Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Boa tarde tenho uma duvida sendo a parte do litoral a mais atingida por este ciclone tou a achar estranho o IM ter posto Leiria a vermelho e Lisboa a laranja. Sei bem que a parte norte vai ser a mais afectada por este ciclone mas como aqui já foi dito os bombeiros de Lisboa estão em sobreaviso por rajadas ate 150 km/h sendo assim acho que devia ser vermelho . E a minha opinião o que acham?:huh:

Abraço e continuação de boa sexta feira para todos:thumbsup:

O distrito de Leiria apresenta maiores altitudes que o de Lisboa e espera-se vento mais intenso nos pontos mais altos pelo que penso que é por isso que o Instituto de Meteorologia pôs Leiria a vermelho e Lisboa a cor-de-laranja.
 


Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
Boa tarde tenho uma duvida sendo a parte do litoral a mais atingida por este ciclone tou a achar estranho o IM ter posto Leiria a vermelho e Lisboa a laranja. Sei bem que a parte norte vai ser a mais afectada por este ciclone mas como aqui já foi dito os bombeiros de Lisboa estão em sobreaviso por rajadas ate 150 km/h sendo assim acho que devia ser vermelho . E a minha opinião o que acham?:huh:

Abraço e continuação de boa sexta feira para todos:thumbsup:

Olá Lismen,

Olha eu também sou da área de Lisboa e acredita que ainda não está vermelho, mas eventualmente ficará se a depressão não mudar de rumo como eles estão á espera que aconteça e como os modelos têm indicado que ela se move mais para norte...

No entanto, posso dizer-te que a nível de mar é alerta vermelho garantido, esteja ou não afixado.
 

Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
Não esquecer claro, que um alerta laranja da Protecção Civil não tem o mesmo significado dos alertas do IM, sendo que entrámos em alerta laranja:

Situação de perigo, com condições para a ocorrên cia de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.
O dispositivo de Protecção Civil e Socorro reforça as medidas que garantam um estado de prontidão elevado para a intervenção.
As pessoas devem manter-se vigilantes e informar-se permanentemente sobre a situação, inteirando-se dos possíveis perigos. Devem adoptar as medidas de prevenção, precaução e auto-protecção indispensáveis, e
adequar os seus comportamentos de modo a não se colocarem em risco.
;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Os modelos continuam, a 24h, algo diferentes. O GME tem uma situação muito complicada para o norte de Portugal e Espanha. O GFS está um pouco mais calmo, na linha das runs anteriores, mas creio que está a subestimar muito o que poderá ocorrer.
 

argo

Cirrus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
5
Local
Gaia
boa tarde
pertenço a um corpo de bombeiros do distrito do Porto. O alerta Oficial do Comando Distrital já chegou a alguns minutos. Agora é preparar para o que aí vem. :huh:
 

Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Boas.
Os ventos vão ser fortes a muito fortes na maior parte do Continente. As ondas vão ser superiores ao normal e eu não entendo o porquê de não estarem mais distritos com alerta vermelho... :disgust:
Por exemplo Faro, tem a mesma previsão de ventos fortes a excepcionalmente fortes, e ondas superiores a 5m, só pelo vento já era vermelho e com as ondas à mistura mais vermelho é, no entanto, laranja é o alerta.
Devo dizer que respeito o IM mas a continuarem assim não vão muito longe, parece que metem os alertas ao calhas.
Devo dizer que a Proteção Civil tem alertas muito mais eficazes e até com menos falhas.
Bem mas deixando esta lenga-lenga de alertas bem ou mal colocados, o que vem ai é para as pessoas estarem preparadas e irem acompanhando a evolução das ocorrências. Prevejo que na costa irão haver estragos, falo aqui da situação de Faro, Fuzeta e que a chuva poderá ser forte a muito forte causando rápidas cheias e consequente caos.
É acompanhar nas próximas horas.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
A informação do CDOS também já chegou ao Serviço Municipal de Protecção Civil daqui. É similar ao comunicado do IM, com a diferença de que referem rajadas que podem atingir os 160km/h no litoral Oeste e terras Altas, ao invés dos 150km/h do IM.

Toca a tomar as medidas de prevenção necessárias!
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
a depressão perece estar a deslocar-se mais rapido gfs e hirlam com muitas diferenças na colocação da depressão o distrito de lisboa tambem deverá passar a vermelho pelo menos devia


ww_i1x0c2d1.gif


gme

gme-0-24.png
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Bem, isto vai ser animado face ao seguimento das últimas saídas dos modelos...Tenho a dizer que ainda não me tinha pronunciado, um bocado à cautela, uma vez que nada era certo com os enganos e devaneios dos diversos modelos. Sendo que finalmente estão a entrar em consenso achei por bem dar uma palavrinha aqui ao pessoal.
Acho muito estranho o estofex não estar a lançar nenhum tipo de alerta, eles que costumam ser bastante céleres a dar resposta a este tipo de fenómenos mais graves. No entanto penso que não podemos dramatizar a tal ponto que nos leve a admitir cenários de catástrofe!Naturalmente que algumas árvores vão cair, mas penso que se as pessoas estiverem precavidas (como penso que já estarão!) não será um cenário nem de perto similar à catástrofe da Madeira..:unsure:
Acho que teremos uma boa oportunidade de experimentar cenários meteorológicos diferentes, e de adrenalina, com uma boa dose de segurança! Menos alarmismo, porque os modelos também podem falhar...!:p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Aqui, no Algarve, a situação mais complicada será o vento e a agitação, o vento esse pode atingir rajadas de 120 a 130km/h, ou mesmo 150km/h, já vi situações muito menos gravosas que esta e que atingiu velocidades de 150km/h. O aviso laranja acho desadequado, mas ainda dou a minha margem ao IM, agora a protecção civil colocar o distrito de Faro em alerta amarelo, parece-me completamente desajustado, dou duas razões 1ª é o vento, 2ª é a ondulação, o Algarve tem sofrido e muito neste inverno, hoje falei com um pescador e ele disse-me se a ondulação de 6 metros aliada ao vento muito forte e se coincidir com a marés vivas pode galgar a ilha da Fuzeta e entrar o mar Fuzeta a dentro, não seria espectável que a protecção civil avisasse para a população da Fuzeta e Ilha de Faro, para o temporal que vem aí.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, tenho estado a analisar esta situação e acho um pouco estranho o algarve estar so a alerta laranja se preveem rajadas a 120, 130km/h e ondulações superiores a 5 metros.
As zonas que devem ser mais afectadas sao as zonas altas e as zonas do litoral, juntamente outras zonas do pais.
A depressao de facto é bem cavada e ve-se que está poderosa mas á que ter modos de protecção e segurança para que nao haja danos graves em habitações ou noutros sítios.
Tenho ouvido todo o dia na radio alertas e precauções extremas devido á situação meteorologica, no qual dizem que devemos tomar precauções para o temporal que se aproxima...
A Protecção civil colocou 10 regiões do pais em alerta vermelho, sendo essas as mais afectadas pela depressão mas nao quer dizer que mais tarde ou mais cedo nao ponha todo o pais em alerta vermelho, isto depende da evolução da depressao....
Agora á que acompanhar e analisar toda a situação com olhos de ver para que estejamos preparados para o que vier.
Tambem concordo que possa haver nalgumas zonas do pais fenómenos que só aconteçam 1 vez em 10 ou 20 anos mas claro nao exageremos, os modelos de previsao as vezes falham e depois nao acontece nada de especial, mas cá está, nunca se sabe!!!.:p