Seguimento Sul - Março 2010



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Tou descontente com esta depressão!!! Está tudo a ir para Espanha, trovoada e chuva.
Do outro lado da fronteira deve ser o dilúvio altêntico a julgar pelas imagens de radar do IM.
Bom acho que esgotaram-se as hipóteses para as próximas semanas e depois de mais uns dias de aguaceiros que ainda teremos virá finalmente o bom tempo ou pelo menos tempo mais primaveril.

Ainda aguardo um aguaceiro mais forte para hoje mas talvez não se concretize, contudo o céu está a encobrir em relação ao inicio da manhã.
 

Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Boas.
Chove em Faro há mais ou menos 5 minutos.
Total de hoje: 0.4mm
Vento: 160º 10kt
Pressão: 1005Hpa
Visibilidade: 1500m
Temperatura: 17ºC
Humidade: 95%
 

Girino

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
47
Local
Sines
Sines 1200 UTC

Céu nublado: 2/8 Cu ; 1/8 Cb ; 3/8 Ci

Altura base das nuvens mais baixas: 510m

Visibilidade horizontal: 60 Km

Vento
Rumo: Variável
Intensidade: 11 Km/h

Temperatura: 17,1º

Hr: 79%

Água do mar: 15,2º

Pressão nmm: 1004,5 hPa (subindo)

Precipitação: 9,7mm (últimas 24h)
 

Girino

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
47
Local
Sines
Sines 1500 UTC

Céu nublado: 1/8 CB ; 1/8 Cu ; 3/8 Ci

Altura base das nuvens mais baixas: 510m

Visibilidade horizontal: 70 Km

Vento
Rumo: 250º (ESE)
Intensidade: 11 Km/h

Temperatura: 14,7ºC

Hr: 81%

Pressão nmm: 1005,1 hPa (subindo)

Precipitação: 9,7mm (últimas 24h)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aqui estou surpreso e desiludido com o dia, esperava mais do que na realidade tem vindo a acontecer.
Não fossem alguns aguaceiros da madrugada e inicio da manhã, isto seria um dia praticamente seco. :sad:

Na zona do ]ToRnAdO[ é que parece estar a cair uma boa quantidade de precipitação! Estranho ele não estar a relatar nada! :unsure:

por100306153029.jpg


Dados actuais:

Céu muito nublado com alguns chuviscos.
Temperatura: 10ºC
H.R.: 89%
Pressão Atmosférica: 1007hPa
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Neste momento 0 chuva e 0 trovoadas desde esta manha:disgust:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alandroal: Chove mderadamente na última meia hora. :rain:
Mas o SAT24 mostra que a precipitação deverá terminar brevemente ...

RECORTES DA IMPRENSA:

Elvas: prédio desaba e deixa família sem casa – Um prédio ruiu parcialmente, na madrugada de sábado, no centro histórico da cidade de Elvas sem causar feridos. No entanto, uma família de quatro pessoas ficou desalojada, informa a Lusa.
Os membros da família, um casal e dois filhos, um dos quais tetraplégico, estavam a dormir quando a derrocada aconteceu, cerca das 06:30. A zona mais afectada foi a cozinha, onde «o tecto ruiu completamente». «A sorte foi ser de noite. Se fosse durante o dia, tinha morrido ali, pois estou quase sempre na cozinha», referiu a mãe.
A casa, propriedade do Exército no centro histórico de Elvas, «há muito que ameaçava ruir», explicou um dos filhos. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, que se deslocou ao local, garantiu que a autarquia vai disponibilizar uma casa no bairro da Boa-Fé para esta família de quatro elementos. A derrocada destruiu também por completo uma viatura, que se encontrava estacionada ilegalmente junto ao prédio que ruiu, uma zona que já estava sinalizada pelas autoridades como interdita. (Fonte: tvi24)

Estrada entre Elvas e Portalegre interdita devido à chuva – A forte chuvada que hoje fustigou o norte do Alentejo provocou o corte do trânsito entre Elvas e Portalegre devido à acumulação de água na via, disse à agência Lusa um autarca local. O presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália (Elvas) indicou que o trânsito está cortado desde hoje de madrugada junto à ponte do túnel do caminho-de-ferro. O ribeiro do Torrão apresenta “um caudal muito intenso, não possibilitando o escoamento de tanta água que surgiu com a elevada precipitação”, explicou o autarca. “O entupimento do pontão pode estar na origem desta inundação, mas primeiro temos de escoar a água para podermos solucionar o problema”, sublinhou.
No local, onde a estrada está cortada, decorrem hoje os trabalhos de escoamento das águas, recorrendo a uma retro-escavadora e a “motores de bomba para sugar o excesso de água”. Segundo o autarca, “é comum haver concentração de água nesta zona, mas não desta maneira. Isto é uma situação excepcional, aliás basta ver que estamos aqui a trabalhar desde madrugada”.
Um habitante naquela freguesia confessa “que há muitos anos não chovia de forma a provocar uma inundação destas”; trabalhando na agricultura, explica que há uma semana que está parado. “Os terrenos estão de tal forma ensopados que não é possível circular com os tractores”, relatou.
Como alternativa, o trânsito entre Elvas e Portalegre está a ser desviado para Campo Maior ou através da estrada que liga a freguesia de Barbacena (Elvas) à vila de Monforte e posteriormente através do Itinerário Principal 2 (IP2). A reabertura da estrada está pendente das condições meteorológicas. (Fonte: Ionline)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Neste momento 0 chuva e 0 trovoadas desde esta manha:disgust:

Chuva 0?! Houve um bom aguaceiro por volta das 12h. E aquela célula quase estacionária durante a tarde ao largo do sotavento também deve ter deixado uns valentes mm entre Tavira e VRSA. Se fosse de noite seria visível actividade eléctrica certamente, à semelhança do que aconteceu ontem à noite.
E não acho que devemos estar "descontentes" com a depressão. Hoje (em conformidade com todo o Inverno), em toda a Andaluzia ocidental e zona do Estreito tem chovido "a potes", em particular na região de Cadiz e Algeciras, com registos acima de 50mm junto à costa e de 100mm nalgumas estações das serras, o que fez aumentar o caudal de muitos rios e isolar localidades, como Chiclana de la Frontera.
Muito sinceramente, apesar de ser um fascinado por eventos meteorológicos severos, acho que devemos ponderar um pouco quando dizemos que uma depressão desilude. Basta ver o estado em que estão as ilhas da Ria Formosa, recordar o sucedido na Madeira e verificar os registos de pluviosidade assustadores bem aqui ao lado em Espanha para desejar que uma depressão desiluda...