Pequeno projecto com Davis Vantage Vue

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
A instalação está excelente, quer em termos de altura em relação ao telhado, quer no aspecto do afastamento de paredes e outros obstáculos.

Tem apenas atenção para que o mastro nunca abane.


HotSpot disse:
Muito boa a instalação .

Como o Daniel referiu, só tens que ter cuidado para o mastro não abanar muito quando está vento forte. Corta nos valores das rajadas máximas e pode tipo beber redbull e ganhar asas .

Se puderes reforçar a segurança do mastro, tanto melhor.


Obrigado! :D

A instalação foi bastante demorada, todo o dia de sábado até não se ver, quando desci do telhado já não tinha luz... Mas o que demorou esse tempo todo foi arranjar o tubo, prepara-lo e fixar no local.

Penso que o mastro não vai abanar demasiado, é um tubo galvanizado do mais forte com 5cm de diâmetro e 3,80m de comprimento e a fixação está boa, mas vou estar atento à oscilação qundo estiver vento a sério.

Apenas tenho que voltar lá cima com um espelho para ver se ficou perfeitamente nivelada a estação, como tem a bolha por cima não consegui ver sem um espelho...:D


Fiquem bem.
 


bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas.

Tenho uma pequena dúvida em relação à minha estação. Instalei-a dia 13 de Fevereiro e já desde o fim de semana passado (1 de Março), que tenho a informação na consola de que a bateria do transmissor está fraca. "Low battery transmiter".

Embora não tenha havido poucas horas de sol para funcionar com a energia solar, acham normal a pilha durar assim tão pouco...?

Ainda por cima não encontro a pilha (CR123A) certa para substituir.


Fiquem bem.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Não é nada normal a pilha já estar a acabar...A pilha encontras facilmente numa loja que venda máquinas fotográficas.

Pois... É estranho, espero que tenha sido a pilha que já vinha com pouca carga, vou substituir e ver no que dá.


Falas bem, num meio pequeno como este não é assim tão fácil encontrar! Mas amanha já vou procurar na cidade.


Fica bem.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Isso da pilha na minha acontece o mesmo e acontece penso eu devido aos muitos dias seguidos sem sol ou com pouco sol...experimenta deixar passar 3 ou 4 dias e a informação deverá desaparecer... a minha estação apareceu essa informação poucas semanas depois de a instalar, na altura mudei a pilha e a informação desapareceu, mas nas ultimas semanas essa informação já me apareceu por duas vezes mas acaba por desaparecer com o tempo e com a melhoria do tempo.
 
Registo
12 Fev 2006
Mensagens
25
Local
Cascavel - PR
amigo, tenho uma pergunta. O abrigo meteorológico da Vue funciona bem? Ou ocorre algum aquecimento ao sol? Estou pensando em comprar uma Vue, mas quero saber se há aquecimento das máximas por conta do sol.

E o vento, é realmente 2,5 segundos o intervalo????

abraço!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
amigo, tenho uma pergunta. O abrigo meteorológico da Vue funciona bem? Ou ocorre algum aquecimento ao sol? Estou pensando em comprar uma Vue, mas quero saber se há aquecimento das máximas por conta do sol.

E o vento, é realmente 2,5 segundos o intervalo????

abraço!

Olá,

Os abrigos da Davis são excepcionais a proteger os sensores da radiação, são talvez do conjunto dos melhores abrigos para estações amadoras do mercado.

Mas na Vue as actualizações do vento são, salvo erro, na casa dos 10 segundos e o número de quadrantes medidos é também inferior à Vantage Pro, embora agora não saiba o número certo. Quando tiver oportunidade logo respondo em concreto.
 
Registo
12 Fev 2006
Mensagens
25
Local
Cascavel - PR
O abrigo da vantage pró 2 é bom, mas sem o FARS ocorre aquecimento, já ví em algumas que, ao sol, o sensor aquece até 2 graus.
Queria saber se o mesmo ocorre na vue. Por ser muito pequeno, o abrigo da vue parece ser mais eficiente. Não sei como é o sensor dela.

Galera que tem a vue, ajuda ai, rs!

abraços! E Daniel, obrigado pela resposta!!!!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Tanto a PRO como a VUE actualizam o vento (velocidade e direcção) a cada 2,5 seg.

A única diferença entre as duas reside na resolução de leitura na direcção. A PRO lê dos 0 aos 360 graus com resolução de 1 grau. a VUE lê os 16 quadrantes, portanto com uma resolução de 22,5 graus.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
O abrigo da vantage pró 2 é bom, mas sem o FARS ocorre aquecimento, já ví em algumas que, ao sol, o sensor aquece até 2 graus.

