Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
O imapweather e o weather.co.uk apresentam temperaturas acima dos 30ºC.:confused:

2jd2wcz.jpg
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Cheira-me mal esta situação muito invulgar nas ilhas ocidentais das canarias!!! devera trazer maus ventos a madeira?. Não sei digo eu, devido que podera estimular a condensação de novas massas de nuvens!!! não sei estou só a especular, alias esta diferença de temperaturas é muito drastico!!! é como no dia a noite!!!:confused: Coisas extranhas neste inverno!!!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:D

Evolução Sinóptica - 27 de Fevereiro de 2010

Evolu_o_Sin_ptica.JPG

CopyRight@MetOffice

PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

O estado do tempo em Portugal Continental, ao longo do dia de hoje, está condicionado pela passagem de sistemas frontais associados a um centro de baixas pressões localizado a Oeste da Península Ibérica e em progressão para Nordeste.
Assim, durante a primeira parte do dia, uma superfície frontal quente irá progredindo lentamente de sul para norte, dando origem ao aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação fraca e tendência para um aumento ligeiro da temperatura do ar. O vento, inicialmente fraco, de sul ou sueste, tenderá a aumentar de intensidade e a tornar-se moderado a forte, de sudoeste, com rajadas, em especial no litoral oeste e nas terras altas.
Para a segunda metade do dia é esperada uma superfície frontal fria, associada ao mesmo centro de baixas pressões, que, sendo mais dinâmica, irá cruzar rapidamente o território de Portugal Continental, de sudoeste/oeste para nordeste/leste, afectando inicialmente as regiões do litoral oeste e, mais tarde, as regiões do interior. Esta superfície frontal fria poderá dar origem a períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes e possivelmente acompanhados por trovoadas.
O facto de as linhas isobáricas se encontrarem muito próximas umas das outras traduz uma grande diferença de pressão atmosférica que, por sua vez, irá ocasionar ventos moderados a fortes, com rajadas.
É esperada uma diminuição significativa da instabilidade para o final do dia de Sábado, com a diminuição da intensidade do vento.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
eu tinha avisado que estas isos sao de junho nao de fevereiro

pode nao passar de uma potencial situacao muito grave ainda assim acho que o im portugues anda a brincar á meteorologia


e5l1l2.jpg
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Já chega de seguimento das Canárias no tópico de previsões sff

Peço desculpa pelo Offtopic, nos discutimos coisas que estão em meio do oceano atlantico que podera estar a mais de 1000Km de distancia em linha recta em qualquer ponto da nossa geografia nacional, que ainda não esta no campo de acção. Ma as canarias esta a menos de 500km por menos da madeira é discutivel, porque podera por ventura ter um raio ou campo de acção sobre o nosso territorio nacional. Para mim é pertinente, realçar esta anomalia metereologica, devido ao campo de acção muito proximo de nós!!!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Peço desculpa pelo Offtopic, nos discutimos coisas que estão em meio do oceano atlantico que podera estar a mais de 1000Km de distancia em linha recta em qualquer ponto da nossa geografia nacional, que ainda não esta no campo de acção. Ma as canarias esta a menos de 500km por menos da madeira é discutivel, porque podera por ventura uma campo de acção sobre o nosso territorio nacional. Para mim é pertinente, realçar esta anomalia metereologica, devido ao campo de acção muito proximo de nós!!!

Então quanto muito, "Seguimento Madeira e Açores".
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Então quanto muito, "Seguimento Madeira e Açores".


Não me parece, este seguimento enquadra-se muito bem com previsão do tempo meu caro!!! Desculpe por lhe refutar. É uma constatação da realidade que poderá provocar no espaço temporal futuro, alguns fenómenos estranhos, e os pequenos detalhes não podem ser menos prezados, para uma possível evolução de alguns fenómenos Todo é discutível!!!

A discussão de previsão é nacional no seu todo, não poderá haver marginalizados!!!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Não me parece, este seguimento enquadra-se muito bem com previsão do tempo meu caro!!! Desculpe por lhe refutar. É uma constatação da realidade que poderá provocar no espaço temporal futuro, alguns fenómenos estranhos, e os pequenos detalhes não podem ser menos prezados, para uma possível evolução de alguns fenómenos Todo é discutível!!!

A discussão de previsão é nacional no seu todo, não poderá haver marginalizados!!!

Estamos tão atulhados de "trabalho" que eu nem vou discutir contigo. Não compliques. Ou se fala no seguimento Madeira, ou não se fala em lado nenhum. PONTO.

Por favor não compliquem para tentar manter alguma organização no forum :thumbsup: