Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Sim, rajadas de 150 Km/h é muito preocupante se se vierem a verificar....opinião pessoal acho esse valor excessivo, acredito mais em 100/120 Km/h no Litoral e 130 terras altas.... se a previsão se mantiver os alertas surgirão obviamente ainda hoje...mas essa previsão pode ainda ser alterada ( desagravada relativamente ao vento) por isso temos que aguardar...

Agora quais os critérios que levam os Espanhois a emitirem alertas/avisos mais cedo que o nosso IM isso ultrapassa-me...:unsure:

Não me parece nada excessivo esses 150km/h se bem que contaria mais com 130 ou 140km/h no Litoral sempre falei que seria uma tempestade perigosa a requerer cuidados especiais e parece salvo uma ecatombe de ultima hora que assim será, mas mesmo assim a situação é menos grave do que o previsto a poucos dias atrás pelos modelos só para terem uma ideia. O GFS para mim está perdido nem sei se se irá encontrar de novo até a noite :disgust:
Em resumo uma tempestade que deverá ser felizmente por um lado das muito raras em Portugal mas que lá de vez em quando aparece uma a nos visitar. Tenho pena do nosso IM ainda não ter colocado os avisos e já não se estar a fazer um aviso maior nas rádios e televisões tal como fazem os nossos vizinhos Espanhóis sem medos de alarmar quando as coisas requerem preocupação. Ainda hoje falei do temporal a muita gente e claro a resposta foi sempre a mesma.."a sério?! não sabia de nada!!!" enfim como poderia saber se tá tudo a desvalorizar só falam na Madeira
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Miguel os mais atrasados é que estão a seguir melhor, alguém quer dados para determinada zona do país? Posso retirar GFS, CMC e Windguru.
 

calitos

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
2
Local
Setubal
Miguel os mais atrasados é que estão a seguir melhor, alguém quer dados para determinada zona do país? Posso retirar GFS, CMC e Windguru.

Bons dias,

Gostaria se possivel, dados para a zona de Setubal,nomeadamente horas de previsivel maior impacto, direcção e velocidade media do vento e rajadas maximas previstas.

Desde já obrigado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Miguel os mais atrasados é que estão a seguir melhor, alguém quer dados para determinada zona do país? Posso retirar GFS, CMC e Windguru.

Já agora, podias retirar dados aqui para o Algarve?
Pelas últimas runs do GFS, a situação diminuiu a sua intensidade. Mas gostava de ver outras saidas para aqui.

Já agora, as rajadas de 150km/h previstas pelo IM para o litoral, será que poderão afectar aqui o Sul, ou serão mais para o Litoral Oeste?

Por aqui tenho informações que, até agora, a Protecção Civil ainda não enviou (pelo menos oficialmente) nada para a Comissão Municipal de Protecção Civil!
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
Eco, essas rajadas serão mais sentidas mas para norte. Pelo que me dá a perceber o landfall será algure na costa litoral oeste ( xiça, até vou conseguir ver o core da bixa, na ericeira! ehehe). Ou seja, mais para sul sentirás vento sim, rajadas fortes, sim, mas não nos 150km/h.

O mal do IM é que faz uma previsão a toda a escala do continente. Ou seja, ficamos a "anhar" localmente.


De qualquer maneira, vou me armar em fotografo e amanha de manha quando for ter com a maria, vou andar com a maquina para todo o lado... nunca se sabe.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eco, essas rajadas serão mais sentidas mas para norte. Pelo que me dá a perceber o landfall será algure na costa litoral oeste ( xiça, até vou conseguir ver o core da bixa, na ericeira! ehehe). Ou seja, mais para sul sentirás vento sim, rajadas fortes, sim, mas não nos 150km/h.

O mal do IM é que faz uma previsão a toda a escala do continente. Ou seja, ficamos a "anhar" localmente.


De qualquer maneira, vou me armar em fotografo e amanha de manha quando for ter com a maria, vou andar com a maquina para todo o lado... nunca se sabe.


Não será bem assim... o vento circula ao longo das isobaras em torno do núcleo, pelo que não é bem no local do landfall que surgem as rajadas mais altas. A colocação actual do GFS é já próxima dos outros modelos, sendo que este desde há muito que prevê que os ventos mais fortes se situem nos Distritos de Lisboa e Setúbal... até pela forma "diagonal" de entrada da depressão. Serão estas em princípio as zonas mais críticas pese embora que a distribuição de ventos no litoral deverá ser relativamente democrática. Chamada de atenção também para as terras altas onde as rajadas poderão também ser extraordinariamente fortes!
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Miguel os mais atrasados é que estão a seguir melhor, alguém quer dados para determinada zona do país? Posso retirar GFS, CMC e Windguru.

