Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Já aqui foi mencionado pelo David há uns posts atrás Galerna:

De facto se aqui já foi referido não verifiquei, no entanto só corrobora o que já foi dito. Mas não só, trombas de agua, que após fazer landfall poderão dar origem a tornados. Sabemos que tais fenómenos não são normais nestas latitudes mas num inverno atipico como este...
É claro que estamos a criar "cenários" mas é uma hipotese embora obviamente remota.
 


Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
Mas as pessoas que lêm e que são menos entendidas no assunto ficam meio assustadas ... eu por exemplo. Embora nao perceba, não fico assustado porque enfim, o que terá que ser, vai ser e tenho noção da volatilidade de todo o clima.

Porém também há que ter algum tento para que não se fale de X, Y, Z levado ao cubo, com requintes de "armageddon" e quando chegar o dia e houver precipitação alta e ventos fortes e ... ponto final, as pessoas vão olhar para o forum e perguntar até que ponto não se expecula demais.

Enfim, garantido é muito vento e muita chuva. O resto, logo se vê.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem de qualquer das formas penso que irá ser um evento espectacular principalmente por essa queda brusca de temperaturas que irá dar muito gosto em acompanhar, depois e se o modelo GFS se confirmasse seria um lindo Domingo branco em Bragança!
Só espero que seja´um evento espectacular sem de forma alguma causar danos materiais ou pessoais...caso contrário com se costuma dizer , mais vale estarmos quietos!
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Mas as pessoas que lêm e que são menos entendidas no assunto ficam meio assustadas ... eu por exemplo. Embora nao perceba, não fico assustado porque enfim, o que terá que ser, vai ser e tenho noção da volatilidade de todo o clima.

Porém também há que ter algum tento para que não se fale de X, Y, Z levado ao cubo, com requintes de "armageddon" e quando chegar o dia e houver precipitação alta e ventos fortes e ... ponto final, as pessoas vão olhar para o forum e perguntar até que ponto não se expecula demais.

Enfim, garantido é muito vento e muita chuva. O resto, logo se vê.

Pela minha experiência, entrando um bocadinho off-topic, o que se passa com o pessoal é que que ao mesmo tempo que tem medo do diabo estão desejosos do ver em acção! :D E depois começam a ficar um bocadinho nervosos quando o diabo não entra mesmo em acção. Mas, no fundo, são todos boas pessoas interessadas em aprender e partilhar experiências sobre meteorologia. :D :)
 

sunny

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
40
Local
Amadora
Pela minha experiência, entrando um bocadinho off-topic, o que se passa com o pessoal é que que ao mesmo tempo que tem medo do diabo estão desejosos do ver em acção! :D E depois começam a ficar um bocadinho nervosos quando o diabo não entra mesmo em acção. Mas, no fundo, são todos boas pessoas interessadas em aprender e partilhar experiências sobre meteorologia. :D :)

Falo por mim, nem pensar.Quem dera que tudo desagravasse.Quem quer ver acções desta natureza só pode ser irresponsável...ou ter falta de maturidade
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Mas as pessoas que lêm e que são menos entendidas no assunto ficam meio assustadas ... eu por exemplo. Embora nao perceba, não fico assustado porque enfim, o que terá que ser, vai ser e tenho noção da volatilidade de todo o clima.

Porém também há que ter algum tento para que não se fale de X, Y, Z levado ao cubo, com requintes de "armageddon" e quando chegar o dia e houver precipitação alta e ventos fortes e ... ponto final, as pessoas vão olhar para o forum e perguntar até que ponto não se expecula demais.

Enfim, garantido é muito vento e muita chuva. O resto, logo se vê.

Todas as hipoteses e análises aqui lançadas neste forum são meras opiniões pessoais na tentativa de efectuar seguimento e previsão do tempo e modelos, obviamente que não passará apenas disso. Como tal e como o fenómeno meteorológico é fascinante precisamente pela imprevisibilidade, todos os cenários são possiveis, e fenómenos anormais em circunstâncias anormais são sempre possiveis, mas tal como eu disse anteriormente as hipoteses são remotas. Quanto ao facto de os menos "atentos" ficarem assustados, sinceramente não acredito nisso, pois vivemos numa sociedade de informação onde as pessoas são consecutivamente "bombardeadas" e tem acesso a todo o tipo de informação inclusivé sobre meteorologia se estiverem interessadas. Não acredito que alguém se assuste se algum membro tiver uma análise mais arrojada de qualquer mapa ou modelo meteorológico.
Off-topic " O meu Sporting também tinha hipoteses remotas de vencer na Europa e lá ganhou, é como tudo certezas absolutas não há".
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Estou em polgas para ver o próximo run, a depressão está passando mais pelo lado leste da madeira do que como todos os modelos previam que passa-se pelo lado oeste...
Está uma depressão menos cavada mas vamos lá ver se isto acelera e onde passa o centro de depressão...
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Boa noite a todos os membros.

