Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Ok! É um ciclone = depressão.
O povo é que muitas vezes associa "ciclone" a "furacão", o que não é verdade.

Onde achas que vai acontecer o landfall?

O rumo (do "olho") parece estar a ser mais a sul do que o previsto.
Talvez Lisboa ou litoral centro?

A banda mais intensa parece estar do lado norte e leste.
Definitivamente a região norte vai ter muita precipitação.

Boas!
Tenho estado e ler os diferentes posts e acho que deve ser esclarecido o seguinte:
Ciclone, furacão, tufão, é exactamente o mesmo, apenas diferem na sua origem e no nome porque Ciclone/Tempestade Ciclonica é utilizado normalmente na Europa, Furacão/Ciclone Tropical na América e Tufão na Asia.
Agora estes fenómenos diferem de intensidade mas quanto à designação é basicamente isso.
Embora os ciclones (vulgo Baixas Pressões) no Hemisfério Norte giram os ventos no sentido anti-horário e no Hemisfério Norte no sentido horário (vg. sentido dos ponteiros de um relógio).

Quanto ao evento que nos irá atingir, esperemos que não passe de uma "ligeira" borrasca com ventos fortes, o que nesta altura já duvido.

Tenho vindo pessoalmente a dar o benefício da duvida às diferentes autoridade deste País (ANPC e IM) quanto ao facto de não emitirem um alerta com antecedência no mínimo de 36 a 48 h de um evento como este, mas emitirem avisos a menos de 24h acho inconcebivel, pois não permite com a devida antecedência que as pessoas acautelem os seus bens convenientemente, nomeadamente junto a costa.:disgust:
 


RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Tenho estado e ler os diferentes posts e acho que deve ser esclarecido o seguinte:
Ciclone, furacão, tufão, é exactamente o mesmo, apenas diferem na sua origem e no nome porque Ciclone/Tempestade Ciclonica é utilizado normalmente na Europa, Furacão/Ciclone Tropical na América e Tufão na Asia.
Agora estes fenómenos diferem de intensidade mas quanto à designação é basicamente isso.
Embora os ciclones (vulgo Baixas Pressões) no Hemisfério Norte giram os ventos no sentido anti-horário e no Hemisfério Norte no sentido horário (vg. sentido dos ponteiros de um relógio).

Quanto ao evento que nos irá atingir, esperemos que não passe de uma "ligeira" borrasca com ventos fortes, o que nesta altura já duvido.

Tenho vindo pessoalmente a dar o benefício da duvida às diferentes autoridade deste País (ANPC e IM) quanto ao facto de não emitirem um alerta com antecedência no mínimo de 36 a 48 h de um evento como este, mas emitirem avisos a menos de 24h acho inconcebivel, pois não permite com a devida antecedência que as pessoas acautelem os seus bens convenientemente, nomeadamente junto a costa.:disgust:

Peço desculpa mas só após submeter o post é que verifiquei o seguinte erro:
no Hemisfério Norte no sentido horário (vg. sentido dos ponteiros de um relógio) deve-se ler Hemisfério Sul
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Já o disse atrás, cada vez me parece mais que esta tempestade vai ser relativamente "fraca".

Sim é possível que haja bastante chuva e intensa e ventos fortes, um temporal, mas provavelmente nao vai ser maior daquilo que aconteceu na semana de Natal. A depressão move-se rápido e está ainda relativamente desorganizada. Nada a meu ver que seja extraordinário.

Parece-me que o que aí vem não é para brincar!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Preocupações apenas com o Vento
icon17.gif
, creio que para a Madeira a Chuva já podemos passar para
icon15.gif

:)
 

HBene

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Feijó
Por curiosidade, vi o telejornal da TVE e é impressionante as medidas que os espanhóis estão a tomar para o norte do país deles, desde reforçarem montras de lojas (e não só) com ripas de madeira, a proíbirem a circulação de pesados de mercadorias, a amarrarem os contentores de lixo, etc etc. Eles não brincam :hehe:
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
Penso a "nossa" tempestade, na zona do Oeste, foi um pouco mais "explosiva" e mais espontânea.

Quanto aos espanhois, acho bem que assim seja. Prevenção acima de tudo. Como tudo indica, será mais agreste para norte...

Cá também deveriamos fazer o mesmo. Enfim, estou com medo, não posso dizer que não. A minha casa é somente rodeada de pinheiros. Felizmente, se o vento for SSW e W, as arvores caiem para o lado contrario da casa. Porem, nunca é bom... e espero que realmente as coisas não sejam tão feias como na ultimo fenómeno cá do Oeste. Sentir a paranóica a qualquer momento ir parar a casa dos vizinhos ... não é bom ... até porque eles não pagam SportTV e eu pago ... queres ver que depois ficam a viver do meu dinheirinho nao? :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS (18z) insiste numa depressão menos cavada quando a oeste de Lisboa. 979hPa versus os 968hPa do ECMWF.
Até ao momento, analisados os dados da Madeira às 21z, não está errado, a divergência começará a partir daqui de qualquer forma. Vamos ver quem acerta este nervoso combate a tão curto prazo.

Seria interessante era comparar com as previsões da run das 0z, por exemplo, para este momento. Porque a 3 horas era improvável errar,agora verificar qual modelo tinha razão há 24 h atrás pode indicar bem qual está a modelar melhor este evento. Não tens o arquivo das cartas ?