Isso é teórico e resultou dos testes da própria Davis, em condições de sol muito forte, vento absolutamente nulo e uma temperatura ambiente superior a 43 ºC no cenário de testes. Nessas situações o desvio pode chegar a 2 ºC, mas na prática podes estar descansado pois nunca chegará certamente nem a 1 ºC, pois as condições de radiação solar extrema (UV13), a ausência total de vento (0 km/h constantes) e a temperatura acima de 43 ºC durante horas (permanentemente) serão situações muito difíceis de ocorrer, ainda para mais todas em conjunto. Daí que o erro seja quase sempre pouco significativo. É muito difícil que chegue sequer a 1 ºC, a principal diferença de um RS convencional para um FARS é que o FARS reage mais depressa às oscilações da temperatura e da humidade por forçar a entrada de ar, que entra mais rapidamente no abrigo. E se o local de instação for arejado, as diferenças serão irrisórias, mesmo que por vezes, como é lógico, estejam lá.

Tanto a PRO como a VUE actualizam o vento (velocidade e direcção) a cada 2,5 seg.

Desculpa o lapso. Afirmei sem certezas que era na casa dos 10 segundos, mas venho então retirar o que disse erroneamente. Na altura não tive tempo para confirmar toda a informação.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas.

Desculpem, não tinha reparado nas perguntas...

Já foi tudo dito em relação à actualização da velocidade do vento, que confirmo que é em intervalos de 2,5 segundos.


Quanto aos desvios da temperatura não posso confirmar que não existem, porque não tenho outro sensor para comparar...

Mas não minha opinião o desvio não deve ser significativo e parece que o abrigo é eficaz nesse sentido.

Para exemplo a temperatura máxima de hoje foi de 16.6ºC e a de ontem foi de 17.6ºC (que foi a máxima do ano), não estando longe da oficial do IM. De qualquer forma não posso ter a certeza porque as estações oficiais ficam muuuuuito longe daqui.


Fiquem bem.
 

joaodelai

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
52
Local
Cascavel, Brasil
Boas.

No último sábado estive a fazer a montagem da minha estação. :)

Aqui ficam algumas fotos. Comentem e digam se preciso fazer alguma mudança:


NORTE





SUL





ESTE





OESTE




A estação ficou 1,75m mais acima do que o porto mais alto do telhado, e está a cerca de 13m acima do solo.

Comentem! :)


Fiquem bem!

Barto, esse abrigo aquece com o sol? Ele é bom?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A Davis, quando lançou a VUE, testou os abrigos, como diz a regra, e ficou concluído que o abrigo tinha condições para funcionar debaixo de radiação directa, apesar das suas pequenas dimensões. A sua fiabilidade é idêntica aos restantes radiation shields Davis, de ventilação passiva, havendo poucas diferenças nos desvios deste abrigo em relação aos habituais e restantes da marca.

Barto, esse abrigo aquece com o sol? Ele é bom?

Tal como ele disse, abaixo.

Boas.

Desculpem, não tinha reparado nas perguntas...

Já foi tudo dito em relação à actualização da velocidade do vento, que confirmo que é em intervalos de 2,5 segundos.


Quanto aos desvios da temperatura não posso confirmar que não existem, porque não tenho outro sensor para comparar...

Mas não minha opinião o desvio não deve ser significativo e parece que o abrigo é eficaz nesse sentido.

Para exemplo a temperatura máxima de hoje foi de 16.6ºC e a de ontem foi de 17.6ºC (que foi a máxima do ano), não estando longe da oficial do IM. De qualquer forma não posso ter a certeza porque as estações oficiais ficam muuuuuito longe daqui.


Fiquem bem.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Boas.


Hoje tive um problema com a minha estação (Davis Vantage VUE)... :surprise:

Já há dois dias que tinha a indicação "low battery transmitter" e por volta das 22:00 de hoje a consola começou a fornecer dados incorrectos, a temperatura foi de +73 até -68ºC e a humidade a 0% e por alguns minutos a consola perdeu contacto com a estação. Passado 30 minutos passou a dar dados correctos novamente, mas a mensagem de bateria fraca continua.

Acham que isto se deve apenas a ter a bateria a acabar?


Outra coisa relevante é que coloquei a estação no dia 14 de Fevereiro deste ano com uma pilha nova e já a troquei há cerca de 1 mês, não me parece normal a estação gastar duas pilhas em cerca de 2 meses e meio, ainda para mais que estes dias tem estado muito sol para usar o pequeno painel fotovoltaico da própria estação...


Pessoal, acham que devo estar preocupado?


Fiquem bem.