Seguimento Litoral Centro - Abril 2010



Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Estava no Cais do Sodré.

Era para estar ai hoje onde passo todos os dias, baaaah!
Agora é esperar para ver o que se sucede.
Adianto que nada se passa por estas bandas e dada a pouca distância dos relatos pareço viver numa dimensão paralela.

Contagem do dia:
0 - Granizo
0 - Trovoada
0 - Tronados :P

Penso que foi em pleno rio tejo, e não deverá ter chegado à margem, pelo que acho improvável algum dano.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Não tens mesmo possibilidade de saber mais? Foi avistado por ti? Alguém mais pode ter visto? Se puderes coloca toda a informação relevante ;)



O André relata chuva forte e trovoada por Odivelas.

Olá

Foi pena eu não ter uma câmara de filmar comigo. Formou-se mesmo em frente de mim, a uns 50 metros. Depois flectiu para a direita e desapareceu do meu ângulo de visão. Este fenómeno deu-se depois de uma chuvada intensa e de trovoada. O céu começou a clarear para oeste e, na direcção sul/sueste havia uma núvem negra, relativamente baixa (wall cloud). Foi a partir daí que se formou o funil típico do tornado. O vídeo do hotspot está muito bom, só é pena que tenha sido filmado de tão longe.
Por agora, ceu nublado, vento fraco e caiem alguns pingos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá

Foi pena eu não ter uma câmara de filmar comigo. Formou-se mesmo em frente de mim, a uns 50 metros. Depois flectiu para a direita e desapareceu do meu ângulo de visão. Este fenómeno deu-se depois de uma chuvada intensa e de trovoada. O céu começou a clarear para oeste e, na direcção sul/sueste havia uma núvem negra, relativamente baixa (wall cloud). Foi a partir daí que se formou o funil típico do tornado. O vídeo do hotspot está muito bom, só é pena que tenha sido filmado de tão longe.
Por agora, ceu nublado, vento fraco e caiem alguns pingos.

Quando fiz a pergunta ainda o HotSpot não tinha posto o vídeo! Muito obrigado pelo relato ;)

Excelente o vídeo também :)
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Olá

Foi pena eu não ter uma câmara de filmar comigo. Formou-se mesmo em frente de mim, a uns 50 metros. Depois flectiu para a direita e desapareceu do meu ângulo de visão. Este fenómeno deu-se depois de uma chuvada intensa e de trovoada. O céu começou a clarear para oeste e, na direcção sul/sueste havia uma núvem negra, relativamente baixa (wall cloud). Foi a partir daí que se formou o funil típico do tornado. O vídeo do hotspot está muito bom, só é pena que tenha sido filmado de tão longe.
Por agora, ceu nublado, vento fraco e caiem alguns pingos.

Que sorte... :thumbsup: Parabens! É destes que toda a gente sonha apanhar! Sem danos, e com uma boa dose de espectaculo! :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
havia uma núvem negra, relativamente baixa (wall cloud). Foi a partir daí que se formou o funil típico do tornado.

De facto há bocado fotografei uma nuvem que mais me parecia ser uma shelf cloud, uma nuvem bastante escura, nessa direcção.

Quando postar as fotos mais tarde depois tiro as minhas dúvidas em relação à denominação real da nuvem, pois não tenho bem a certeza do que era.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Apenas uma correção, não é tornado e sim uma tromba d'agua.
A diferença entre um e outro é apenas a superfície que ocorre. Chamamos de tornado quando ocorre no continente e de tromba quando ocorre na água.

Muito :thumbsup: !!

Abraço a todos!

Estão correctas ambas as definições: Uma tromba marinha é um tornado :)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Espectacular essse video foi um bom registo:thumbsup:, ora por aqui á pouco caiu mais um aguaceiro que acumulou 1.5mm:rain:, por agora o céu encontra-se nublado.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Parabéns pela captação :thumbsup:..pena não ser com melhores meios ;)








PS: Foi o 2º Tornado a ocorrer em Lx em menos de 24h! O outro arrasou os Leões todos :lmao:

PS2: Sorry, não resisti :p