Percebo que esta situação deixe toda a gente a olhar para os modelos, e a dar a sua opinião, contudo acho fundamental que as opiniões sejam dadas, baseadas em algo concreto, modelos, imagens de satélite, etc, não chega afirmar algo, porque nos parece que algo irá acontecer. Quanto à previsão do snow forecast, penso que não é muito fiável, a cota de neve não irá ser assim tão alta como está na previsão do site. Como se pode ver aqui http://www.meteomoita.com/gfsmodelos/gfstxt.php?cidade=COVILH%C3, a cota de neve andará pelos 1884 metros, mas apenas num curto espaço de tempo, pelo que a camada de neve existente na Serra da Estrela irá aumentar ainda mais. Também Bragança, poderá ver neve nos pós frontal, isto de acordo com os diversos modelos.

Grande Inverno temos tido, quanto a esta situação que se aproxima, temos que ter muita calma, muitos factores importam. Penso que a partir de agora, o melhor meio de análise irá ser o satelite, observando o comportamento da depressão. :thumbsup:
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Todas as hipoteses e análises aqui lançadas neste forum são meras opiniões pessoais na tentativa de efectuar seguimento e previsão do tempo e modelos, obviamente que não passará apenas disso. Como tal e como o fenómeno meteorológico é fascinante precisamente pela imprevisibilidade, todos os cenários são possiveis, e fenómenos anormais em circunstâncias anormais são sempre possiveis, mas tal como eu disse anteriormente as hipoteses são remotas. Quanto ao facto de os menos "atentos" ficarem assustados, sinceramente não acredito nisso, pois vivemos numa sociedade de informação onde as pessoas são consecutivamente "bombardeadas" e tem acesso a todo o tipo de informação inclusivé sobre meteorologia se estiverem interessadas. Não acredito que alguém se assuste se algum membro tiver uma análise mais arrojada de qualquer mapa ou modelo meteorológico.
Off-topic " O meu Sporting também tinha hipoteses remotas de vencer na Europa e lá ganhou, é como tudo certezas absolutas não há".

Eu também já estava pronto a entrar em depressão, mas os 3-0 reduziram o cavamento :lol:
Desculpem o off.toppic. Quanto a Sábado vamos entrar em nowcasting, olho no radar, olho no satélite e tudo à janela. As condições parecem-me muito estranhas, principalmente com a massa de ar frio a norte e a de ar quente a sul... :huh:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem visível a intrusão seca na imagem do canal WV.


v0010.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Ventos d 70km/h parecendo q ñ ja sao qq coisa pq a essa velocidade num carro, se metermos a mao d fora ja sentimos atrito forte. Ps: nao consigo aceder aos modelos do ecmwf pq pede password

Ventos de 70km/h parecendo que não já são qualquer coisa porque a essa velocidade num carro, se metermos a mão de fora já sentimos atrito forte. Ps: não consigo aceder aos modelos do ecmwf porque pede password
 
Editado por um moderador:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ventos d 70km/h parecendo q ñ ja sao qq coisa pq a essa velocidade num carro, se metermos a mao d fora ja sentimos atrito forte. Ps: nao consigo aceder aos modelos do ecmwf pq pede password

A que site estas a aceder? Ao site mesmo do modelo Europeu? Se assim for só disponibilizam o ventos aos 850hPa e o geopotencial aos 500hPa. Entras numa parte lateral do site que tem a indicação "Forecasts", mas só tem a partir das 72h.

Eu conheço este outro, onde disponibilizam cartas logo a partir das 24h, pena é só serem da Pressão Atmosférica ao nível do mar e geopotencial aos 500hPa:

Meteocentre


É só escolheres a Run. ;)
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
:confused:A depressão anda estacionaria, e ter um cavamento prematuro segundo os modelos, a sua trajectória é para E e NE, com um comportamento rectilíneo, porque vejo que a massa fria que baixa dos açores, esta provocar a sua deslocação mais morosa e não tão ao NE, esta a ser pressionada para uma trajectória mas para E. Ou seja, o seu centro esta mais próximo a ilha da madeira, para depois fazer a sua curvatura de trajecto, entre costa alentejana e de Leiria, ou seja mais ao centro de Portugal.:confused: