Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
o facto do GFS ter tido "um update" onde pode ter tido leituras, xpto, não quer dizer que seja uma certeza. Vamos esperar.
Lá está, quem viveu o temporal da zona Oeste, tem noção que pode ser parecido, possivelmente não tão violento.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Tenho sido um espectador atento ultimamente do Fórum, principalmente deste evento que está para acontecer e sinceramente neste tópico muito se fala e pouco se acerta!Só tenho pena que belas análises fundamentadas continuem a ser feitas aqui e não no tópico de análise. porque assim é preciso vasculhar inúmeros post´s até se encontrarem os que verdadeiramente interessam! Por isso peço encarecidamente aos membros do Fórum que contribuem para a análise e previsão que não postem aqui porque se não é uma confusão post´s de grande utilidade no meio de um chat...
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Tenho sido um espectador atento ultimamente do Fórum, principalmente deste evento que está para acontecer e sinceramente neste tópico muito se fala e pouco se acerta!Só tenho pena que belas análises fundamentadas continuem a ser feitas aqui e não no tópico de análise. porque assim é preciso vasculhar inúmeros post´s até se encontrarem os que verdadeiramente interessam! Por isso peço encarecidamente aos membros do Fórum que contribuem para a análise e previsão que não postem aqui porque se não é uma confusão post´s de grande utilidade no meio de um chat...

Acho que não deve ser totalmente assim como disseste, ambos os tópicos tem a sua importância, o mais correcto é postarem as suas analises mais elaboradas nos dois, isto se fizerem favor. No Análise Modelos e Alertas Oficiais para não haver essa situação que disseste e bem, mas também aqui para poderem ser discutidos, isto claro dentro duma certa razoabilidade.
É a minha opinião.;)
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Neste momento todos os modelos criaram uma depressão na zona do Canal da Mancha que parece que tirou grande parte da carga atmosférica da nossa depressão. Vamos lá ver por agora, esta tudo mais suavizado esperemos pela próxima Run que já devem ter dados das leituras dos satélites.

Cumprimentos
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
começo seriamente a pensar que ja tivemos evento e nem demos importancia a ele... :lmao: estes dias que passaram foram de chuvas fortes ventos constantes e trovoadas intermitentes.. quer me parecer que sabado vai ser um dia banal comparado a estes que temos tido :D
Concordo plenamente.
Enquanto vocês discutiam o que se vai passar no próximo fim de semana a minha humilde terra estava a ser assolada por um dos maiores temporais desta década, árvores arrancadas, telhados danificados, rios a transbordar por todos os lados, acomulações de granizo de cerca de 10cm, ventos fortissimos (com rajadas a superar os 120km). Isto na tarde de ontem e durante a madrugada de hoje.
Felizmente as pessoas por cá estão preparadas para estes eventos, minimizando por vezes os estragos e as consequência que dai podessem resultar.
Noutros locais (nas cidades) seriamos noticia várias vezes ao ano.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Carta com vento a 30m e temperaturas aos 2m do ECM - Run das 00h

twometretemperatureand3.gif



Carta com vento a 30m e temperaturas aos 2m do ECM - Run das 12h

twometretemperatureand3h.gif


Parece haver um ligeiro desagravamento no vento e um posicionar a depressão um pouco mais a Oeste.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Estive a perder tempo a ver as imagens de satélite e a depressão sobre o canal da Mancha está a alimentar-se da que estava para passar pela Madeira, preocupa só que deslocou-se o centro da depressão do Atlântico para passar pela Madeira mas fragilizado.

É esperar para ver, mas para já muito menos chuva para está madrugada. :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom, parece que o GFS continua a apostar num desagravamento da depressão nesta run das 18, mas a precipitação continua lá


Cavou a depressão mais um pouco relativamente à run 12z..mas sim, a tendência é claramente para um desagravamento da situação relativamente aos ventos.. já não é aquele sistema super cavado que viamos há umas runs atrás...mas ter em atenção que a chuva poderá ser também um factor a ter em conta e poderá ser forte em especial no Norte e Centro... isto claro, segundo o GFS..:

airpressure.png


6hrprecip.png
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Cavou a depressão mais um pouco relativamente à run 12z..mas sim, a tendência é claramente para um desagravamento da situação relativamente aos ventos.. já não é aquele sistema super cavado que viamos há umas runs atrás...mas ter em atenção que a chuva poderá ser também um factor a ter em conta e poderá ser forte em especial no Norte e Centro... isto claro, segundo o GFS..:

airpressure.png


6hrprecip.png

como eu disse anteriormente vai ser um dia normal de inverno:thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Esta run do GFS agravou em relação a run desastrosa das 12, penso que amanha vamos voltar a ver ali um centro com 970hpa e de novo ventos ciclónicos (rajada) a trajectória é quase aquela a correcta.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
como eu disse anteriormente vai ser um dia normal de inverno:thumbsup:

Esperemos bem que sim sinceramente é o que eu espero. Mas dizeres vai ser um dia normal de inverno, ok sinceramente espero que sim mas vou tomar varias precauções na mesma, como o retirar de bens materiais junto ao mar e resguardar os carros em zonas abrigadas longe de árvores e postes;)