Seguimento Litoral Norte - Março 2010

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
norte.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Boas Noites!! E bom início do 3ºmês do ano! :)

Céu pouco nublado e vento fraco!
Temperatura Actual: 9,3ºC

--

Este mês que seja um mês dentro das médias, pelo menos de pluviosidade (O ano passado acumulei 21mm) :p
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Espectáculo fenomenal de descargas eléctricas que abateu por aqui. Apanhei um susto valente, estava com o carro na rua, fora dele e caiu um relâmpago enorme muito perto pois o som estrondoso e muito muito forte fez-se ouvir instantaneamente. :shocking:

Tenho uma duvida! Há algum fenomeno de reflexão ou assim que possa ocorrer aquando de um trovão? Passo a explicar: Após o desenho do raio acontecer, bem definido e ramificado na ponta, aconteceu um clarão enorme (fracções de segundo após) da cor verde, que percorreu o céu. Terá sido ilusão? Ou é algo definido? :confused:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Noite fria, sempre acompanhada com chuva moderada apenas interrompida por barulhentas quedas de granizo.

Algumas das quais deixaram a estrada toda coberta de um perigoso manto branco!

Podia ser neve... Mas não...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Tenho uma duvida! Há algum fenomeno de reflexão ou assim que possa ocorrer aquando de um trovão? Passo a explicar: Após o desenho do raio acontecer, bem definido e ramificado na ponta, aconteceu um clarão enorme (fracções de segundo após) da cor verde, que percorreu o céu. Terá sido ilusão? Ou é algo definido? :confused:

Bom dia.

Esse é um fenómeno relativamente comum. Há algum tempo vi um documentário inteiro a falar precisamente sobre esse assunto, infelizmente não me consigo recordar do real motivo pelo qual tal sucede. De qualquer forma uma descarga eléctrica tem uma energia simplesmente brutal. A radiação emitida faz com que as partículas envolventes atinjam os chamados estados excitados. Ao regressaram ao estado fundamental essa partículas emitem também elas radiação. Penso que essas "luminosidades" tenham a ver com toda a essa movimentação ao nível atmosférico. Mas se encontrar informação mais concreta direi algo :)
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Bom dia.

Esse é um fenómeno relativamente comum. Há algum tempo vi um documentário inteiro a falar precisamente sobre esse assunto, infelizmente não me consigo recordar do real motivo pelo qual tal sucede. De qualquer forma uma descarga eléctrica tem uma energia simplesmente brutal. A radiação emitida faz com que as partículas envolventes atinjam os chamados estados excitados. Ao regressaram ao estado fundamental essa partículas emitem também elas radiação. Penso que essas "luminosidades" tenham a ver com toda a essa movimentação ao nível atmosférico. Mas se encontrar informação mais concreta direi algo :)

Tambem vou procurar algo mais sobre isso. Obrigado! :thumbsup:

E que lindo sol que se abateu sobre nós... :cool:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Boas Tardes !! ;)

Tarde quentinha ao Sol, porque a sombra que frio!
Temperatura Máxima: 14,9ºC

Céu limpo e vento fraco!
Temperatura Actual: 12,4ºC

Amanhã regressa a chuva! :rain:

PS: Boas fotos, Falkor!
Por Canidelo, não caiu granizo, mas os meus pais disseram-me que teve a trovejar à noite!
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Bem esta noite para alem da chuva, houve descargas electricas e bastante granizo

As 4:30h da manha era assim (temp 7ºC)

DSC_0001.jpg


DSC_0002.jpg


DSC_0003.jpg


DSC_0006.jpg


DSC_0007.jpg


As 9:30h ainda estava assim em alguns sitios
01032010107.jpg
foi igualzinho aqui
acordei com um aguaceiro muito forte de trovoada e de granizo as 6 da manha
impressionante o manto branco que ainda de manha estava :O
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
De regresso a Portalegre e depois de mais visita à minha terra Natal, aqui ficam dois videos que consegui fazer. Vento fortissimo, mar enorme.Peço desculpa pela qualidade, mas não tive possibilidades de fazer melhor.Fica o registo.




 
Editado por um moderador:

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Peço desculpa, de facto os videos ainda são de Fevereiro (dia 27), nunca mais me lembrei que já estamos em Março..:huh:
Peço aos moderadores que, tendo possibilidade os coloquem no mês correcto.
Obrigado