Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Os comentários, no site do Correio da Manhã, á noticia do "Ciclone a caminho de Portugal" são um pouco surreais... É tudo a gozar com o ciclone... Se no Sábado estiver o vento que se prevê, vamos ver se também gozam.

O Pessoal goza porque já anda tudo precavido desde o temporal da Madeira a olhar a sites de Metereologia e aos jornais e noticiários.
Os grandes temporais são aqueles que nos afectam quando menos se espera(não previstos) como o da Madeira em que tava tudo dormindo descansadinho na noite anterior e o da região Oeste.
Sinceramente esta depressão já não me assusta!!

Os organismos Metereológicos só estão dando grande atenção a ela porque o Atlântico Norte ficou em grande foque desde a tragédia na Madeira que ninguém soube prever.
Apesar do que os modelos indicam a situação no meu ver tende a ser cada vez menos gravosa com o aproximar do evento.
Hoje já se previam ventos na ordem dos 120 km/h....o que são 130 ou 140 previstos para Sábado?....sei que nestas situações o problemas é o vento médio mas pelos vistos já não será tão elevado.
Agora também acho que as pessoas deviam dar mais atenção à metereologia e aos seus organismos em vez de se porem a gozar.
Certamente os Madeirenses já não vão gozar com a Metereologia, penso eu.
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
olha o IM a surpreender pela positiva loool :D

mas realmente nao percebi todos estes dias todos a mostrar uma tendencia e agora que estamos a menos de 48 horas o gfs esta a vacilar assim nao!!!!

:brucelee::brucelee:
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Boas,

Esta última run do GFS vem retirar cavamento e pressão, mas com a depressão a entrar pelo continente, o que se traduzirá, penso eu, por menos vento do que o esperado até agora, menor agitaçao marítima, mas mais precipitação.
Agora a preocupação será mais com o vale do Tejo e Douro, para além de Alqueva e Águeda e potenciais cheias. Pelo menos não teremos tanta preocupação com o vento e eventuais quedas de gruas e outros detritos :thumbsup:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Muito mais chuva prevista nesta run...sobertudo Norte e Centro, não sei se não preferia antes o vento...do que chuvas intensas...da maneira como os solos estão saturados....:unsure:

Sim, é verdade... mas mesmo assim creio que a anterior situação era mais preocupante. A cada run que passa, o GFS mete-a a fazer landfall cada vez mais em cima de Portugal, e consequentemente mais fraca. Daqui a nada está a fazer landfall no Sul! Ainda está em aberto a possibilidade de o GFS voltar a colocar a depressão na Galiza e intensificá-la mais uma vez...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
olha o IM a surpreender pela positiva loool :D

mas realmente nao percebi todos estes dias todos a mostrar uma tendencia e agora que estamos a menos de 48 horas o gfs esta a vacilar assim nao!!!!

:brucelee::brucelee:

O GFS não é o dono da razão absoluta...mas oxalá a situação não seja tão severa como o modelado há umas runs atrás... veremos o que nos diz mais logo o ECM...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Última run do GFS... de desconfiar, para já é o único modelo a desalinhar, está parecido com o GME da manhã, que por sua vez cavou muitísimo mais na run mais recente.

O que temos de mais recente:

HIRLAM

wwi1x0c254.gif


GME

gme04812z.png


GFS (não se fiem, faz landfall na zona de Lisboa também não é bom):

gfs048.png


gfs054f.png
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Uma mudança radical no GFS, reduzido o problema vento, aumentado o problema chuva. E agora no que ficamos?

começo seriamente a pensar que ja tivemos evento e nem demos importancia a ele... :lmao: estes dias que passaram foram de chuvas fortes ventos constantes e trovoadas intermitentes.. quer me parecer que sabado vai ser um dia banal comparado a estes que temos tido :D
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Por estas e por outras (calculo eu) é que o IM decidiu esperar mais um pouco antes de avançar para avisos concretos ;)

Ora bem! Nada como ter calma e não entrar em stress... No entanto a situação continua a merecer acompanhamento constante, o que penso esteja a ser feito pelo IM e Prot. Civil. Depois do que se passou na Madeira não vão concerteza querer "ficar mal na fotografia"...
 

HBene

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Feijó
Por estas e por outras (calculo eu) é que o IM decidiu esperar mais um pouco antes de avançar para avisos concretos ;)
Atenção que também não é motivo para desvalorizar a situação, veremos se a próxima run mantém este rumo ou se volta atrás.
Por curiosidade aqui fica outro que também saiu à pouco e mostra um cenário bem diferente:
10022703_2512.gif

10022712_2512.gif
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Atenção que também não é motivo para desvalorizar a situação, veremos se a próxima run mantém este rumo ou se volta atrás.
Por curiosidade aqui fica outro que também saiu à pouco e mostra um cenário bem diferente:
10022703_2512.gif

10022712_2512.gif

É verdade que todos os restantes modelos mantêm a depressão mais cavada, mas por isso é que eu falei em esperar para ver e não desconsiderei à partida a hipótese de termos algo mais forte e diferente. É esperar para ver o ECM e verificar como evolui a depreesão no st ;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Vamos novamente ver como se vai portar o GFS, será que todos os outros modelos (em especial o Europeu ECM) vão atrás dele ou foi apenas uma saída "marada" e continua tudo como antes?

Por um lado espero que a a expressão " A montanha pariu um rato" seja real. ;)

Mais à frente o GFS anda a modelar uma entrada fria, que umas vezes já foi de importância, outras vezes mais comedida. É a mais de 180h, mas a tendência parece andar por lá... ;)