quando passar ao largo da costa Portuguesa e na altura que o centro se aproximar da costa norte de Portugal os ventos vão ter o seu pico no Litoral Oeste e deve ser mais forte esse vento do que mostra esta run das 06 do GFS e isso deve se ver já na run das 12 do GFS que vai sair a meio desta tarde.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
De certeza que desde ontem os nossos vizinhos espanhois (principalmente Galicia) a maior parte da população já estará de olho nesta depressão precavendo se para a sua chegada!

Aliás bastou olhar para a apresentação da meteorologia na Tv Galicia que ontem um membro colocou aqui no meteopt para ver a diferença de profissionalismo no tratamento modelar desta situação.

Eu não costumo confiar muito no accuweather mas tenho de dar a mão à palmatória, desta vez acredito que estão certos na previsão. Eu dei uma olhada e para o litoral poderemos ter rajadas a passar os 140kmh! :eek:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Uma caractrística que me leva a achar esta depressão como não muito vulgar é a das temperaturas...

No litoral as máximas, até mesmo no norte estão todas na casa dos 20ºC. sítuação que me faz querer em algo muito forte de sul/sw...

Desculpem o offtopic:
Não estejamos a colocar já responsabilidades no I.M., e parem de enviar emails. Eles são profissionais... e lá saberão o que fazem...
Vamos deixar de acreditar no nosso próprio organismo meteorológico? Então não sei...
 

TempMADInfo

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
4
Local
Lisboa
Os avisos estão a ser difundidos via twitter pelo menos é o que estou a tentar fazer mas atenção aos alarmismos e a maneira como são difundidos para não causar panico numa população frágil com é a população da Madeira neste momento, é importante referir que a precipitação esperada não é muito intensa pelo contrário os ventos esperados já tem alguma dimensão

Qual é o teu nick no Twitter? Para poder acompanhar e passar esses avisos.
Aqui não se trata de todo de espalhar pânico mas sim de manter as pessoas informadas (Sem o alarmismo dos jornais, sem o silêncio dos canais oficiais).

Podes enviar por DM se quiseres. O meu nick é fjfonseca.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá Fernando, ontem não cheguei a responder à tua mensagem, mas queria agradecer-te pelo trabalho que montaste na Net do TempMad, um notável serviço público de dedicação ;)

Quanto à situação, temos que ir indo com calma, na Madeira tudo indica que haverá vento que pode ser forte, mas penso que nada de dramático. E a precipitação mais activa continua a ser modelada a passar a norte da ilha, mas nestas coisas a distância não é lá muito confortável. Tem que se ir acompanhando. No Oceano não há sondagens nem estações, salvo uns quantos barcos e estações e sondagens feitas a partir de ilhas como a Madeira ou nas Lajes da Terceira. Os modelos são mais limitados por falta de dados e a incerteza é maior. Não é fácil fazer previsões para Ilhas, e mesmo para Portugal continental não é tão linear como prever o tempo no interior de um continente pejado de sondagens por todo o lado. Há muito a tendência da critica fácil, mas normalmente quem é mais virulento nas criticas é quem pouco percebe destas incertezas.
 

TempMADInfo

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
4
Local
Lisboa
Olá Vince, obrigado mas os créditos não são só meus mas de uma equipa díspar de pessoas que não se conhecem mas que acharam que era necessário criar um site de imediato onde colocar informação recolhida dos canais oficiais e não oficiais.

Obrigado pela tua explicação. Ficarei atento a desenvolvimentos. Entretanto pelo que vi do feed da Protecção Civil da Madeira, tiveram ontem uma video conferência com o IM " considerando a preocupação existente relacionada com uma frente que se aproxima da Madeira, mas por enquanto o modelo indica que passará entre os 50 e os 100 km a NW desta ilha."

Iam ter outra conferência hoje por volta das 12h mas ainda não existe informação pública disponível.

Vou actualizando aqui se acharem por bem.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
David... Estas coisas chamam-se posições (vulgo "estratégias") oficiais. O IM sabe bem o que pode vir... Mas antes de um comunicado oficial este é o modelo de resposta que irão certamente dar. Quer ao mail do cardu, quer a qualquer outro mail... Não vale a pena insistir com essas questões até a uma posição mais oficial sobre o evento ;)

Tenho estado a ler-vos atentamente e reparei que ainda ninguém falou numa outra razão pela qual o IM possa estar bastante cauteloso (a roçar o irresponsável, tendo em conta o e-mail que o Cardu aqui divulgou :confused:) que é a hierarquia politica... Para quem já trabalhou ou trabalha em organismos públicos com alguma responsabilidade ou relevância na defesa e segurança nacional, sabe bem do que falo ;). Ou seja muitas vezes a opinião profissional é uma e a pública TEM obrigatoriamente de ser outra, aquela que nos incutem e permitem ter. E eu acho que será o que se passa, eles estão apenas a seguir as directrizes políticas que os norteiam...
 

jocarva

Cirrus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
18
Local
Fafe
Aliás bastou olhar para a apresentação da meteorologia na Tv Galicia que ontem um membro colocou aqui no meteopt para ver a diferença de profissionalismo no tratamento modelar desta situação.

Eu não costumo confiar muito no accuweather mas tenho de dar a mão à palmatória, desta vez acredito que estão certos na previsão. Eu dei uma olhada e para o litoral poderemos ter rajadas a passar os 140kmh! :eek:


Boa tarde a todos.

Estive agora a ver a previsão do Institudo Espanhol de Meteorologia e as previsões para as provincias de Pontevedra e Orense que estão encostadas, portanto, ao Minho, são para o dia de sabado, no que toca a velocidades do vento previsiveis e da sua rajada máxima, em tudo identicas às do "nosso" Instituto de Meteorologia - os espanhois prevêm rajada máxima de 120Km/h e os portugueses...130 km/h. Pode portanto perguntar-se: estarão ambos errados? Ou será antes a estória da mãe que dizia " o meu filho é o único que está a marchar bem!"?


Abraço
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E nesse vídeo que colocaram da Tv Galicia também se notava alguma hesitação e desconforto na forma de explicar as coisas sem dramatizar, pois a incerteza ainda é alguma.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)

HBene

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Feijó
Boa tarde a todos.

Estive agora a ver a previsão do Institudo Espanhol de Meteorologia e as previsões para as provincias de Pontevedra e Orense que estão encostadas, portanto, ao Minho, são para o dia de sabado, no que toca a velocidades do vento previsiveis e da sua rajada máxima, em tudo identicas às do "nosso" Instituto de Meteorologia - os espanhois prevêm rajada máxima de 120Km/h e os portugueses...130 km/h. Pode portanto perguntar-se: estarão ambos errados? Ou será antes a estória da mãe que dizia " o meu filho é o único que está a marchar bem!"?


Abraço
No entanto para hoje o IM já dava alerta laranja para rajadas máximas dessa ordem na zona norte (120km/h). Não querendo minimizar os dois Institutos parece-me que para Sábado deverá ser uma situação mais grave do que eles apontam. Espero estar enganado claro.
 

jocarva

Cirrus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
18
Local
Fafe
No entanto para hoje o IM já dava alerta laranja para rajadas máximas dessa ordem na zona norte (120km/h). Não querendo minimizar os dois Institutos parece-me que para Sábado deverá ser uma situação mais grave do que eles apontam. Espero estar enganado claro.



Esperamos todos que te enganes...
 

Jocru

Cirrus
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
64
Local
Quarteira (65m)
Parece que o IM já está a actualizar informação...

Informação especial

Comunicado válido entre 2010-02-25 14:39:00 e 2010-02-27 23:59:00

Assunto: Previsão do Estado do Tempo no Arquipélago da Madeira
De acordo com o Centro de Previsão Tempo do IM, o Arquipélago da Madeira está a ser afectado por uma corrente perturbada de oeste. Desta forma, hoje quinta-feira, 25, deverão ocorrer períodos de chuva, aumentando de intensidade a partir do final da tarde com vento moderado de Sudoeste, soprando forte nas zonas montanhosas, diminuindo de intensidade para o final do dia. Neste contexto está em vigor um Aviso amarelo.

Para Sexta-feira, 26, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã. O vento aumentará de intensidade para o final do dia tornando-se moderado a forte, do quadrante Sul, com rajadas da ordem dos 70 km/h. Nas zonas montanhosas o vento tornar-se-á forte a muito forte com rajadas que poderão atingir os 130 km/h.

O aumento do vento encontra-se associado à aproximação de uma depressão em fase de cavamento, cujo centro se prevê localizado, às 00:00 horas do dia 27, a Noroeste do Arquipélago da Madeira. Esta depressão continuará o seu cavamento dirigindo-se para noroeste vindo a afectar o território do Continente no próximo Sábado.

Desta forma, para a Madeira, no Sábado, 27, prevê-se que o vento continue a aumentar de intensidade, soprando forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 km/h que poderão atingir 130 km/h nas zonas montanhosas. Prevê-se também a ocorrência de precipitação moderada. A intensidade do vento e da precipitação diminuirá a partir do final do dia, rodando o vento gradualmente para Oeste. Prevê-se ainda ondulação forte que poderá atingir os 6,5 metros na costa Sul.

A situação meteorológica na Madeira continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM e dos Serviços de Protecção Civil.