Bom dia,


realmente fico baralhada quando vejo o DNOTICIAS da Madeira, pois a informação que lá vem é contraditória, nem coincide com a do IM.


Pode informar-me da previsão para o Arquipelago? Sempre vamos ter chuvas intensas?

desde já muito obrigada.
 

HBene

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Feijó
Não sei se estou errado mas rajadas na ordem dos 150 kilometros por hora está muito perto das sentidas no passado mês de Dezembro na zona Oeste :unsure:
Ou seja, devemo-nos precaver para eventuais danos (alguns telhados arrancados, vegetação e campos agrícolas danificados, estruturas electricas, etc) correcto?
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
DN MADEIRA


O estado do tempo vai piorar a partir da tarde de hoje. As previsões do Instituto de Meteorologia (IM) indicam que o vento vai ganhar força, a chuva cairá de forma moderada e, no mar, as vagas poderão atingir os 6,5 metros na costa sul. Toda esta turbulência deve-se à deslocação de um ciclone a oeste da ilha da Madeira, colocando o arquipélago em alerta amarelo, o segunda numa escala de quatro.

Até ao final da manhã de hoje, a precipitação deverá diminuir de intensidade. No entanto, o vento ganhará força até ao final do dia, tornando-se moderado a forte do quadrante sul, com rajadas na ordem dos 70 km/h, sendo "forte a muito forte com rajadas que poderão atingir os 130 km/h nas zonas montanhosas", revela a nota emitida ontem pelo IM para a comunicação social.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Não sei se estou errado mas rajadas na ordem dos 150 kilometros por hora está muito perto das sentidas no passado mês de Dezembro na zona Oeste :unsure:
Ou seja, devemo-nos precaver para eventuais danos (alguns telhados arrancados, vegetação e campos agrícolas danificados, estruturas electricas, etc) correcto?

Sim, prevenção acima de tudo, retirar tudo o que possa ser atirado pelo vento, não colocar os carros perto de árvores, caixotes do lixo ( aqueles q são móveis ) e perto de postes e estar com bastante atenção à situação meteorológica.

É uma situação extrema e rara no nosso país, mas também não é o fim do mundo, requer apenas mais cuidados na prevenção, assim poderá se reduzir o risco de grandes danos materiais e eventualmente pessoais.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Não sei se estou errado mas rajadas na ordem dos 150 kilometros por hora está muito perto das sentidas no passado mês de Dezembro na zona Oeste :unsure:
Ou seja, devemo-nos precaver para eventuais danos (alguns telhados arrancados, vegetação e campos agrícolas danificados, estruturas electricas, etc) correcto?

É isso mesmo, embora a acontecer seja localmente e nunca em toda a costa do continente. Atenção, não vai voar tudo, só algumas coisas e em alguns locais.

Um dos problemas maiores pode ser mesmo a falta de electricidade, mas nunca por muito tempo, penso eu.

Ficam aqui algumas medidas a ter em conta:

http://www.proteccaocivil.pt/Preven...is/Ciclones/Pages/MedidasdeAutoproteccao.aspx
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eco, essas rajadas serão mais sentidas mas para norte. Pelo que me dá a perceber o landfall será algure na costa litoral oeste ( xiça, até vou conseguir ver o core da bixa, na ericeira! ehehe). Ou seja, mais para sul sentirás vento sim, rajadas fortes, sim, mas não nos 150km/h.

O mal do IM é que faz uma previsão a toda a escala do continente. Ou seja, ficamos a "anhar" localmente.


De qualquer maneira, vou me armar em fotografo e amanha de manha quando for ter com a maria, vou andar com a maquina para todo o lado... nunca se sabe.

Segundo os modelos mais credíveis, onde não estou a incluir o GFS porque a 24 h ainda não estabilizou, o landfall dar-se-á pelo Cabo Finisterra, na Galiza. poderá fazer uma tangente à costa, pelo que qualquer desvio para leste poderá fazê-la entrar, mas é opção minoritária.

Já foi baptizada internacionalmente:

prognose20100226.gif
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Até ao final da manhã de hoje, a precipitação deverá diminuir de intensidade.

Desculpem o off-topic, mas se bem me lembro não houve grandes precipitações na Madeira durante a noite passada. Até pelo contrário choveu muito pouco, e se eles prevêem chover ainda menos, então é bom sinal!:)

cumps