Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
hirlam actualizacao 00 00



ww_i1x0c012.gif



pressao bastante baixa
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
view_img.php

Preocupa-me o Laranja deste Mapa isto indica que é valor de precipitação de 35mm :eek:

Hora prevista 3/4 da Manhã
 

LRamos

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
28
Local
Seixal
"...Portugal, W/N Spain, W France...

At the cold front GFS depicts some indicators of slight instability, mainly below 3 km. Lapse rates will be near neutral and a strongly forced convective line may result. Within a few hundred km of the occlusion point the angle of line and winds will be the most perpendicular and favorable for a squall line, although this was more pronounced in runs of two days ago. Nevertheless, any convection may mix winds down from a deeper layer, and over NW Iberian Peninsula mean 1-3 km AGL speeds are predicted to be more than 80 kts.
Kinematics are also very favorable for tornadogenesis with SREH over 350 m²/s² where instability is predicted, as well as 20-30 m/s shear in the lowest 1000 m.
Reason that only level 1 was issued is the confidence level that deep convection indeed will develop.
"


http://www.estofex.org/
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
estofex.jpg
[/URL][/IMG]

A respectiva previsão:
Storm Forecast
Valid: Sat 27 Feb 2010 06:00 to Sun 28 Feb 2010 06:00 UTC
Issued: Sat 27 Feb 2010 06:03
Forecaster: VAN DER VELDE
A level 1 was issued for parts of Portugal, Spain and France for tornadoes and convectively enhanced severe wind gusts. The threat of damaging winds of non-convective nature, however, will be much larger.

A level 1 was issued for SW Turkey for a chance of local excessive convective precipitation.

SYNOPSIS

Dangerous storm-force winds and gusts of more than 25 m/s, locally 35 m/s are previsioned Saturday and early Sunday for Portugal, western and northern Spain, and western France as an intense depression "Xynthia" (FU Berlin) traverses the region. Currently calculated center pressures range between 965-968 hPa in GFS, GME, UKMO and ECMWF models. There are still some differences in timing between different models and in the steepness of pressure gradients. GFS seems to be faster and milder, respectively.
At Sunday 00Z GFS18Z places the low over Bretagne which is 3 hours earlier than in the other models. Same for Saturday 12Z where GFS has the low closer to the coast of Portugal. HiRLAM (AEMET) shows the slowest system motion.

DISCUSSION

...Portugal, W/N Spain, W France...

At the cold front GFS depicts some indicators of slight instability, mainly below 3 km. Lapse rates will be near neutral and a strongly forced convective line may result. Within a few hundred km of the occlusion point the angle of line and winds will be the most perpendicular and favorable for a squall line, although this was more pronounced in runs of two days ago. Nevertheless, any convection may mix winds down from a deeper layer, and over NW Iberian Peninsula mean 1-3 km AGL speeds are predicted to be more than 80 kts.
Kinematics are also very favorable for tornadogenesis with SREH over 350 m²/s² where instability is predicted, as well as 20-30 m/s shear in the lowest 1000 m.
Reason that only level 1 was issued is the confidence level that deep convection indeed will develop.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Pessoal relato só o seguinte.

Se existe essa anomalia entre o calor invulgar das canárias (+31ºC) e frio invugar dos Açores (+9ºC), reparem que eu este fim de semana fui a Estocolmo com temperaturas médias de -20ºC e cheguei a Viena para registar máximas de +17ºC.

Sem dúvida, um Inverno com muitas anomalias drásticas de temperatura e também pressão. Que é um verdadeiro "cultivo" de tempestades.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
A zona assinalada parece ser a mais activa, também é onde existe o maior choque de massas. Pela animação (no eumetsat) poderá ainda tocar em território Português.



De uma forma geral, parece que apanhou uma trajectória mais a norte e o seu "enchimento" foi já um pouco tardio para se organizar. Contudo parece querer ganhar mais um pouco de organização passado o norte de Portugal e Espanha. A continuar poderá ser mais perigosa no Norte de França e ainda no Sul do Reino Unido. No entanto, pode ainda acontecer que perca um pouco de força pois quanto mais para norte mais baixas as temperaturas (penso eu :D ).
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
A depressão de facto não foi tão forte como esperado e ainda bem pois vendo as imagens de satélite constata-se que ela nunca se chegou a organizar como uma depressão cavada como os modelos mostravam. Sem uma estrutura organizada e bem definida a depressão nunca poderia ter ventos ciclónicos como se chegou a prever na ordem dos 150km/h. Assim foi apenas uma depressão desorganizada que atravessou o nosso território.

De salientar o IM que desta vez quanto a mim soube lidar muito bem com esta situação os avisos que lançaram quanto a mim foram os adequados pois ao que me parece eles estavam a dar mais atenção ao ECMWF que previa uma situação muito mais complicada. o GFS desta vez "ganhou".
 

sunny

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
40
Local
Amadora
A depressão de facto não foi tão forte como esperado e ainda bem pois vendo as imagens de satélite constata-se que ela nunca se chegou a organizar como uma depressão cavada como os modelos mostravam. Sem uma estrutura organizada e bem definida a depressão nunca poderia ter ventos ciclónicos como se chegou a prever na ordem dos 150km/h. Assim foi apenas uma depressão desorganizada que atravessou o nosso território.

De salientar o IM que desta vez quanto a mim soube lidar muito bem com esta situação os avisos que lançaram quanto a mim foram os adequados pois ao que me parece eles estavam a dar mais atenção ao ECMWF que previa uma situação muito mais complicada. o GFS desta vez "ganhou".

Mas será que já passou o pior? Será?
Nãome parece mas elucide-me quem souber analisar os modelos.Obrigada