Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Só para o caso dos madeirenses não serem esquecidos!

Assunto: Previsão Estado Tempo na Madeira (ACTUALIZAÇÃO)

De acordo com o Centro de Previsão Tempo do IM, devido à passagem de uma depressão a noroeste do Arquipélago da Madeira mantém-se a previsão de agravamento das condições meteorológicas a partir do final do dia de hoje, 26 até à manhã de Sábado, 27.

Este agravamento manifestar-se-á num aumento da intensidade do vento do quadrante Sul, com previsão de rajadas que poderão atingir os 130 km/h., e na ocorrência de precipitação que poderá ser pontualmente forte nas regiões mais altas da ilha da Madeira na madrugada de Sábado.

Mantém-se igualmente a previsão de ondulação forte, neste período, que poderá atingir os 6,5 metros na costa Sul.

A situação meteorológica na Madeira continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM e dos Serviços de Protecção Civil.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
o IM apenas prevê vento muito forte para Viana, Porto e Aveiro, por isso grande parte do país pode descansar.

Essa afirmação não corresponde à realidade. A previsão descritiva do IM avisa para rajadas de 150km/h no litoral sem especificar. Os modelos indicam rajadas até mais fortes no litoral centro. Portanto afirmar que grande parte do país pode descansar não corresponde ao que à previsão diz respeito. Provavelmente cingiste-te à previsão significativa. Já algumas vezes abordámos essa temática aqui. Essa previsão vale muitas vezes zero e deve ser SEMPRE lida a descritiva! Até porque a significativa sofrerá alterações




O estofex diz que neste momento afirmar que vai existir algo mais que uma ou
outra trovoada isolada é precoce.
É um pouco estranho não? Eu sei que a previsão que lá está é só até às 6 horas da manhã de sábado. Mas estamos a 24 horas do evento. Não é estranho? Ou será que é mesmo assim?

O que o estofex por norma alerta sobretudo é para a possibilidade de tornados e forte actividade convectiva. O Estofex realça na previsão e bem o risco no Continente até pelo aviso em separado independentemente do grau de risco atribuído. Das duas uma: ou fazem uma actualização esta noite, ou consideram que os ventos sustentados e respectivas rajadas não se enquadram no âmbito das previsões por eles apresentadas. É que de facto o ESTOFEX costuma centrar-se sempre mais no risco de tornados, saraiva, precipitações intensas e tempestades eléctricas, não destacando por norma os fenómenos de vento por si só.
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
É incrivél... andei a fazer outra ronda pelo intellicast, wunderground e pelo accuweather ( windguru ainda nao foi updated com o round das 12 ) e ambos baixaram as tendencias de vento.

Enfim, este fenómeno está a ser complicado de ser acompanhado... :)
 

Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
236
Local
Atouguia da baleia-Peniche
Boa tarde
No meteoalarm os parâmetros para o continente está em branco.

europetomorrow0color.gif
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
A não ser que o IM lance o aviso, penso que não vão alterar isso, até porque hoje está tudo sem avisos, daí estar branco, não? ( é mesmo uma dúvida, não é uma pergunta retórica :) )
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Radar as 14h Agravou-se o Centro da Depressão
radarh.jpg

Chuva Moderada Prevista para o período entre as 20h e as 04h para a Ilha da Madeira. Ventos Fortes podendo atingir os 100km/h na Zona Oeste
A partir deste momento considero convivente entrar em estado preparatório
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A não ser que o IM lance o aviso, penso que não vão alterar isso, até porque hoje está tudo sem avisos, daí estar branco, não? ( é mesmo uma dúvida, não é uma pergunta retórica :) )

Sim os avisos do meteoalarm são os mesmos do IM. O meteoalarm é um serviço de divulgação de avisos dos Institutos de Meteorologia europeus.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Boa tarde,

Os Corpos de Bombeiros do Distrito de Lisboa, irão passara nivel de ALERTA LARANJA a partir das 00 de hoje até às 2400 de amanhã..

São esperadas rajadas de 160 kmh segundo o alerta emitido pela PROCIV.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Já dá para ver que "prognósticos só mesmo durante o jogo" como diziz o outro...
Por um lado, no MeteoAlarm, temos Espanha em Alerta Vermelho e Portugal sem qualquer alerta. Por outro temos os modelos a tirarem vento na zona Centro e os Bombeiros de Lisboa a entrarem em Alerta Laranja devido a previsões de rajadas até 160Km/h.
Como ficamos? vai ser grave? Não vai?

Em minha opinião, só mesmo acompanhando constantemente o evoluir da situação se poderão definir os efeitos expectáveis desta depressão... Tenho a certeza de que esse acompanhamento estará a ser feito por quem lhe compete essa tarefa, ou seja, IM e Prot. Civil.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Começo a achar esta situação muito estranha!!!
Corrigam me se estiver errado mas acho que os modelos não estão a conseguir acompanhar a evolução desta depressão.
Há muita incerteza no vento que irá ser produzido e na precipitação.
Para o sul o ECMWF dá apenas cerca de 2mm. Algo estranho acho eu.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Infelizmente o IM é lento gostam de preparar tudo nas ultimas mas eu pergunto-me quem tem gruas e precise de as desmontar vai ser em quantas horas de aviso?

Enfim chega a ser ridículo ter-mos uma Espanha em Alerta Vermelho por uma frente que entra por oeste termos o País de Branco...

Embora a depressão já fez duas ou três paradinhas...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Acho que nesta altura do campeonato penso que já pouco há a fazer, irá verificar-se em Portugal continental uma situação de ventos fortes, isso já ninguém duvida, é preciso indo acompanhando a situação e a sua respectiva evolução, mas certamente será algo forte, pois o IM já desde de ontem que tem vindo a alertar para esse facto e hoje não só é o IM como a protecção civil e a comunicação social no geral, logo penso que não restam dúvidas de que aquilo que se vai passar será um evento de alguma gravidade e raro em Portugal continental, e que deve ser acompanhado por todos nós sem grandes alarmismos.