Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2010

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boa Tarde.

Pelo que tenho visto analisar, e concordando com elementos do forum, as temperaturas nao estão la muito famosas para queda de neve. Não acredito que essa tal vaga de frio anunciada pelos modelos, nos venha afecatar com os tais -8. Era bom de mais. Ja para abragança nao tenho la grande esperança que iso venha acontecer o acuweather nem aponta neve para ai. Algum frio mas neve?? :unsure: não creio. Vou para viseu, este fim de semana, Cinfães, 650 mtos, e para la tbm nao conto com isso, as cotas andaram muito longe. Espera-se alguma chuva e vento, que podera dar a sensação de muito frio, oq ue não e verdade. Desculpem mas é a minha opinião.

Saudações.
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
A situação mais favorável é para Segunda as 06h
100308060500.gif

100308060500.gif


Contudo meus amigos a 72horas as previsões são ainda muito pouco fiáveis...
E nada para este fim-de-semana como pintavam.
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Já disse várias vezes e não voltarei a dizer...já por inúmeras vezes nevou em Bragança e choveu na Serra da Estrela mesmo em altitudes muito superiores, por isso o que se passa na Serra da Estrela não serve nem nunca serviu de referência para Bragança.

no fim de semana de 20/21 fevereiro nevou e bem em bragança e eu, sortudo que sou (NOT), estava a 1050m na zona da Aldeia Velha (Seia) e gramei com muita chuva:sad:
 

SnowMan

Cumulus
Registo
1 Dez 2008
Mensagens
105
Local
Arcozelo, VN Gaia (12m de altitude a 300m do mar)
Depende dos locais.

Por exemplo, na zona da Serra da Estrela a cota de neve está claramente acima dos 1400m.
As Penhas Douradas (1370m), estavam com 3,6ºC e chuva às 12h.

Mais a norte, em Trancoso (~700-800m) chove com também 3,6ºC.
Em Montalegre (~1000m), há registo de precipitação com 1,3ºC.
Lamas de Mouro (~900m) e Bragança com 5,6ºC e 5,5ºC respectivamente também às 12h.

Olhando para a temperatura aos 850hPa, as condições para nevar são ainda menos favoráveis.

gfspit850006.png


Totalmente de acordo.
Apesar dos vários modelos afastarem essa hipótese e das temperaturas aos 850hPa indicarem as cotas que referes para esses locais, é um facto que aqui o litoral continua a estas altitudes a ser atingido por rajadas fortes de ESE e com a temperatura ainda a descer, agora já estou com 7,8º C.
Bem sei que esta queda das temperaturas pode-se inverter a todo o momento em virtude das entradas de ar quente de SW.
 

luicchi

Cirrus
Registo
3 Mar 2010
Mensagens
46
Local
Marinha Grande
Totalmente de acordo.
Apesar dos vários modelos afastarem essa hipótese e das temperaturas aos 850hPa indicarem as cotas que referes para esses locais, é um facto que aqui o litoral continua a estas altitudes a ser atingido por rajadas fortes de ESE e com a temperatura ainda a descer, agora já estou com 7,8º C.
Bem sei que esta queda das temperaturas pode-se inverter a todo o momento em virtude das entradas de ar quente de SW.

mais modelo menos modelo no meu humilde ponto de vista vamos ter o normal para Março ou seja vai estar fresquinho e :rain:
Pareçe-me bem!!!
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boas.

recebi agora um telefonema de cinfães e está muito frio por la quando venta. O qual a pouco frisei a sensação térmica com o vento. Penso que sera dificil a tão poucas horas do fim de semana, algo altera-se, do que esta a acontecer. O IM nao preve muita chuva para o norte mas sim mais para o centro e sul. Chuva forte e vento forte. "Cuidado com os carros por debaixo das árvores" os sites que tenho visto nao indicam neve, mas sim chuva, para a semana o tempo ira melhorar um pouco com a chuva a dar treguas, vindo alguns dias de sol e algum frio. Primavera ai em Força a chegar.´ :cool:


Saudações :thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Tal como disseram já aqui vários membros "chapeau" Ao David :uau:

Obrigado por estas verdadeiras lições de meteorologia e análise de modelos! :thumbsup:

Agora esperemos pela saída das 12h do GFS. Mas desde a das 12h de ontem que tem vindo sempre a retirar um pouco de frio e a alterar como será o encontro entre a depressão e a massa de ar frio. São alterações mínimas mas que fazem toda a diferença ;).

Tal como já comentei, a tendência foi mesmo o retirar ainda mais frio e como tal ficou assim, na actual run das 12h:

gfs284.png


gfs184.png


Há frio onde não chega a precipitação e temos precipitação onde não aparece o frio :mad:.

E o GFS acaba por ir atrás do ECM! ;)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
A respeito das trovoadas quando é que elas chegam:huh:, é que na saida anterior do gfs metia trovoadas para estas zonas, e agora neeta já não:disgust:.
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Não esquecer que o GFS tanto poe como tira. Ja aqui foi referenciado que os modelos não andam la muito certeiros. Estamos numa fase de mudança de estação, sabemos que ainda faltam alguns dias, mas ja se sente ao longe essa mudança, basta ver pelas temperaturas. ;) Contudo aguardemos! :unsure:

Saudações.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Certo, percebi mal, não era a do 8, era a do 44.

Era isso! :D
De qualquer maneira, o modelo atirou em todas as direcções, alguma haveria de acertar!
Não posso dizer que tenha ganho! hehe

Bom, vamos acompanhando, mas ainda antes do evento, já me estou a deprimir e roer de inveja dos vizinhos espanhóis que se calhar terão de novo neve ao nível do mar no Nordeste da península!
:angry:
 

SnowMan

Cumulus
Registo
1 Dez 2008
Mensagens
105
Local
Arcozelo, VN Gaia (12m de altitude a 300m do mar)
Boas!
Por aqui, a escassos metros da praia, com vento E com rajadas e chuva fraca, a temperatura tem vindo a cair estando com 8,9º C.
Assim estou certo que hoje a cota de neve ronde os 700-800 m e nunca os 1400 m que o IM anuncia.


Afinal a minha previsão das 13:11, em que a cota de neve andaria entre os 700-800 m, quase que se confirma.
O Bartotaveira em Carrazedo de Montenegro informa às 18:45 que na Serra da Padrela neva a 900 m e acumula a 1000 m.
Por aqui sigo com 7º C, continuam as rajadas fortes de E e a chuva não é muita.