Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Alerta vermelho para a Galiza devido ao vento , actualização do meteogalicia:

galicia.png


http://www.meteogalicia.es/web/index.action
 


jotasetubal

Cumulus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Setubal
e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....
 

HBene

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Feijó
e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....

Tem o alerta na Madeira. Aqui em Portugal Continental acho que não há nada de anormal previsto para hoje... :huh: Amanhã é que de certeza que não vai estar verdinho.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Ohhhh Vince as imagens são igualzinhas assim não ajudas ;)
Quanto as imagens do EUMESAT e tendo eu pedido aqui no fórum o link dos tais 15 minutos só corregi a localização da imagem http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTERNEUROPE/

Vince quanto ao Modelo CMC por mais estranho que pareça seguindo a imagem da precipitação é aquele que mais se aproxima as imagens de satélite. Uma mansa larga e fraca a passar pela Madeira.

10022606_2600.gif


satp.jpg


Dá para ver as semelhanças? :rolleyes:
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
CARTA DE SUPERFÍCIE PARA O MEIO DIA DE SÁBADO

cartaw.gif


Do acompanhamento que tenho feito ao longo destes dias do prognóstico de superfície o centro da depressão tem sido posto mais largo do continente. Desconheço qual o modelo de previsão utilizado pelo Metoffice.
No entanto, tem mantido o cavamento inicialmente previsto.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ohhhh Vince as imagens são igualzinhas assim não ajudas ;)

Já corrigi.


Dá para ver as semelhanças? :rolleyes:



Sim, mas é como outros modelos também.

gfspiprec006.png


O que tentei explicar é que aquela saída do CMC estava errada, não tinha a depressão formada às 00z de hoje, e quando um modelo tem um erro desses numa fase inicial os erros amplificam-se muito ao longo da restante previsão, logo não se pode confiar nela. Tu referias uma depressão a formar-se a leste da Madeira o que não era verdade, mas parece que editaste essa parte.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Ontem a dada altura que a formação da depressão estava estacionada e a frente estava muito alargada que pelas imagens de satélite a precipitação estava a ser superior pelo lado este da Madeira que do lado oeste. Estava a correr no Expedition, o GFS e o CMC, e era o CMC que dava uma frente mais atrasada e larga. E atendendo que o CMC é o modelo 4D que tenho verificado tem os dados de ortografia da Madeira mesmo em baixa resolução comecei a seguir-lo.

Acho que não foi só eu a verificar que a formação ficou estagnada algum tempo que os modelos não previam, ao qual reparei que a depressão do Canal da Mancha alimentou-se em parte com a carga do Atlântico pelo Este da Madeira, se é que me faço entender. ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por favor não façam hotlink de imagens de satélite, cartas, modelos ou fotografias. Usem um servidor de imagens como o Imageshack ou o Photobucket.
E também não metam imagens com mais de 800 pixels de largura, para quem não tem programa de edição de imagens, o Imageshack faz o redimensionamento automatico para 800 se assim o indicarem

85097358.gif
 

Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....

Sim, é verdade.. hoje está verde.. Mas a partir desta tarde ou noite passará a estar alerta vermelho em todo o país praticamente devido aos critérios de emissão deles:
- rajadas superiores a 130 km/h para o litoral e terras altas (por isso, suponho que quase todas as regiões) já que o IM já prevê rajadas 150km/h;
Quanto à agitação marítima deverá estar entre o alerta laranja ou vermelho (para o litoral, obviamente..).
Chuva talvez amarelo/laranja...

Mas pronto, não vejo porque não podem pôr os alertas mais cedo como Espanha, em vez de ser umas 3-4 horas antes, até porque já é quase certo que Portugal será afectado (nem que seja só uma região). Qual é o objectivo dos alertas afinal? Não é preparar a Protecção Civil bem como a população? Acho que ninguém se prepara para essas eventualidades em 3 horas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sim, é verdade.. hoje está verde.. Mas a partir desta tarde ou noite passará a estar alerta vermelho em todo o país praticamente devido aos critérios de emissão deles:
- rajadas superiores a 130 km/h para o litoral e terras altas (por isso, suponho que quase todas as regiões) já que o IM já prevê rajadas 150km/h;
Quanto à agitação marítima deverá estar entre o alerta laranja ou vermelho (para o litoral, obviamente..).
Chuva talvez amarelo/laranja...

Mas pronto, não vejo porque não podem pôr os alertas mais cedo como Espanha, em vez de ser umas 3-4 horas antes, até porque já é quase certo que Portugal será afectado (nem que seja só uma região). Qual é o objectivo dos alertas afinal? Não é preparar a Protecção Civil bem como a população? Acho que ninguém se prepara para essas eventualidades em 3 horas.

Sim, rajadas de 150 Km/h é muito preocupante se se vierem a verificar....opinião pessoal acho esse valor excessivo, acredito mais em 100/120 Km/h no Litoral e 130 terras altas e já são valores muito elevados com potencial destrutivo.... se a previsão se mantiver os alertas surgirão obviamente ainda hoje...mas essa previsão pode ainda ser alterada ( desagravada relativamente ao vento) por isso temos que aguardar...

Agora quais os critérios que levam os Espanhois a emitirem alertas/avisos mais cedo que o nosso IM isso ultrapassa-me...:unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ontem a dada altura que a formação da depressão estava estacionada e a frente estava muito alargada que pelas imagens de satélite a precipitação estava a ser superior pelo lado este da Madeira que do lado oeste. Estava a correr no Expedition, o GFS e o CMC, e era o CMC que dava uma frente mais atrasada e larga. E atendendo que o CMC é o modelo 4D que tenho verificado tem os dados de ortografia da Madeira mesmo em baixa resolução comecei a seguir-lo.

Acho que não foi só eu a verificar que a formação ficou estagnada algum tempo que os modelos não previam, ao qual reparei que a depressão do Canal da Mancha alimentou-se em parte com a carga do Atlântico pelo Este da Madeira, se é que me faço entender. ;)

O 4D não tem nada a ver com a orografia, tem a ver com uma dimensão temporal para assimilação de dados, o 4D que referes também tem modelos como o ECMWF e o UKMET. Nenhum modelo global tem resolução orográfica decente para a Madeira que é uma coisa tão pequena que praticamente não existe dentro do Modelo global. Para modelar a preciptação orográfica tem que se ver modelos de mesoescala com um domínio de maior resolução especialmente configurado para a Madeira, precisamente na orografia.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
De certeza que o windguru não reviu, hoje, em alta as previsões do vento. Pelo menos no que diz respeito a Sta. Cruz (Torres Vedras) aumentou a previsão de força 7 para força 8 na escala de Beaufort!???